Design cenográfico, percepção ambiental e comunicação da galeria Melissa: uma análise da fachada da loja conceito na cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Danielle Menezes Junqueira da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200615
Resumo: Este trabalho se propõe a analisar como a Galeria Melissa São Paulo é capaz de construir uma experiência de marca para o consumidor a partir de uma visão da percepção ambiental. A pesquisa de abordagem exploratória, cruza os conhecimentos de marketing, branding sensorial e de gestão de marca, alavancados pela tecnologia que envolve a Cultura da Convergência, aos conceitos da linguagem cenográfica e percepção ambiental para analisar os aspectos cenográficos de três fachadas da loja que foram selecionadas. A partir desse estudo, é possível compreender melhor como podem ocorrer as percepções ambientais humanas, refletir sobre a potencialidade e a importância da produção de sentido da cenografia, bem como a relevância da concepção de um espaço como fator de experiência de marca na Publicidade e Propaganda. Assim, evidencia-se também que a posição da Publicidade como agente cultural da sociedade estimula a estratégia mercadológica a estar sempre em constante mudança, centrando-se na figura humana e adaptando-se ao mundo contemporâneo que se apresenta sempre com novos anseios, descobertas e evoluções.
id UFRGS-2_c78f4d2ffa76cade64dc071bdd4e5717
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200615
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Danielle Menezes Junqueira daKowarick, Adriana Coelho Borges2019-10-12T03:53:58Z2019http://hdl.handle.net/10183/200615001102093Este trabalho se propõe a analisar como a Galeria Melissa São Paulo é capaz de construir uma experiência de marca para o consumidor a partir de uma visão da percepção ambiental. A pesquisa de abordagem exploratória, cruza os conhecimentos de marketing, branding sensorial e de gestão de marca, alavancados pela tecnologia que envolve a Cultura da Convergência, aos conceitos da linguagem cenográfica e percepção ambiental para analisar os aspectos cenográficos de três fachadas da loja que foram selecionadas. A partir desse estudo, é possível compreender melhor como podem ocorrer as percepções ambientais humanas, refletir sobre a potencialidade e a importância da produção de sentido da cenografia, bem como a relevância da concepção de um espaço como fator de experiência de marca na Publicidade e Propaganda. Assim, evidencia-se também que a posição da Publicidade como agente cultural da sociedade estimula a estratégia mercadológica a estar sempre em constante mudança, centrando-se na figura humana e adaptando-se ao mundo contemporâneo que se apresenta sempre com novos anseios, descobertas e evoluções.This work aims to analyze how the Galeria Melissa São Paulo can build a brand experience for the consumer based on environmental perception. The research exploratory approach crosses the knowledge of marketing, sensorial branding and brand management, leveraged by the technology that involves the Convergence Culture, the concepts of scenographic language and studies of environmental perception to analyze the scenographic aspects of three facades that were selected. From this study, it is possible to understand how human-environmental perceptions occur, to reflect, then, about the potentiality and the importance of the communicative sense of scenography, as well as the relevance of the design of space as a factor of brand experience in Advertising. So, it is also evident that the position of Advertising as a cultural agent of society stimulates the marketing strategy to be constantly changing, focusing on the human figure and adapting to the contemporary world that always presents itself with new yearnings, discoveries, and evolution.application/pdfporGestão de marcasMelissa (Marca)MarketingMelissaSensory MarketingEnvironmental PerceptionScenographyDesign cenográfico, percepção ambiental e comunicação da galeria Melissa: uma análise da fachada da loja conceito na cidade de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102093.pdf.txt001102093.pdf.txtExtracted Texttext/plain111958http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200615/2/001102093.pdf.txt457896622d715c0fcaa0b7eb3862ab2bMD52ORIGINAL001102093.pdfTexto completoapplication/pdf776153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200615/1/001102093.pdf303170676202b2760be4557a1393167eMD5110183/2006152019-10-13 03:50:36.81194oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200615Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-13T06:50:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Design cenográfico, percepção ambiental e comunicação da galeria Melissa: uma análise da fachada da loja conceito na cidade de São Paulo
title Design cenográfico, percepção ambiental e comunicação da galeria Melissa: uma análise da fachada da loja conceito na cidade de São Paulo
spellingShingle Design cenográfico, percepção ambiental e comunicação da galeria Melissa: uma análise da fachada da loja conceito na cidade de São Paulo
Silva, Danielle Menezes Junqueira da
Gestão de marcas
Melissa (Marca)
Marketing
Melissa
Sensory Marketing
Environmental Perception
Scenography
title_short Design cenográfico, percepção ambiental e comunicação da galeria Melissa: uma análise da fachada da loja conceito na cidade de São Paulo
title_full Design cenográfico, percepção ambiental e comunicação da galeria Melissa: uma análise da fachada da loja conceito na cidade de São Paulo
title_fullStr Design cenográfico, percepção ambiental e comunicação da galeria Melissa: uma análise da fachada da loja conceito na cidade de São Paulo
title_full_unstemmed Design cenográfico, percepção ambiental e comunicação da galeria Melissa: uma análise da fachada da loja conceito na cidade de São Paulo
title_sort Design cenográfico, percepção ambiental e comunicação da galeria Melissa: uma análise da fachada da loja conceito na cidade de São Paulo
author Silva, Danielle Menezes Junqueira da
author_facet Silva, Danielle Menezes Junqueira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Danielle Menezes Junqueira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kowarick, Adriana Coelho Borges
contributor_str_mv Kowarick, Adriana Coelho Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de marcas
Melissa (Marca)
Marketing
topic Gestão de marcas
Melissa (Marca)
Marketing
Melissa
Sensory Marketing
Environmental Perception
Scenography
dc.subject.eng.fl_str_mv Melissa
Sensory Marketing
Environmental Perception
Scenography
description Este trabalho se propõe a analisar como a Galeria Melissa São Paulo é capaz de construir uma experiência de marca para o consumidor a partir de uma visão da percepção ambiental. A pesquisa de abordagem exploratória, cruza os conhecimentos de marketing, branding sensorial e de gestão de marca, alavancados pela tecnologia que envolve a Cultura da Convergência, aos conceitos da linguagem cenográfica e percepção ambiental para analisar os aspectos cenográficos de três fachadas da loja que foram selecionadas. A partir desse estudo, é possível compreender melhor como podem ocorrer as percepções ambientais humanas, refletir sobre a potencialidade e a importância da produção de sentido da cenografia, bem como a relevância da concepção de um espaço como fator de experiência de marca na Publicidade e Propaganda. Assim, evidencia-se também que a posição da Publicidade como agente cultural da sociedade estimula a estratégia mercadológica a estar sempre em constante mudança, centrando-se na figura humana e adaptando-se ao mundo contemporâneo que se apresenta sempre com novos anseios, descobertas e evoluções.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-12T03:53:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200615
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001102093
url http://hdl.handle.net/10183/200615
identifier_str_mv 001102093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200615/2/001102093.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200615/1/001102093.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 457896622d715c0fcaa0b7eb3862ab2b
303170676202b2760be4557a1393167e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224585118482432