A invenção de múltiplas alfabetizações e (an)alfabetismos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/129284 |
Resumo: | Tendo por referência o campo dos Estudos Culturais e campos afins, como os estudos pós-modernos e os estudos pós-estruturalistas, em sua vertente foucaultiana, este trabalho analisa um recorte da produção acadêmica na área da alfabetização, tratando tais produções como artefatos culturais, por serem resultado de um processo de construção social, que produz identidades e subjetividades no contexto de relações de poder. A análise cultural, ao interpretar a cultura como modo de vida global da sociedade, permite localizar a invenção e produtividade de alfabetizações escolares e alfabetismos culturais contextualmente, pelo exame de discursos que os constituem, como o da produção acadêmica, visibilizando algumas de suas representações. |
id |
UFRGS-2_c567b1ed6d27f2abe071d9f460a34abf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129284 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Trindade, Iole Maria Faviero2015-11-09T16:32:57Z20040100-3143http://hdl.handle.net/10183/129284000499817Tendo por referência o campo dos Estudos Culturais e campos afins, como os estudos pós-modernos e os estudos pós-estruturalistas, em sua vertente foucaultiana, este trabalho analisa um recorte da produção acadêmica na área da alfabetização, tratando tais produções como artefatos culturais, por serem resultado de um processo de construção social, que produz identidades e subjetividades no contexto de relações de poder. A análise cultural, ao interpretar a cultura como modo de vida global da sociedade, permite localizar a invenção e produtividade de alfabetizações escolares e alfabetismos culturais contextualmente, pelo exame de discursos que os constituem, como o da produção acadêmica, visibilizando algumas de suas representações.Based on Cultural Studies and correlated fields, such as postmodernism and post-structuralism, in its Foucauldian version, this paper analyzes a clipping from the academic production in the literacy field, treating them as cultural artifacts because they are the result of a process of social construction that produces identities and subjectivities, in a context of power relations. By interpreting culture as a global way of living in society, the cultural analysis allows us to locate the invention and productivity of school literacy and cultural literacy processes contextually by examining discourses which shape them, such as the academic production, visualizing some of its representations.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 29, n. 2 (jul./dez. 2004), p. 125-142AlfabetizaçãoAnalfabetismoAnálise do discursoProdução científicaEnsino superiorLetramentoEstudos culturaisCultural StudiesDiscoursesRepresentationsAcademic productionLiteracy(il)LiteracyCultural artifactsA invenção de múltiplas alfabetizações e (an)alfabetismosInvention of multiple literacy and (il)literacy info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000499817.pdf.txt000499817.pdf.txtExtracted Texttext/plain1964http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129284/2/000499817.pdf.txtb4734863c696545cfdbba0b99f28a518MD52ORIGINAL000499817.pdf000499817.pdfTexto completoapplication/pdf42029http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129284/1/000499817.pdfb3f750915e8ddead0442920619625382MD51THUMBNAIL000499817.pdf.jpg000499817.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1283http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129284/3/000499817.pdf.jpgb3bceaedbb8e16db0f8fc900ded67e0fMD5310183/1292842018-10-24 09:13:04.696oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129284Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:13:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A invenção de múltiplas alfabetizações e (an)alfabetismos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Invention of multiple literacy and (il)literacy |
title |
A invenção de múltiplas alfabetizações e (an)alfabetismos |
spellingShingle |
A invenção de múltiplas alfabetizações e (an)alfabetismos Trindade, Iole Maria Faviero Alfabetização Analfabetismo Análise do discurso Produção científica Ensino superior Letramento Estudos culturais Cultural Studies Discourses Representations Academic production Literacy (il)Literacy Cultural artifacts |
title_short |
A invenção de múltiplas alfabetizações e (an)alfabetismos |
title_full |
A invenção de múltiplas alfabetizações e (an)alfabetismos |
title_fullStr |
A invenção de múltiplas alfabetizações e (an)alfabetismos |
title_full_unstemmed |
A invenção de múltiplas alfabetizações e (an)alfabetismos |
title_sort |
A invenção de múltiplas alfabetizações e (an)alfabetismos |
author |
Trindade, Iole Maria Faviero |
author_facet |
Trindade, Iole Maria Faviero |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trindade, Iole Maria Faviero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Analfabetismo Análise do discurso Produção científica Ensino superior Letramento Estudos culturais |
topic |
Alfabetização Analfabetismo Análise do discurso Produção científica Ensino superior Letramento Estudos culturais Cultural Studies Discourses Representations Academic production Literacy (il)Literacy Cultural artifacts |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cultural Studies Discourses Representations Academic production Literacy (il)Literacy Cultural artifacts |
description |
Tendo por referência o campo dos Estudos Culturais e campos afins, como os estudos pós-modernos e os estudos pós-estruturalistas, em sua vertente foucaultiana, este trabalho analisa um recorte da produção acadêmica na área da alfabetização, tratando tais produções como artefatos culturais, por serem resultado de um processo de construção social, que produz identidades e subjetividades no contexto de relações de poder. A análise cultural, ao interpretar a cultura como modo de vida global da sociedade, permite localizar a invenção e produtividade de alfabetizações escolares e alfabetismos culturais contextualmente, pelo exame de discursos que os constituem, como o da produção acadêmica, visibilizando algumas de suas representações. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-11-09T16:32:57Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/129284 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000499817 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000499817 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/129284 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 29, n. 2 (jul./dez. 2004), p. 125-142 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129284/2/000499817.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129284/1/000499817.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129284/3/000499817.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b4734863c696545cfdbba0b99f28a518 b3f750915e8ddead0442920619625382 b3bceaedbb8e16db0f8fc900ded67e0f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224889548406784 |