Saúde mental de estudantes da UFRGS no retorno ao ensino presencial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/266928 |
Resumo: | Com o surgimento do vírus da Covid-19, o mundo precisou passar por transformações no âmbito do trabalho e da educação. Os formatos de ensino precisaram ser reformulados para que as atividades de aprendizado pudessem continuar durante o isolamento social, surgindo, assim, o Ensino Remoto Emergencial (ERE). O presente trabalho tem como objetivo investigar a saúde mental dos estudantes da UFRGS durante esse período de ensino à distância para entender as condições do retorno ao ensino presencial. O estudo foi feito a partir de uma pesquisa qualitativa com seis estudantes de graduação por meio de entrevistas semiestruturadas. Utilizando do método de Análise de Conteúdo proposto por Bardin para analisar os dados, três categorias foram evidenciadas como objeto de avaliação em relação à saúde mental: Rotina, Convivência e Mobilidade. Pode-se concluir que a mudança drástica de rotina na troca dos ensino presencial e à distância, a falta de convivência com colegas e professores e a dificuldade em se locomover até a instituição de ensino são fatores para o desenvolvimento de ansiedade e estressores nos estudantes. |
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