A perspectiva sócio-construtivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722001000100007 |
Resumo: | O artigo aborda o sócio- construtivismo como sistema e seus principais pressupostos, e sua relação com práticas educativas, com a função da escola e do educador. A partir de diretrizes mais gerais, explicita a fundamentação para a proposição de trabalho pedagógico junto à criança na pré-escola, onde o brincar deve ser considerado um componente curricular essencial. |
id |
PUC_RIO-24_92e946494c20a0e2ef856729619eaab4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-73722001000100007 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-24 |
network_name_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A perspectiva sócio-construtivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escolasócio-construtivismoVygotskymediação na construção do conhecimentoO artigo aborda o sócio- construtivismo como sistema e seus principais pressupostos, e sua relação com práticas educativas, com a função da escola e do educador. A partir de diretrizes mais gerais, explicita a fundamentação para a proposição de trabalho pedagógico junto à criança na pré-escola, onde o brincar deve ser considerado um componente curricular essencial.Universidade Estadual de Maringá2001-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722001000100007Psicologia em Estudo v.6 n.1 2001reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722001000100007info:eu-repo/semantics/openAccessBoiko,Vanessa Alessandra ThomazZamberlan,Maria Aparecida Trevisanpor2011-02-07T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722001000100007Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2011-02-07T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A perspectiva sócio-construtivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola |
title |
A perspectiva sócio-construtivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola |
spellingShingle |
A perspectiva sócio-construtivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola Boiko,Vanessa Alessandra Thomaz sócio-construtivismo Vygotsky mediação na construção do conhecimento |
title_short |
A perspectiva sócio-construtivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola |
title_full |
A perspectiva sócio-construtivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola |
title_fullStr |
A perspectiva sócio-construtivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola |
title_full_unstemmed |
A perspectiva sócio-construtivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola |
title_sort |
A perspectiva sócio-construtivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola |
author |
Boiko,Vanessa Alessandra Thomaz |
author_facet |
Boiko,Vanessa Alessandra Thomaz Zamberlan,Maria Aparecida Trevisan |
author_role |
author |
author2 |
Zamberlan,Maria Aparecida Trevisan |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boiko,Vanessa Alessandra Thomaz Zamberlan,Maria Aparecida Trevisan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sócio-construtivismo Vygotsky mediação na construção do conhecimento |
topic |
sócio-construtivismo Vygotsky mediação na construção do conhecimento |
description |
O artigo aborda o sócio- construtivismo como sistema e seus principais pressupostos, e sua relação com práticas educativas, com a função da escola e do educador. A partir de diretrizes mais gerais, explicita a fundamentação para a proposição de trabalho pedagógico junto à criança na pré-escola, onde o brincar deve ser considerado um componente curricular essencial. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722001000100007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722001000100007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-73722001000100007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo v.6 n.1 2001 reponame:Psicologia em Estudo (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
collection |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsi@uem.br |
_version_ |
1752127902972903424 |