Educação emocional também é fundamental - a experiência da metodologia STAR como um treinamento de habilidades socioemocionais para adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47132 |
Resumo: | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. |
id |
UNB_d75d6f8a0f144790162dfabdab430b62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/47132 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação emocional também é fundamental - a experiência da metodologia STAR como um treinamento de habilidades socioemocionais para adolescentesAdolescência - aspectos psicológicosHabilidades socioemocionaisDesenvolvimento emocionalFerramentas educacionaisDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.Este trabalho tem como objetivo apresentar a metodologia STAR (Sistêmico Treinamento de Autoconhecimento Relacional) como uma opção para auxiliar educadores e profissionais de saúde no desenvolvimento de habilidades socioemocionais em adolescentes. Os adolescentes enfrentam desafios no mundo conectado atual, e o desenvolvimento dessas habilidades é essencial para superar tais desafios. O estudo utiliza o método qualitativo, por meio da abordagem do estudo de caso em uma escola pública do Distrito Federal . Foram aplicados questionários a educadores e educandos, visando compreender melhor o impacto da abordagem no aprendizado socioemocional. Além disso, foi elaborado um produto técnico, em formato de caderno de atividades, que compila algumas atividades no objetivo de auxiliar na aplicação da metodologia STAR por profissionais da educação e saúde. Pode-se concluir que o trabalho ratifica a importância de promover o desenvolvimento socioemocional dos adolescentes e destaca a metodologia STAR como uma ferramenta relevante nesse contexto.This work aims to present the STAR methodology (Systemic Self-awareness and Relational Training) as an option to assist educators and healthcare professionals in developing socioemotional skills in adolescents. Adolescents face challenges in the current interconnected world, and the development of these skills is essential to overcome such challenges. The study employs a qualitative method through a case study approach in a public school in the Federal District. Questionnaires were administered to educators and students, aiming to better understand the impact of the approach on socioemotional learning. Additionally, a technical product was developed in the form of an activity booklet, which compiles some activities to aid in the implementation of the STAR methodology by education and health professionals. It can be concluded that the work reinforces the importance of promoting adolescents' socioemotional development and highlights the STAR methodology as a relevant tool in this context.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalJesus, Girlene Ribeiro deVieira, Patricia Pina2023-12-28T18:25:38Z2023-12-28T18:25:38Z2023-12-282023-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVIEIRA, Patricia Pina. Educação emocional também é fundamental - a experiência da metodologia STAR como um treinamento de habilidades socioemocionais para adolescentes. 2023. 189 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47132porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-12-28T18:25:38Zoai:repositorio.unb.br:10482/47132Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-12-28T18:25:38Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação emocional também é fundamental - a experiência da metodologia STAR como um treinamento de habilidades socioemocionais para adolescentes |
title |
Educação emocional também é fundamental - a experiência da metodologia STAR como um treinamento de habilidades socioemocionais para adolescentes |
spellingShingle |
Educação emocional também é fundamental - a experiência da metodologia STAR como um treinamento de habilidades socioemocionais para adolescentes Vieira, Patricia Pina Adolescência - aspectos psicológicos Habilidades socioemocionais Desenvolvimento emocional Ferramentas educacionais |
title_short |
Educação emocional também é fundamental - a experiência da metodologia STAR como um treinamento de habilidades socioemocionais para adolescentes |
title_full |
Educação emocional também é fundamental - a experiência da metodologia STAR como um treinamento de habilidades socioemocionais para adolescentes |
title_fullStr |
Educação emocional também é fundamental - a experiência da metodologia STAR como um treinamento de habilidades socioemocionais para adolescentes |
title_full_unstemmed |
Educação emocional também é fundamental - a experiência da metodologia STAR como um treinamento de habilidades socioemocionais para adolescentes |
title_sort |
Educação emocional também é fundamental - a experiência da metodologia STAR como um treinamento de habilidades socioemocionais para adolescentes |
author |
Vieira, Patricia Pina |
author_facet |
Vieira, Patricia Pina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Jesus, Girlene Ribeiro de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Patricia Pina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescência - aspectos psicológicos Habilidades socioemocionais Desenvolvimento emocional Ferramentas educacionais |
topic |
Adolescência - aspectos psicológicos Habilidades socioemocionais Desenvolvimento emocional Ferramentas educacionais |
description |
Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-28T18:25:38Z 2023-12-28T18:25:38Z 2023-12-28 2023-07-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VIEIRA, Patricia Pina. Educação emocional também é fundamental - a experiência da metodologia STAR como um treinamento de habilidades socioemocionais para adolescentes. 2023. 189 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47132 |
identifier_str_mv |
VIEIRA, Patricia Pina. Educação emocional também é fundamental - a experiência da metodologia STAR como um treinamento de habilidades socioemocionais para adolescentes. 2023. 189 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
url |
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508278359523328 |