Promovendo habilidades sociais na educação básica : uma proposta de intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/49115 |
Resumo: | O conceito de habilidades sociais vem sendo reconhecido como um importante componente do processo de ensino-aprendizagem e vem sendo investigado enquanto uma possibilidade de resposta às demandas educativas da sociedade atual, que visa ampliar o rol de competências dos indivíduos para enfrentar um mundo cada vez mais competitivo e excludente. Neste sentido, este trabalho apresenta um relato de experiência, sobre um projeto de intervenção desenvolvido com uma turma de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, em uma escola particular localizada no interior do estado do Rio Grande do Sul. Esta turma foi escolhida a partir da escuta de pais e professores que verificavam o despreparo dos alunos para enfrentar esta etapa de transição do período escolar e levando em conta o momento crítico do desenvolvimento socioemocional no qual se encontravam, que traduz a passagem da infância para a adolescência. O projeto teve por objetivo desenvolver e potencializar a competência social dos alunos, visando à construção e fortalecimento de vínculos e laços sociais. Foi realizado um roteiro de atividades composto de nove encontros semanais, os quais tinham duração de 50 minutos e contou com a participação da professora de Ensino Religioso desta turma. A partir da realização do projeto foi observada, em alguns alunos, a aquisição ou melhora de algumas habilidades tais como empatia, esperar sua vez para falar e habilidades acadêmicas. Percebeu-se, contudo, a necessidade de realizar um trabalho neste sentido junto ao corpo docente da instituição, bem como um maior envolvimento da escola como um todo com esta temática para um maior alcance dos resultados. Destaca-se que o desenvolvimento da competência social entre crianças e adolescentes vem sendo reconhecida como um importante fator para o desenvolvimento saudável. |
id |
UFRGS-2_c6575753630e50d3c8784bbc41b8a64f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49115 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Angelin, Ana PaulaDell'Aglio, Debora Dalbosco2012-05-23T01:33:38Z2012http://hdl.handle.net/10183/49115000829359O conceito de habilidades sociais vem sendo reconhecido como um importante componente do processo de ensino-aprendizagem e vem sendo investigado enquanto uma possibilidade de resposta às demandas educativas da sociedade atual, que visa ampliar o rol de competências dos indivíduos para enfrentar um mundo cada vez mais competitivo e excludente. Neste sentido, este trabalho apresenta um relato de experiência, sobre um projeto de intervenção desenvolvido com uma turma de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, em uma escola particular localizada no interior do estado do Rio Grande do Sul. Esta turma foi escolhida a partir da escuta de pais e professores que verificavam o despreparo dos alunos para enfrentar esta etapa de transição do período escolar e levando em conta o momento crítico do desenvolvimento socioemocional no qual se encontravam, que traduz a passagem da infância para a adolescência. O projeto teve por objetivo desenvolver e potencializar a competência social dos alunos, visando à construção e fortalecimento de vínculos e laços sociais. Foi realizado um roteiro de atividades composto de nove encontros semanais, os quais tinham duração de 50 minutos e contou com a participação da professora de Ensino Religioso desta turma. A partir da realização do projeto foi observada, em alguns alunos, a aquisição ou melhora de algumas habilidades tais como empatia, esperar sua vez para falar e habilidades acadêmicas. Percebeu-se, contudo, a necessidade de realizar um trabalho neste sentido junto ao corpo docente da instituição, bem como um maior envolvimento da escola como um todo com esta temática para um maior alcance dos resultados. Destaca-se que o desenvolvimento da competência social entre crianças e adolescentes vem sendo reconhecida como um importante fator para o desenvolvimento saudável.application/pdfporPsicologia escolarDesenvolvimento emocionalEnsino fundamentalHabilidades sociaisPromovendo habilidades sociais na educação básica : uma proposta de intervençãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Psicologia Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000829359.pdf000829359.pdfTexto completoapplication/pdf305788http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49115/1/000829359.pdf005205009f3e3a0a6849ba85ad88de00MD51TEXT000829359.pdf.txt000829359.pdf.txtExtracted Texttext/plain51051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49115/2/000829359.pdf.txt82c53997df507f6151efc9de160ad85cMD52THUMBNAIL000829359.pdf.jpg000829359.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49115/3/000829359.pdf.jpg51049e5341b3da49af4d64373c1e05aeMD5310183/491152018-10-05 08:39:56.36oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49115Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:39:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Promovendo habilidades sociais na educação básica : uma proposta de intervenção |
title |
Promovendo habilidades sociais na educação básica : uma proposta de intervenção |
spellingShingle |
Promovendo habilidades sociais na educação básica : uma proposta de intervenção Angelin, Ana Paula Psicologia escolar Desenvolvimento emocional Ensino fundamental Habilidades sociais |
title_short |
Promovendo habilidades sociais na educação básica : uma proposta de intervenção |
title_full |
Promovendo habilidades sociais na educação básica : uma proposta de intervenção |
title_fullStr |
Promovendo habilidades sociais na educação básica : uma proposta de intervenção |
title_full_unstemmed |
Promovendo habilidades sociais na educação básica : uma proposta de intervenção |
title_sort |
Promovendo habilidades sociais na educação básica : uma proposta de intervenção |
author |
Angelin, Ana Paula |
author_facet |
Angelin, Ana Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Angelin, Ana Paula |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dell'Aglio, Debora Dalbosco |
contributor_str_mv |
Dell'Aglio, Debora Dalbosco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia escolar Desenvolvimento emocional Ensino fundamental Habilidades sociais |
topic |
Psicologia escolar Desenvolvimento emocional Ensino fundamental Habilidades sociais |
description |
O conceito de habilidades sociais vem sendo reconhecido como um importante componente do processo de ensino-aprendizagem e vem sendo investigado enquanto uma possibilidade de resposta às demandas educativas da sociedade atual, que visa ampliar o rol de competências dos indivíduos para enfrentar um mundo cada vez mais competitivo e excludente. Neste sentido, este trabalho apresenta um relato de experiência, sobre um projeto de intervenção desenvolvido com uma turma de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, em uma escola particular localizada no interior do estado do Rio Grande do Sul. Esta turma foi escolhida a partir da escuta de pais e professores que verificavam o despreparo dos alunos para enfrentar esta etapa de transição do período escolar e levando em conta o momento crítico do desenvolvimento socioemocional no qual se encontravam, que traduz a passagem da infância para a adolescência. O projeto teve por objetivo desenvolver e potencializar a competência social dos alunos, visando à construção e fortalecimento de vínculos e laços sociais. Foi realizado um roteiro de atividades composto de nove encontros semanais, os quais tinham duração de 50 minutos e contou com a participação da professora de Ensino Religioso desta turma. A partir da realização do projeto foi observada, em alguns alunos, a aquisição ou melhora de algumas habilidades tais como empatia, esperar sua vez para falar e habilidades acadêmicas. Percebeu-se, contudo, a necessidade de realizar um trabalho neste sentido junto ao corpo docente da instituição, bem como um maior envolvimento da escola como um todo com esta temática para um maior alcance dos resultados. Destaca-se que o desenvolvimento da competência social entre crianças e adolescentes vem sendo reconhecida como um importante fator para o desenvolvimento saudável. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-05-23T01:33:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/49115 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000829359 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/49115 |
identifier_str_mv |
000829359 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49115/1/000829359.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49115/2/000829359.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49115/3/000829359.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
005205009f3e3a0a6849ba85ad88de00 82c53997df507f6151efc9de160ad85c 51049e5341b3da49af4d64373c1e05ae |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447087595126784 |