Levantamento da utilização dos laboratórios de informática no ambiente escolar da rede municipal de ensino do município de Santa Maria/RS.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141392 |
Resumo: | O presente Trabalho Final de Especialização em Mídias na Educação foi produzido com base na pesquisa desenvolvida na rede municipal de ensino, município de Santa Maria/RS, junto aos professores-coordenadores dos laboratórios de informática, sobre o uso deste espaço escolar e sua contribuição quanto à inserção de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. A temática abordada envolve as estratégias da infoinclusão no município, a partir dos projetos propostos pelo Governo Federal, mais propriamente a inclusão digital no espaço escolar através dos laboratórios de informática. Deste modo, tem como objeto propiciar uma reflexão acerca da importância do espaço escolar na educação digital voltada à inclusão social, enfatizando a utilização dos meios tecnológicos como mais uma possibilidade de suporte metodológico. No decorrer do estudo, buscou-se explicitar como as Tecnologias da Informação e Comunicação vêm se inserindo no meio escolar, apresentando a realidade vivenciada pelo município de Santa Maria/RS, ressaltando conquistas e apontando pontos a melhorar, nessa trajetória. Percebe-se que muito já se conquistou na caminhada da infoinclusão escolar, mas, por outro lado, ainda se tem muito a fazer. É indiscutível a importância de continuar investindo nessa área, contando com a colaboração dos multiplicadores, os quais estão capacitados a oferecer aos docentes e discentes alternativas de pesquisas e acesso a essas novas tecnologias. |
id |
UFRGS-2_c8072d1cd82cf1643c7c8ab938078dd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141392 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Antunes, Michelle BicalhoAlonso, Cleuza Maria Maximino Carvalho2016-05-20T02:10:16Z2010http://hdl.handle.net/10183/141392000990970O presente Trabalho Final de Especialização em Mídias na Educação foi produzido com base na pesquisa desenvolvida na rede municipal de ensino, município de Santa Maria/RS, junto aos professores-coordenadores dos laboratórios de informática, sobre o uso deste espaço escolar e sua contribuição quanto à inserção de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. A temática abordada envolve as estratégias da infoinclusão no município, a partir dos projetos propostos pelo Governo Federal, mais propriamente a inclusão digital no espaço escolar através dos laboratórios de informática. Deste modo, tem como objeto propiciar uma reflexão acerca da importância do espaço escolar na educação digital voltada à inclusão social, enfatizando a utilização dos meios tecnológicos como mais uma possibilidade de suporte metodológico. No decorrer do estudo, buscou-se explicitar como as Tecnologias da Informação e Comunicação vêm se inserindo no meio escolar, apresentando a realidade vivenciada pelo município de Santa Maria/RS, ressaltando conquistas e apontando pontos a melhorar, nessa trajetória. Percebe-se que muito já se conquistou na caminhada da infoinclusão escolar, mas, por outro lado, ainda se tem muito a fazer. É indiscutível a importância de continuar investindo nessa área, contando com a colaboração dos multiplicadores, os quais estão capacitados a oferecer aos docentes e discentes alternativas de pesquisas e acesso a essas novas tecnologias.This Final Work Specialization in Media in Education was created based on research developed in the municipal school, Santa Maria/RS, with the teacher-coordinators of computer labs on the use of school space and its contribution towards the introduction of New Information and Communication Technologies. The selected theme involves the strategies of infoinclusion in the city, from the projects proposed by the Federal Government, more specifically to digital inclusion through the school computer labs. Thus, the object is to provide a reflection on the importance of education in the school focused on digital inclusion, emphasizing the use of technology as another means of methodological support. During the study, were attempted to explain how the Information Technology and Communication are inserting themselves in the school, presenting the reality faced by the municipality of Santa Maria/RS, highlighting achievements and pointing out things to improve on that path. It is noticed that much has been achieved on the Walk of infoinclusion school, but on the other hand, still has much to do. It is undeniably important to continue investing in this area, with the collaboration of the multipliers, which are able to offer alternatives to students and faculty research and access to these new technologies.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Laboratório de informáticaFormação de professoresInformation technology and communicationDigital inclusion schoolNational programme for information technology in education (ProInfo)Levantamento da utilização dos laboratórios de informática no ambiente escolar da rede municipal de ensino do município de Santa Maria/RS.