Investigando a pedagogia universitária : revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de educação em Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Carlos Ventura
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Hesse, Fernanda Bianca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/241659
Resumo: Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre sequências didáticas e práticas pedagógicasno contexto do Ensino Superior. Foi consultado um conjunto de sete periódicos brasileiros da área de Educação em Ciências, selecionando-se os artigos com base em palavras-chave específicas. Realizou-se análise de conteúdo dos textos apropriados para a amostra, com foco investigativo direcionado aos modelos pedagógicos decorrentes das atividades descritas. Os resultados obtidos explicitam a frequência pouco significativa de artigos relacionados à temática investigada, bem como denotam a necessidade de que docentesda Educação Superior, que atuam no campo acadêmico em tela, busquem a ampliação quantitativa e a qualificação de pesquisas que enfoquem suas experiências de ensino, o que pode proporcionar o aperfeiçoamento destas.
id UFRGS-2_c590153c37d84d2a3eaea5030cf99646
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241659
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fonseca, Carlos VenturaHesse, Fernanda Bianca2022-07-02T05:13:56Z20222595-4520http://hdl.handle.net/10183/241659001144346Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre sequências didáticas e práticas pedagógicasno contexto do Ensino Superior. Foi consultado um conjunto de sete periódicos brasileiros da área de Educação em Ciências, selecionando-se os artigos com base em palavras-chave específicas. Realizou-se análise de conteúdo dos textos apropriados para a amostra, com foco investigativo direcionado aos modelos pedagógicos decorrentes das atividades descritas. Os resultados obtidos explicitam a frequência pouco significativa de artigos relacionados à temática investigada, bem como denotam a necessidade de que docentesda Educação Superior, que atuam no campo acadêmico em tela, busquem a ampliação quantitativa e a qualificação de pesquisas que enfoquem suas experiências de ensino, o que pode proporcionar o aperfeiçoamento destas.This work presents a literature review on didactic sequences and pedagogical practices in the context of Higher Education. A set of seven Brazilian journals in the field of Science Education was consulted,selecting the articles based on specific keywords. Content analysis of the texts appropriate for the sample was carried out, with an investigative focus directed at the pedagogical models resulting from the activities described. The results obtained show the low frequency of articles related to the topic investigated, as well as denote the need for Higher Education teachers, who work in the academic field in question, to seek quantitative expansion and qualification of research that focus on their teachingexperiences. , which can provide the improvement of these.Este trabajo presenta una revisión de la literatura sobre secuencias didácticas y prácticas pedagógicas en el contexto de la Educación Superior. Se consultó un conjunto de siete revistas brasileñas en el campo de la Educación Científica, seleccionando los artículos en basea palabras clave específicas. Se realizó un análisis de contenido de los textos apropiados parala muestra, con un enfoque investigativo dirigido a los modelos pedagógicos resultantes de las actividades descritas. Los resultados obtenidos muestran la bajafrecuencia de artículos relacionados con el tema investigado, así como denotan la necesidad de que los docentes de Educación Superior, que laboran en el campo académico en cuestión, busquen la expansión cuantitativa y la calificación de investigaciones que se enfoquen en sus experiencias docentes. , que puede proporcionar la mejora de estos.application/pdfporRevista Insignare Scientia. Chapecó, SC : 2022. Vol. 5, n. 2 (2022), p. 108-129College educationPedagogical practicesPedagogical modelsEducación universitariaPrácticas pedagógicasModelos pedagógicosInvestigando a pedagogia universitária : revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de educação em CiênciasInvestigating university pedagogy : review of didactic sequences and pedagogical practices in national journals in the science education fieldInvestigando la Pedagogía universitaria : revisión de secuencias didácticas y prácticas pedagógicas en revistas nacionales del campo de la educación científicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001144346.pdf.txt001144346.pdf.txtExtracted Texttext/plain48482http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241659/2/001144346.pdf.txt9e875e307b1545095b4fa0987fe3122aMD52ORIGINAL001144346.pdfTexto completoapplication/pdf350931http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241659/1/001144346.pdfb5350ab28ed5153947d280b471474540MD5110183/2416592022-07-03 04:54:47.156593oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241659Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-03T07:54:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Investigando a pedagogia universitária : revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de educação em Ciências
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Investigating university pedagogy : review of didactic sequences and pedagogical practices in national journals in the science education field
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Investigando la Pedagogía universitaria : revisión de secuencias didácticas y prácticas pedagógicas en revistas nacionales del campo de la educación científica
title Investigando a pedagogia universitária : revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de educação em Ciências
spellingShingle Investigando a pedagogia universitária : revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de educação em Ciências
Fonseca, Carlos Ventura
College education
Pedagogical practices
Pedagogical models
Educación universitaria
Prácticas pedagógicas
Modelos pedagógicos
title_short Investigando a pedagogia universitária : revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de educação em Ciências
title_full Investigando a pedagogia universitária : revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de educação em Ciências
title_fullStr Investigando a pedagogia universitária : revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de educação em Ciências
title_full_unstemmed Investigando a pedagogia universitária : revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de educação em Ciências
title_sort Investigando a pedagogia universitária : revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de educação em Ciências
author Fonseca, Carlos Ventura
author_facet Fonseca, Carlos Ventura
Hesse, Fernanda Bianca
author_role author
author2 Hesse, Fernanda Bianca
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Carlos Ventura
Hesse, Fernanda Bianca
dc.subject.eng.fl_str_mv College education
Pedagogical practices
Pedagogical models
topic College education
Pedagogical practices
Pedagogical models
Educación universitaria
Prácticas pedagógicas
Modelos pedagógicos
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación universitaria
Prácticas pedagógicas
Modelos pedagógicos
description Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre sequências didáticas e práticas pedagógicasno contexto do Ensino Superior. Foi consultado um conjunto de sete periódicos brasileiros da área de Educação em Ciências, selecionando-se os artigos com base em palavras-chave específicas. Realizou-se análise de conteúdo dos textos apropriados para a amostra, com foco investigativo direcionado aos modelos pedagógicos decorrentes das atividades descritas. Os resultados obtidos explicitam a frequência pouco significativa de artigos relacionados à temática investigada, bem como denotam a necessidade de que docentesda Educação Superior, que atuam no campo acadêmico em tela, busquem a ampliação quantitativa e a qualificação de pesquisas que enfoquem suas experiências de ensino, o que pode proporcionar o aperfeiçoamento destas.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-02T05:13:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/241659
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2595-4520
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001144346
identifier_str_mv 2595-4520
001144346
url http://hdl.handle.net/10183/241659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Insignare Scientia. Chapecó, SC : 2022. Vol. 5, n. 2 (2022), p. 108-129
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241659/2/001144346.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241659/1/001144346.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9e875e307b1545095b4fa0987fe3122a
b5350ab28ed5153947d280b471474540
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225060493557760