Análise do impacto da adoção do business intelligence (BI) na gerência comercial de uma empresa de serviços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Alison Felipe
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174586
Resumo: O presente trabalho busca avaliar o impacto trazido pela implementação da ferramenta de Business Intelligence (BI) na gerência comercial de uma empresa do ramo de serviços, visando identificar aspectos relacionados à alterações de processos, mudanças na forma como o setor comercial passou a trabalhar a venda dos serviços da empresa e a percepção dos usuários quanto à adoção e usabilidade da ferramenta de BI. O estudo foi realizado com uma amostra de 14 gerentes (usuários chave) utilizando o método de pesquisa quantitativo do tipo survey, a coleta dos dados foi feita através de um questionário estruturado composto de 25 questões, buscando abranger todos os aspectos mencionados acima. A implementação da ferramenta de BI teve impactos não tão positivos em relação aos processos executados no setor comercial da empresa, no entanto o objetivo da implementação da ferramenta é estratégico/tático e não operacional. Em relação à mudança na forma como o setor comercial passou a vender os serviços da empresa, também foram obtidos resultados positivos, vale ressaltar o poder da ferramenta de BI em relação à prospecção de novos clientes e análise de mercados promissores. A adoção da ferramenta por parte dos usuários contribuiu para o êxito exposto até aqui, pois este aspecto teve resultados muito satisfatórios. A partir da análise dos resultados de uma forma geral, observou-se que de fato os gestores estão subsidiados por uma ferramenta útil e confiável para a tomada de decisão e definição de ações estratégicas.
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