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990970.pdf000990970.pdfTexto completoapplication/pdf372310http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141392/1/000990970.pdfb073b7ad79dfffea496da1d990b949b8MD51TEXT000990970.pdf.txt000990970.pdf.txtExtracted Texttext/plain64958http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141392/2/000990970.pdf.txtbbbc9487ed984d8ec5601294891a953bMD52THUMBNAIL000990970.pdf.jpg000990970.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1584http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141392/3/000990970.pdf.jpg718d68517882a9c19bcd775b82d61fa8MD5310183/1413922018-10-25 10:03:57.542oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141392Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Levantamento da utilização dos laboratórios de informática no ambiente escolar da rede municipal de ensino do município de Santa Maria/RS. |
title |
Levantamento da utilização dos laboratórios de informática no ambiente escolar da rede municipal de ensino do município de Santa Maria/RS. |
spellingShingle |
Levantamento da utilização dos laboratórios de informática no ambiente escolar da rede municipal de ensino do município de Santa Maria/RS. Antunes, Michelle Bicalho Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Laboratório de informática Formação de professores Information technology and communication Digital inclusion school National programme for information technology in education (ProInfo) |
title_short |
Levantamento da utilização dos laboratórios de informática no ambiente escolar da rede municipal de ensino do município de Santa Maria/RS. |
title_full |
Levantamento da utilização dos laboratórios de informática no ambiente escolar da rede municipal de ensino do município de Santa Maria/RS. |
title_fullStr |
Levantamento da utilização dos laboratórios de informática no ambiente escolar da rede municipal de ensino do município de Santa Maria/RS. |
title_full_unstemmed |
Levantamento da utilização dos laboratórios de informática no ambiente escolar da rede municipal de ensino do município de Santa Maria/RS. |
title_sort |
Levantamento da utilização dos laboratórios de informática no ambiente escolar da rede municipal de ensino do município de Santa Maria/RS. |
author |
Antunes, Michelle Bicalho |
author_facet |
Antunes, Michelle Bicalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Michelle Bicalho |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alonso, Cleuza Maria Maximino Carvalho |
contributor_str_mv |
Alonso, Cleuza Maria Maximino Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Laboratório de informática Formação de professores |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Laboratório de informática Formação de professores Information technology and communication Digital inclusion school National programme for information technology in education (ProInfo) |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Information technology and communication Digital inclusion school National programme for information technology in education (ProInfo) |
description |
O presente Trabalho Final de Especialização em Mídias na Educação foi produzido com base na pesquisa desenvolvida na rede municipal de ensino, município de Santa Maria/RS, junto aos professores-coordenadores dos laboratórios de informática, sobre o uso deste espaço escolar e sua contribuição quanto à inserção de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. A temática abordada envolve as estratégias da infoinclusão no município, a partir dos projetos propostos pelo Governo Federal, mais propriamente a inclusão digital no espaço escolar através dos laboratórios de informática. Deste modo, tem como objeto propiciar uma reflexão acerca da importância do espaço escolar na educação digital voltada à inclusão social, enfatizando a utilização dos meios tecnológicos como mais uma possibilidade de suporte metodológico. No decorrer do estudo, buscou-se explicitar como as Tecnologias da Informação e Comunicação vêm se inserindo no meio escolar, apresentando a realidade vivenciada pelo município de Santa Maria/RS, ressaltando conquistas e apontando pontos a melhorar, nessa trajetória. Percebe-se que muito já se conquistou na caminhada da infoinclusão escolar, mas, por outro lado, ainda se tem muito a fazer. É indiscutível a importância de continuar investindo nessa área, contando com a colaboração dos multiplicadores, os quais estão capacitados a oferecer aos docentes e discentes alternativas de pesquisas e acesso a essas novas tecnologias. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-20T02:10:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141392 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000990970 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141392 |
identifier_str_mv |
000990970 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141392/1/000990970.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141392/2/000990970.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141392/3/000990970.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b073b7ad79dfffea496da1d990b949b8 bbbc9487ed984d8ec5601294891a953b 718d68517882a9c19bcd775b82d61fa8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224509337894912 |