Investigando a pedagogia universitária : revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de educação em Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/241659 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre sequências didáticas e práticas pedagógicasno contexto do Ensino Superior. Foi consultado um conjunto de sete periódicos brasileiros da área de Educação em Ciências, selecionando-se os artigos com base em palavras-chave específicas. Realizou-se análise de conteúdo dos textos apropriados para a amostra, com foco investigativo direcionado aos modelos pedagógicos decorrentes das atividades descritas. Os resultados obtidos explicitam a frequência pouco significativa de artigos relacionados à temática investigada, bem como denotam a necessidade de que docentesda Educação Superior, que atuam no campo acadêmico em tela, busquem a ampliação quantitativa e a qualificação de pesquisas que enfoquem suas experiências de ensino, o que pode proporcionar o aperfeiçoamento destas. |
id |
UFRGS-2_c590153c37d84d2a3eaea5030cf99646 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241659 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fonseca, Carlos VenturaHesse, Fernanda Bianca2022-07-02T05:13:56Z20222595-4520http://hdl.handle.net/10183/241659001144346Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre sequências didáticas e práticas pedagógicasno contexto do Ensino Superior. Foi consultado um conjunto de sete periódicos brasileiros da área de Educação em Ciências, selecionando-se os artigos com base em palavras-chave específicas. Realizou-se análise de conteúdo dos textos apropriados para a amostra, com foco investigativo direcionado aos modelos pedagógicos decorrentes das atividades descritas. Os resultados obtidos explicitam a frequência pouco significativa de artigos relacionados à temática investigada, bem como denotam a necessidade de que docentesda Educação Superior, que atuam no campo acadêmico em tela, busquem a ampliação quantitativa e a qualificação de pesquisas que enfoquem suas experiências de ensino, o que pode proporcionar o aperfeiçoamento destas.This work presents a literature review on didactic sequences and pedagogical practices in the context of Higher Education. A set of seven Brazilian journals in the field of Science Education was consulted,selecting the articles based on specific keywords. Content analysis of the texts appropriate for the sample was carried out, with an investigative focus directed at the pedagogical models resulting from the activities described. The results obtained show the low frequency of articles related to the topic investigated, as well as denote the need for Higher Education teachers, who work in the academic field in question, to seek quantitative expansion and qualification of research that focus on their teachingexperiences. , which can provide the improvement of these.Este trabajo presenta una revisión de la literatura sobre secuencias didácticas y prácticas pedagógicas en el contexto de la Educación Superior. Se consultó un conjunto de siete revistas brasileñas en el campo de la Educación Científica, seleccionando los artículos en basea palabras clave específicas. Se realizó un análisis de contenido de los textos apropiados parala muestra, con un enfoque investigativo dirigido a los modelos pedagógicos resultantes de las actividades descritas. Los resultados obtenidos muestran la bajafrecuencia de artículos relacionados con el tema investigado, así como denotan la necesidad de que los docentes de Educación Superior, que laboran en el campo académico en cuestión, busquen la expansión cuantitativa y la calificación de investigaciones que se enfoquen en sus experiencias docentes. , que puede proporcionar la mejora de estos.application/pdfporRevista Insignare Scientia. Chapecó, SC : 2022. Vol. 5, n. 2 (2022), p. 108-129College educationPedagogical practicesPedagogical modelsEducación universitariaPrácticas pedagógicasModelos pedagógicosInvestigando a pedagogia universitária : revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de educação em CiênciasInvestigating university pedagogy : review of didactic sequences and pedagogical practices in national journals in the science education fieldInvestigando la Pedagogía universitaria : revisión de secuencias didácticas y prácticas pedagógicas en revistas nacionales del campo de la educación científicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001144346.pdf.txt001144346.pdf.txtExtracted Texttext/plain48482http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241659/2/001144346.pdf.txt9e875e307b1545095b4fa0987fe3122aMD52ORIGINAL001144346.pdfTexto completoapplication/pdf350931http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241659/1/001144346.pdfb5350ab28ed5153947d280b471474540MD5110183/2416592022-07-03 04:54:47.156593oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241659Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-03T07:54:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Investigando a pedagogia universitária : revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de educação em Ciências |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Investigating university pedagogy : review of didactic sequences and pedagogical practices in national journals in the science education field |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Investigando la Pedagogía universitaria : revisión de secuencias didácticas y prácticas pedagógicas en revistas nacionales del campo de la educación científica |
title |
Investigando a pedagogia universitária : revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de educação em Ciências |
spellingShingle |
Investigando a pedagogia universitária : revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de educação em Ciências Fonseca, Carlos Ventura College education Pedagogical practices Pedagogical models Educación universitaria Prácticas pedagógicas Modelos pedagógicos |
title_short |
Investigando a pedagogia universitária : revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de educação em Ciências |
title_full |
Investigando a pedagogia universitária : revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de educação em Ciências |
title_fullStr |
Investigando a pedagogia universitária : revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de educação em Ciências |
title_full_unstemmed |
Investigando a pedagogia universitária : revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de educação em Ciências |
title_sort |
Investigando a pedagogia universitária : revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de educação em Ciências |
author |
Fonseca, Carlos Ventura |
author_facet |
Fonseca, Carlos Ventura Hesse, Fernanda Bianca |
author_role |
author |
author2 |
Hesse, Fernanda Bianca |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Carlos Ventura Hesse, Fernanda Bianca |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
College education Pedagogical practices Pedagogical models |
topic |
College education Pedagogical practices Pedagogical models Educación universitaria Prácticas pedagógicas Modelos pedagógicos |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación universitaria Prácticas pedagógicas Modelos pedagógicos |
description |
Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre sequências didáticas e práticas pedagógicasno contexto do Ensino Superior. Foi consultado um conjunto de sete periódicos brasileiros da área de Educação em Ciências, selecionando-se os artigos com base em palavras-chave específicas. Realizou-se análise de conteúdo dos textos apropriados para a amostra, com foco investigativo direcionado aos modelos pedagógicos decorrentes das atividades descritas. Os resultados obtidos explicitam a frequência pouco significativa de artigos relacionados à temática investigada, bem como denotam a necessidade de que docentesda Educação Superior, que atuam no campo acadêmico em tela, busquem a ampliação quantitativa e a qualificação de pesquisas que enfoquem suas experiências de ensino, o que pode proporcionar o aperfeiçoamento destas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-02T05:13:56Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/241659 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2595-4520 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001144346 |
identifier_str_mv |
2595-4520 001144346 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/241659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia. Chapecó, SC : 2022. Vol. 5, n. 2 (2022), p. 108-129 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241659/2/001144346.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241659/1/001144346.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9e875e307b1545095b4fa0987fe3122a b5350ab28ed5153947d280b471474540 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225060493557760 |