A história infantil como recurso na compreensão do processo saúde-doença pela criança com HIV
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/85371 |
Resumo: | O estudo analisou como uma história infantil, contendo questões relacionadas à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, contribui para a compreensão do processo saúde-doença pela criança com o Vírus da Imunodeficiência Humana. Foi realizado, em Porto Alegre, RS, entre maio e dezembro de 2011. Participaram cinco crianças, com idades entre sete e nove anos, e seus cuidadores. Utilizou-se grupo focal e entrevista, e os dados foram submetidos à análise temática de conteúdo. Emergiram duas categorias: Identificação com a história e a relação com o processo saúde-doença e Compreensão da história e do processo saúde-doença. Os resultados demonstraram que a história infantil é um recurso para conversar com as crianças sobre o processo saúde-doença sem revelar o diagnóstico, levando a uma compreensão de si e do tratamento. Considera-se que esse recurso pode ser uma estratégia para auxiliar os cuidadores e profissionais da saúde a iniciar o processo de revelação do diagnóstico. |
id |
UFRGS-2_c75810c284fcc5d0cfdd192f31e79fc6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85371 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Brondani, Jeanine PortoPedro, Eva Néri Rubim2014-01-08T01:52:46Z20130102-6933http://hdl.handle.net/10183/85371000878979O estudo analisou como uma história infantil, contendo questões relacionadas à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, contribui para a compreensão do processo saúde-doença pela criança com o Vírus da Imunodeficiência Humana. Foi realizado, em Porto Alegre, RS, entre maio e dezembro de 2011. Participaram cinco crianças, com idades entre sete e nove anos, e seus cuidadores. Utilizou-se grupo focal e entrevista, e os dados foram submetidos à análise temática de conteúdo. Emergiram duas categorias: Identificação com a história e a relação com o processo saúde-doença e Compreensão da história e do processo saúde-doença. Os resultados demonstraram que a história infantil é um recurso para conversar com as crianças sobre o processo saúde-doença sem revelar o diagnóstico, levando a uma compreensão de si e do tratamento. Considera-se que esse recurso pode ser uma estratégia para auxiliar os cuidadores e profissionais da saúde a iniciar o processo de revelação do diagnóstico.This study analyzed how a story for children related to AIDS contributed to the understanding of the health-disease process of children with HIV. It was conducted at the Pediatric Clinic in Porto Alegre/RS from May to December 2011. The participants were five children aged between seven and nine years and their caregivers. The data were collected by a focal group through interviews and submitted to thematic content analysis. Two categories were found: identification with the story, relationship with the health-disease process, understanding of the story, and the health-disease process. The results demonstrated that stories for children are resources to talk about the health-disease process with children without revealing the diagnosis, leading them to understand their situation and the importance of treatment. We considered that this resource may be a strategy to help the caregivers and health professionals to initiate the process of revelation of diagnosis.El estudio analizó cómo el cuento infantil con cuestiones sobre el SIDA contribuye a la comprensión del proceso salud-enfermedad por el niño con VIH. Fue realizado en clínica pediátrica de Porto Alegre/RS, de mayo a diciembre de 2011. Participaron cinco niños entre siete y nueve años y sus cuidadores. Los datos fueran recogidos en grupo focal y entrevista y analizados por medio del análisis temático de contenido. Emergieron dos categorías: La identificación con la historia y la relación con el proceso salud-enfermedad; y La comprensión de la historia y del proceso salud-enfermedad. Los resultados demostraron que el cuento infantil es un recurso para hablar con niños sobre el proceso salud-enfermedad, sin revelar el diagnóstico, llevándolos a una comprensión de su situación y la importancia del tratamiento. Consideramos que ese recurso puede ser una estrategia para ayudar a cuidadores y a profesionales de salud para iniciar el proceso de revelación.application/pdfporRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 34, n. 1 (2013), p. 14-21HIVCriançaContação de históriasSíndrome da imunodeficiência adquirida : CriançaNursingChildJuvenile literatureEnfermeríaNiñoVIHLiteratura infanto-juvenilA história infantil como recurso na compreensão do processo saúde-doença pela criança com HIVEl cuento infantil como recurso en la comprensión del proceso salud-enfermedad por niños con HIV A story for children to help children with HIV understand the health-disease process info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000878979.pdf000878979.pdfTexto completoapplication/pdf111958http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85371/1/000878979.pdf31548a69c7ae2fd6b109ecccc984fb10MD51TEXT000878979.pdf.txt000878979.pdf.txtExtracted Texttext/plain33686http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85371/2/000878979.pdf.txtc918d9f6bf9d23af6efc2df0d285104bMD52THUMBNAIL000878979.pdf.jpg000878979.