Levantamento da utilização dos laboratórios de informática no ambiente escolar da rede municipal de ensino do município de Santa Maria/RS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Michelle Bicalho
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141392
Resumo: O presente Trabalho Final de Especialização em Mídias na Educação foi produzido com base na pesquisa desenvolvida na rede municipal de ensino, município de Santa Maria/RS, junto aos professores-coordenadores dos laboratórios de informática, sobre o uso deste espaço escolar e sua contribuição quanto à inserção de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. A temática abordada envolve as estratégias da infoinclusão no município, a partir dos projetos propostos pelo Governo Federal, mais propriamente a inclusão digital no espaço escolar através dos laboratórios de informática. Deste modo, tem como objeto propiciar uma reflexão acerca da importância do espaço escolar na educação digital voltada à inclusão social, enfatizando a utilização dos meios tecnológicos como mais uma possibilidade de suporte metodológico. No decorrer do estudo, buscou-se explicitar como as Tecnologias da Informação e Comunicação vêm se inserindo no meio escolar, apresentando a realidade vivenciada pelo município de Santa Maria/RS, ressaltando conquistas e apontando pontos a melhorar, nessa trajetória. Percebe-se que muito já se conquistou na caminhada da infoinclusão escolar, mas, por outro lado, ainda se tem muito a fazer. É indiscutível a importância de continuar investindo nessa área, contando com a colaboração dos multiplicadores, os quais estão capacitados a oferecer aos docentes e discentes alternativas de pesquisas e acesso a essas novas tecnologias.
id UFRGS-2_c8072d1cd82cf1643c7c8ab938078dd8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141392
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Antunes, Michelle BicalhoAlonso, Cleuza Maria Maximino Carvalho2016-05-20T02:10:16Z2010http://hdl.handle.net/10183/141392000990970O presente Trabalho Final de Especialização em Mídias na Educação foi produzido com base na pesquisa desenvolvida na rede municipal de ensino, município de Santa Maria/RS, junto aos professores-coordenadores dos laboratórios de informática, sobre o uso deste espaço escolar e sua contribuição quanto à inserção de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. A temática abordada envolve as estratégias da infoinclusão no município, a partir dos projetos propostos pelo Governo Federal, mais propriamente a inclusão digital no espaço escolar através dos laboratórios de informática. Deste modo, tem como objeto propiciar uma reflexão acerca da importância do espaço escolar na educação digital voltada à inclusão social, enfatizando a utilização dos meios tecnológicos como mais uma possibilidade de suporte metodológico. No decorrer do estudo, buscou-se explicitar como as Tecnologias da Informação e Comunicação vêm se inserindo no meio escolar, apresentando a realidade vivenciada pelo município de Santa Maria/RS, ressaltando conquistas e apontando pontos a melhorar, nessa trajetória. Percebe-se que muito já se conquistou na caminhada da infoinclusão escolar, mas, por outro lado, ainda se tem muito a fazer. É indiscutível a importância de continuar investindo nessa área, contando com a colaboração dos multiplicadores, os quais estão capacitados a oferecer aos docentes e discentes alternativas de pesquisas e acesso a essas novas tecnologias.This Final Work Specialization in Media in Education was created based on research developed in the municipal school, Santa Maria/RS, with the teacher-coordinators of computer labs on the use of school space and its contribution towards the introduction of New Information and Communication Technologies. The selected theme involves the strategies of infoinclusion in the city, from the projects proposed by the Federal Government, more specifically to digital inclusion through the school computer labs. Thus, the object is to provide a reflection on the importance of education in the school focused on digital inclusion, emphasizing the use of technology as another means of methodological support. During the study, were attempted to explain how the Information Technology and Communication are inserting themselves in the school, presenting the reality faced by the municipality of Santa Maria/RS, highlighting achievements and pointing out things to improve on that path. It is noticed that much has been achieved on the Walk of infoinclusion school, but on the other hand, still has much to do. It is undeniably important to continue investing in this area, with the collaboration of the multipliers, which are able to offer alternatives to students and faculty research and access to these new technologies.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Laboratório de informáticaFormação de professoresInformation technology and communicationDigital inclusion schoolNational programme for information technology in education (ProInfo)Levantamento da utilização dos laboratórios de informática no ambiente escolar da rede municipal de ensino do município de Santa Maria/RS.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990970.pdf000990970.pdfTexto completoapplication/pdf372310http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141392/1/000990970.pdfb073b7ad79dfffea496da1d990b949b8MD51TEXT000990970.pdf.txt000990970.pdf.txtExtracted Texttext/plain64958http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141392/2/000990970.pdf.txtbbbc9487ed984d8ec5601294891a953bMD52THUMBNAIL000990970.pdf.jpg000990970.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1584http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141392/3/000990970.pdf.jpg718d68517882a9c19bcd775b82d61fa8MD5310183/1413922018-10-25 10:03:57.542oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141392Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Levantamento da utilização dos laboratórios de informática no ambiente escolar da rede municipal de ensino do município de Santa Maria/RS.
