Identidades docentes : reflexões sobre ser professor na escola integral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88074 |
Resumo: | Os projetos atuais de Educação Integral apresentam desafios para os educadores neles envolvidos. Através de entrevistas e da observação da prática de três professores que vivenciam este momento de estruturação do projeto em sua escola, analiso os principais temas trazidos por eles – a relação com os alunos e com os colegas, a consolidação ou não de um trabalho coletivo, a formação, a insegurança frente ao seu papel e a possibilidade de reinvenção de suas práticas. Proponho uma reflexão sobre as questões observadas e relatadas pelos professores pertinentes a constituição de suas identidades, dialogando com algumas idéias de Antônio Nóvoa, Jorge Larrosa e Paulo Freire, reconhecendo no contexto da Educação Integral um espaço privilegiado para a formação integral também dos professores. |
id |
UFRGS-2_c64762f2c9222d8a7f6685072495dc15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88074 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Flesch, Karin LusiaPereira, Nilton Mullet2014-03-01T01:54:34Z2013http://hdl.handle.net/10183/88074000910269Os projetos atuais de Educação Integral apresentam desafios para os educadores neles envolvidos. Através de entrevistas e da observação da prática de três professores que vivenciam este momento de estruturação do projeto em sua escola, analiso os principais temas trazidos por eles – a relação com os alunos e com os colegas, a consolidação ou não de um trabalho coletivo, a formação, a insegurança frente ao seu papel e a possibilidade de reinvenção de suas práticas. Proponho uma reflexão sobre as questões observadas e relatadas pelos professores pertinentes a constituição de suas identidades, dialogando com algumas idéias de Antônio Nóvoa, Jorge Larrosa e Paulo Freire, reconhecendo no contexto da Educação Integral um espaço privilegiado para a formação integral também dos professores.application/pdfporEducação integralIdentidadePrograma Mais Educação.Identidades docentes : reflexões sobre ser professor na escola integralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Educação Integral Integradainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000910269.pdf000910269.pdfTexto completoapplication/pdf296018http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88074/1/000910269.pdfce1897f43f467a052583d309a03e2839MD51TEXT000910269.pdf.txt000910269.pdf.txtExtracted Texttext/plain36749http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88074/2/000910269.pdf.txt37fefcb45c041d3671631a31e59f0d0dMD52THUMBNAIL000910269.pdf.jpg000910269.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1700http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88074/3/000910269.pdf.jpgbe4f39d58b005d6df1c8f0e5878496fcMD5310183/880742018-10-18 08:11:50.739oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88074Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:11:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Identidades docentes : reflexões sobre ser professor na escola integral |
title |
Identidades docentes : reflexões sobre ser professor na escola integral |
spellingShingle |
Identidades docentes : reflexões sobre ser professor na escola integral Flesch, Karin Lusia Educação integral Identidade Programa Mais Educação. |
title_short |
Identidades docentes : reflexões sobre ser professor na escola integral |
title_full |
Identidades docentes : reflexões sobre ser professor na escola integral |
title_fullStr |
Identidades docentes : reflexões sobre ser professor na escola integral |
title_full_unstemmed |
Identidades docentes : reflexões sobre ser professor na escola integral |
title_sort |
Identidades docentes : reflexões sobre ser professor na escola integral |
author |
Flesch, Karin Lusia |
author_facet |
Flesch, Karin Lusia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flesch, Karin Lusia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Nilton Mullet |
contributor_str_mv |
Pereira, Nilton Mullet |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação integral Identidade Programa Mais Educação. |
topic |
Educação integral Identidade Programa Mais Educação. |
description |
Os projetos atuais de Educação Integral apresentam desafios para os educadores neles envolvidos. Através de entrevistas e da observação da prática de três professores que vivenciam este momento de estruturação do projeto em sua escola, analiso os principais temas trazidos por eles – a relação com os alunos e com os colegas, a consolidação ou não de um trabalho coletivo, a formação, a insegurança frente ao seu papel e a possibilidade de reinvenção de suas práticas. Proponho uma reflexão sobre as questões observadas e relatadas pelos professores pertinentes a constituição de suas identidades, dialogando com algumas idéias de Antônio Nóvoa, Jorge Larrosa e Paulo Freire, reconhecendo no contexto da Educação Integral um espaço privilegiado para a formação integral também dos professores. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-01T01:54:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/88074 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000910269 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/88074 |
identifier_str_mv |
000910269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88074/1/000910269.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88074/2/000910269.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88074/3/000910269.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ce1897f43f467a052583d309a03e2839 37fefcb45c041d3671631a31e59f0d0d be4f39d58b005d6df1c8f0e5878496fc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447121707401216 |