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2006http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85371/3/000878979.pdf.jpg2656f3930e20d89726c0b5896f1469a3MD5310183/853712018-10-23 09:03:54.945oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85371Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:03:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A história infantil como recurso na compreensão do processo saúde-doença pela criança com HIV |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
El cuento infantil como recurso en la comprensión del proceso salud-enfermedad por niños con HIV |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
A story for children to help children with HIV understand the health-disease process |
title |
A história infantil como recurso na compreensão do processo saúde-doença pela criança com HIV |
spellingShingle |
A história infantil como recurso na compreensão do processo saúde-doença pela criança com HIV Brondani, Jeanine Porto HIV Criança Contação de histórias Síndrome da imunodeficiência adquirida : Criança Nursing Child Juvenile literature Enfermería Niño VIH Literatura infanto-juvenil |
title_short |
A história infantil como recurso na compreensão do processo saúde-doença pela criança com HIV |
title_full |
A história infantil como recurso na compreensão do processo saúde-doença pela criança com HIV |
title_fullStr |
A história infantil como recurso na compreensão do processo saúde-doença pela criança com HIV |
title_full_unstemmed |
A história infantil como recurso na compreensão do processo saúde-doença pela criança com HIV |
title_sort |
A história infantil como recurso na compreensão do processo saúde-doença pela criança com HIV |
author |
Brondani, Jeanine Porto |
author_facet |
Brondani, Jeanine Porto Pedro, Eva Néri Rubim |
author_role |
author |
author2 |
Pedro, Eva Néri Rubim |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brondani, Jeanine Porto Pedro, Eva Néri Rubim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
HIV Criança Contação de histórias Síndrome da imunodeficiência adquirida : Criança |
topic |
HIV Criança Contação de histórias Síndrome da imunodeficiência adquirida : Criança Nursing Child Juvenile literature Enfermería Niño VIH Literatura infanto-juvenil |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Nursing Child Juvenile literature |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Enfermería Niño VIH Literatura infanto-juvenil |
description |
O estudo analisou como uma história infantil, contendo questões relacionadas à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, contribui para a compreensão do processo saúde-doença pela criança com o Vírus da Imunodeficiência Humana. Foi realizado, em Porto Alegre, RS, entre maio e dezembro de 2011. Participaram cinco crianças, com idades entre sete e nove anos, e seus cuidadores. Utilizou-se grupo focal e entrevista, e os dados foram submetidos à análise temática de conteúdo. Emergiram duas categorias: Identificação com a história e a relação com o processo saúde-doença e Compreensão da história e do processo saúde-doença. Os resultados demonstraram que a história infantil é um recurso para conversar com as crianças sobre o processo saúde-doença sem revelar o diagnóstico, levando a uma compreensão de si e do tratamento. Considera-se que esse recurso pode ser uma estratégia para auxiliar os cuidadores e profissionais da saúde a iniciar o processo de revelação do diagnóstico. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-01-08T01:52:46Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/85371 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-6933 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000878979 |
identifier_str_mv |
0102-6933 000878979 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/85371 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 34, n. 1 (2013), p. 14-21 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85371/1/000878979.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85371/2/000878979.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85371/3/000878979.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
31548a69c7ae2fd6b109ecccc984fb10 c918d9f6bf9d23af6efc2df0d285104b 2656f3930e20d89726c0b5896f1469a3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224817644404736 |