title Levantamento da utilização dos laboratórios de informática no ambiente escolar da rede municipal de ensino do município de Santa Maria/RS.
spellingShingle Levantamento da utilização dos laboratórios de informática no ambiente escolar da rede municipal de ensino do município de Santa Maria/RS.
Antunes, Michelle Bicalho
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Laboratório de informática
Formação de professores
Information technology and communication
Digital inclusion school
National programme for information technology in education (ProInfo)
title_short Levantamento da utilização dos laboratórios de informática no ambiente escolar da rede municipal de ensino do município de Santa Maria/RS.
title_full Levantamento da utilização dos laboratórios de informática no ambiente escolar da rede municipal de ensino do município de Santa Maria/RS.
title_fullStr Levantamento da utilização dos laboratórios de informática no ambiente escolar da rede municipal de ensino do município de Santa Maria/RS.
title_full_unstemmed Levantamento da utilização dos laboratórios de informática no ambiente escolar da rede municipal de ensino do município de Santa Maria/RS.
title_sort Levantamento da utilização dos laboratórios de informática no ambiente escolar da rede municipal de ensino do município de Santa Maria/RS.
author Antunes, Michelle Bicalho
author_facet Antunes, Michelle Bicalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Michelle Bicalho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alonso, Cleuza Maria Maximino Carvalho
contributor_str_mv Alonso, Cleuza Maria Maximino Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Laboratório de informática
Formação de professores
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Laboratório de informática
Formação de professores
Information technology and communication
Digital inclusion school
National programme for information technology in education (ProInfo)
dc.subject.eng.fl_str_mv Information technology and communication
Digital inclusion school
National programme for information technology in education (ProInfo)
description O presente Trabalho Final de Especialização em Mídias na Educação foi produzido com base na pesquisa desenvolvida na rede municipal de ensino, município de Santa Maria/RS, junto aos professores-coordenadores dos laboratórios de informática, sobre o uso deste espaço escolar e sua contribuição quanto à inserção de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. A temática abordada envolve as estratégias da infoinclusão no município, a partir dos projetos propostos pelo Governo Federal, mais propriamente a inclusão digital no espaço escolar através dos laboratórios de informática. Deste modo, tem como objeto propiciar uma reflexão acerca da importância do espaço escolar na educação digital voltada à inclusão social, enfatizando a utilização dos meios tecnológicos como mais uma possibilidade de suporte metodológico. No decorrer do estudo, buscou-se explicitar como as Tecnologias da Informação e Comunicação vêm se inserindo no meio escolar, apresentando a realidade vivenciada pelo município de Santa Maria/RS, ressaltando conquistas e apontando pontos a melhorar, nessa trajetória. Percebe-se que muito já se conquistou na caminhada da infoinclusão escolar, mas, por outro lado, ainda se tem muito a fazer. É indiscutível a importância de continuar investindo nessa área, contando com a colaboração dos multiplicadores, os quais estão capacitados a oferecer aos docentes e discentes alternativas de pesquisas e acesso a essas novas tecnologias.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-20T02:10:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141392
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000990970
url http://hdl.handle.net/10183/141392
identifier_str_mv 000990970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141392/1/000990970.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141392/2/000990970.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141392/3/000990970.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b073b7ad79dfffea496da1d990b949b8
bbbc9487ed984d8ec5601294891a953b
718d68517882a9c19bcd775b82d61fa8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224509337894912