Promovendo habilidades sociais na educação básica : uma proposta de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angelin, Ana Paula
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/49115
Resumo: O conceito de habilidades sociais vem sendo reconhecido como um importante componente do processo de ensino-aprendizagem e vem sendo investigado enquanto uma possibilidade de resposta às demandas educativas da sociedade atual, que visa ampliar o rol de competências dos indivíduos para enfrentar um mundo cada vez mais competitivo e excludente. Neste sentido, este trabalho apresenta um relato de experiência, sobre um projeto de intervenção desenvolvido com uma turma de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, em uma escola particular localizada no interior do estado do Rio Grande do Sul. Esta turma foi escolhida a partir da escuta de pais e professores que verificavam o despreparo dos alunos para enfrentar esta etapa de transição do período escolar e levando em conta o momento crítico do desenvolvimento socioemocional no qual se encontravam, que traduz a passagem da infância para a adolescência. O projeto teve por objetivo desenvolver e potencializar a competência social dos alunos, visando à construção e fortalecimento de vínculos e laços sociais. Foi realizado um roteiro de atividades composto de nove encontros semanais, os quais tinham duração de 50 minutos e contou com a participação da professora de Ensino Religioso desta turma. A partir da realização do projeto foi observada, em alguns alunos, a aquisição ou melhora de algumas habilidades tais como empatia, esperar sua vez para falar e habilidades acadêmicas. Percebeu-se, contudo, a necessidade de realizar um trabalho neste sentido junto ao corpo docente da instituição, bem como um maior envolvimento da escola como um todo com esta temática para um maior alcance dos resultados. Destaca-se que o desenvolvimento da competência social entre crianças e adolescentes vem sendo reconhecida como um importante fator para o desenvolvimento saudável.
id UFRGS-2_c6575753630e50d3c8784bbc41b8a64f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49115
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Angelin, Ana PaulaDell'Aglio, Debora Dalbosco2012-05-23T01:33:38Z2012http://hdl.handle.net/10183/49115000829359O conceito de habilidades sociais vem sendo reconhecido como um importante componente do processo de ensino-aprendizagem e vem sendo investigado enquanto uma possibilidade de resposta às demandas educativas da sociedade atual, que visa ampliar o rol de competências dos indivíduos para enfrentar um mundo cada vez mais competitivo e excludente. Neste sentido, este trabalho apresenta um relato de experiência, sobre um projeto de intervenção desenvolvido com uma turma de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, em uma escola particular localizada no interior do estado do Rio Grande do Sul. Esta turma foi escolhida a partir da escuta de pais e professores que verificavam o despreparo dos alunos para enfrentar esta etapa de transição do período escolar e levando em conta o momento crítico do desenvolvimento socioemocional no qual se encontravam, que traduz a passagem da infância para a adolescência. O projeto teve por objetivo desenvolver e potencializar a competência social dos alunos, visando à construção e fortalecimento de vínculos e laços sociais. Foi realizado um roteiro de atividades composto de nove encontros semanais, os quais tinham duração de 50 minutos e contou com a participação da professora de Ensino Religioso desta turma. A partir da realização do projeto foi observada, em alguns alunos, a aquisição ou melhora de algumas habilidades tais como empatia, esperar sua vez para falar e habilidades acadêmicas. Percebeu-se, contudo, a necessidade de realizar um trabalho neste sentido junto ao corpo docente da instituição, bem como um maior envolvimento da escola como um todo com esta temática para um maior alcance dos resultados. Destaca-se que o desenvolvimento da competência social entre crianças e adolescentes vem sendo reconhecida como um importante fator para o desenvolvimento saudável.application/pdfporPsicologia escolarDesenvolvimento emocionalEnsino fundamentalHabilidades sociaisPromovendo habilidades sociais na educação básica : uma proposta de intervençãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Psicologia Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000829359.pdf000829359.pdfTexto completoapplication/pdf305788http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49115/1/000829359.pdf005205009f3e3a0a6849ba85ad88de00MD51TEXT000829359.pdf.txt000829359.pdf.txtExtracted Texttext/plain51051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49115/2/000829359.pdf.txt82c53997df507f6151efc9de160ad85cMD52THUMBNAIL000829359.pdf.jpg000829359.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49115/3/000829359.pdf.jpg51049e5341b3da49af4d64373c1e05aeMD5310183/491152018-10-05 08:39:56.36oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49115Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:39:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Promovendo habilidades sociais na educação básica : uma proposta de intervenção
title Promovendo habilidades sociais na educação básica : uma proposta de intervenção
spellingShingle Promovendo habilidades sociais na educação básica : uma proposta de intervenção
Angelin, Ana Paula
Psicologia escolar
Desenvolvimento emocional
Ensino fundamental
Habilidades sociais
title_short Promovendo habilidades sociais na educação básica : uma proposta de intervenção
title_full Promovendo habilidades sociais na educação básica : uma proposta de intervenção
title_fullStr Promovendo habilidades sociais na educação básica : uma proposta de intervenção
title_full_unstemmed Promovendo habilidades sociais na educação básica : uma proposta de intervenção
title_sort Promovendo habilidades sociais na educação básica : uma proposta de intervenção
author Angelin, Ana Paula
author_facet Angelin, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Angelin, Ana Paula
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dell'Aglio, Debora Dalbosco
contributor_str_mv Dell'Aglio, Debora Dalbosco
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia escolar
Desenvolvimento emocional
Ensino fundamental
Habilidades sociais
topic Psicologia escolar
Desenvolvimento emocional
Ensino fundamental
Habilidades sociais
description O conceito de habilidades sociais vem sendo reconhecido como um importante componente do processo de ensino-aprendizagem e vem sendo investigado enquanto uma possibilidade de resposta às demandas educativas da sociedade atual, que visa ampliar o rol de competências dos indivíduos para enfrentar um mundo cada vez mais competitivo e excludente. Neste sentido, este trabalho apresenta um relato de experiência, sobre um projeto de intervenção desenvolvido com uma turma de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, em uma escola particular localizada no interior do estado do Rio Grande do Sul. Esta turma foi escolhida a partir da escuta de pais e professores que verificavam o despreparo dos alunos para enfrentar esta etapa de transição do período escolar e levando em conta o momento crítico do desenvolvimento socioemocional no qual se encontravam, que traduz a passagem da infância para a adolescência. O projeto teve por objetivo desenvolver e potencializar a competência social dos alunos, visando à construção e fortalecimento de vínculos e laços sociais. Foi realizado um roteiro de atividades composto de nove encontros semanais, os quais tinham duração de 50 minutos e contou com a participação da professora de Ensino Religioso desta turma. A partir da realização do projeto foi observada, em alguns alunos, a aquisição ou melhora de algumas habilidades tais como empatia, esperar sua vez para falar e habilidades acadêmicas. Percebeu-se, contudo, a necessidade de realizar um trabalho neste sentido junto ao corpo docente da instituição, bem como um maior envolvimento da escola como um todo com esta temática para um maior alcance dos resultados. Destaca-se que o desenvolvimento da competência social entre crianças e adolescentes vem sendo reconhecida como um importante fator para o desenvolvimento saudável.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-05-23T01:33:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/49115
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000829359
url http://hdl.handle.net/10183/49115
identifier_str_mv 000829359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49115/1/000829359.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49115/2/000829359.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49115/3/000829359.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 005205009f3e3a0a6849ba85ad88de00
82c53997df507f6151efc9de160ad85c
51049e5341b3da49af4d64373c1e05ae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224429111345152