Identidades docentes : reflexões sobre ser professor na escola integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flesch, Karin Lusia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88074
Resumo: Os projetos atuais de Educação Integral apresentam desafios para os educadores neles envolvidos. Através de entrevistas e da observação da prática de três professores que vivenciam este momento de estruturação do projeto em sua escola, analiso os principais temas trazidos por eles – a relação com os alunos e com os colegas, a consolidação ou não de um trabalho coletivo, a formação, a insegurança frente ao seu papel e a possibilidade de reinvenção de suas práticas. Proponho uma reflexão sobre as questões observadas e relatadas pelos professores pertinentes a constituição de suas identidades, dialogando com algumas idéias de Antônio Nóvoa, Jorge Larrosa e Paulo Freire, reconhecendo no contexto da Educação Integral um espaço privilegiado para a formação integral também dos professores.
id UFRGS-2_c64762f2c9222d8a7f6685072495dc15
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88074
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Flesch, Karin LusiaPereira, Nilton Mullet2014-03-01T01:54:34Z2013http://hdl.handle.net/10183/88074000910269Os projetos atuais de Educação Integral apresentam desafios para os educadores neles envolvidos. Através de entrevistas e da observação da prática de três professores que vivenciam este momento de estruturação do projeto em sua escola, analiso os principais temas trazidos por eles – a relação com os alunos e com os colegas, a consolidação ou não de um trabalho coletivo, a formação, a insegurança frente ao seu papel e a possibilidade de reinvenção de suas práticas. Proponho uma reflexão sobre as questões observadas e relatadas pelos professores pertinentes a constituição de suas identidades, dialogando com algumas idéias de Antônio Nóvoa, Jorge Larrosa e Paulo Freire, reconhecendo no contexto da Educação Integral um espaço privilegiado para a formação integral também dos professores.application/pdfporEducação integralIdentidadePrograma Mais Educação.Identidades docentes : reflexões sobre ser professor na escola integralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Educação Integral Integradainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000910269.pdf000910269.pdfTexto completoapplication/pdf296018http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88074/1/000910269.pdfce1897f43f467a052583d309a03e2839MD51TEXT000910269.pdf.txt000910269.pdf.txtExtracted Texttext/plain36749http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88074/2/000910269.pdf.txt37fefcb45c041d3671631a31e59f0d0dMD52THUMBNAIL000910269.pdf.jpg000910269.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1700http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88074/3/000910269.pdf.jpgbe4f39d58b005d6df1c8f0e5878496fcMD5310183/880742018-10-18 08:11:50.739oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88074Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:11:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Identidades docentes : reflexões sobre ser professor na escola integral
title Identidades docentes : reflexões sobre ser professor na escola integral
spellingShingle Identidades docentes : reflexões sobre ser professor na escola integral
Flesch, Karin Lusia
Educação integral
Identidade
Programa Mais Educação.
title_short Identidades docentes : reflexões sobre ser professor na escola integral
title_full Identidades docentes : reflexões sobre ser professor na escola integral
title_fullStr Identidades docentes : reflexões sobre ser professor na escola integral
title_full_unstemmed Identidades docentes : reflexões sobre ser professor na escola integral
title_sort Identidades docentes : reflexões sobre ser professor na escola integral
author Flesch, Karin Lusia
author_facet Flesch, Karin Lusia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flesch, Karin Lusia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Nilton Mullet
contributor_str_mv Pereira, Nilton Mullet
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Identidade
Programa Mais Educação.
topic Educação integral
Identidade
Programa Mais Educação.
description Os projetos atuais de Educação Integral apresentam desafios para os educadores neles envolvidos. Através de entrevistas e da observação da prática de três professores que vivenciam este momento de estruturação do projeto em sua escola, analiso os principais temas trazidos por eles – a relação com os alunos e com os colegas, a consolidação ou não de um trabalho coletivo, a formação, a insegurança frente ao seu papel e a possibilidade de reinvenção de suas práticas. Proponho uma reflexão sobre as questões observadas e relatadas pelos professores pertinentes a constituição de suas identidades, dialogando com algumas idéias de Antônio Nóvoa, Jorge Larrosa e Paulo Freire, reconhecendo no contexto da Educação Integral um espaço privilegiado para a formação integral também dos professores.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-01T01:54:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88074
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000910269
url http://hdl.handle.net/10183/88074
identifier_str_mv 000910269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88074/1/000910269.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88074/2/000910269.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88074/3/000910269.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ce1897f43f467a052583d309a03e2839
37fefcb45c041d3671631a31e59f0d0d
be4f39d58b005d6df1c8f0e5878496fc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224460741640192