Notas de campo : percursos éticos e metodológicos em uma pesquisa com crianças na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/220776 |
Resumo: | O artigo, a partir do campo dos Estudos Sociais da Infância, tem como objetivo discutir desafios éticos e metodológicos implicados na realização de uma pesquisa com crianças. Metodologicamente, tomam-se como materialidade investigativa as notas de campo de uma pesquisa de Mestrado. Para tanto, é realizada uma análise textual das notas de campo, no sentido de ilustrar o processo de geração dos dados e a elaboração do relatório final. Desse modo, são apresentadas considerações sobre as orientações legais a respeito da pesquisa com crianças e um panorama sobre os Estudos Sociais da Infância e suas contribuições para a discussão ética. Ademais, é apresentada uma análise sobre a participação das crianças na pesquisa enquanto parte do processo investigativo. Por fim, nas conclusões, defende-se a necessidade de que os pesquisadores compreendam as produções das crianças, não apenas como objeto de confirmação de suas premissas teóricas, mas como constituintes de reflexões. |
id |
UFRGS-2_c83212bf3eb774884ab4835cc259f55c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220776 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, SandroCarvalho, Rodrigo Saballa de2021-05-13T04:25:21Z20202358-8322http://hdl.handle.net/10183/220776001123048O artigo, a partir do campo dos Estudos Sociais da Infância, tem como objetivo discutir desafios éticos e metodológicos implicados na realização de uma pesquisa com crianças. Metodologicamente, tomam-se como materialidade investigativa as notas de campo de uma pesquisa de Mestrado. Para tanto, é realizada uma análise textual das notas de campo, no sentido de ilustrar o processo de geração dos dados e a elaboração do relatório final. Desse modo, são apresentadas considerações sobre as orientações legais a respeito da pesquisa com crianças e um panorama sobre os Estudos Sociais da Infância e suas contribuições para a discussão ética. Ademais, é apresentada uma análise sobre a participação das crianças na pesquisa enquanto parte do processo investigativo. Por fim, nas conclusões, defende-se a necessidade de que os pesquisadores compreendam as produções das crianças, não apenas como objeto de confirmação de suas premissas teóricas, mas como constituintes de reflexões.The article, based on the field of Social Studies of Childhood, aims to discuss ethical and methodological challenges involved in conducting research with children. Methodologically, we take as investigative materials the field notes of a Masters’ research. A textual analysis of the field notes is then performed to illustrate the data generation process and the preparation of the final report. Thus, we present considerations on the legal guidelines regarding research with children and an overview on the Social Studies of Childhood and their contributions to the ethical discussion. In addition, an analysis of the children’s participation in the research as part of the investigative process is presented. Finally, as final remarks, we advocate the need for researchers to understand children’s productions, not only as an object of confirmation of their theoretical premises, but as constituents of reflections.application/pdfporRevista Humanidades & Inovação. Palmas-Tocantins, 2020. Vol. 7, n. 28 (dez. 2020), p. 159-175Educação infantilPesquisa educacionalEstudos sociaisInfânciaÉticaEthicsResearch with childrenEarly Childhood EducationSocial Studies of ChildhoodNotas de campo : percursos éticos e metodológicos em uma pesquisa com crianças na educação infantilField notes : ethical and methodological pathways in a research with children in early childhood educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123048.pdf.txt001123048.pdf.txtExtracted Texttext/plain66943http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220776/2/001123048.pdf.txtc2c56837ba819fc5722f2f7ba6e79b9cMD52ORIGINAL001123048.pdfTexto completoapplication/pdf727786http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220776/1/001123048.pdfa96fb30cfb0adcdac0f32bb0c62f1e2aMD5110183/2207762022-10-16 04:48:47.861439oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220776Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-16T07:48:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Notas de campo : percursos éticos e metodológicos em uma pesquisa com crianças na educação infantil |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Field notes : ethical and methodological pathways in a research with children in early childhood education |
title |
Notas de campo : percursos éticos e metodológicos em uma pesquisa com crianças na educação infantil |
spellingShingle |
Notas de campo : percursos éticos e metodológicos em uma pesquisa com crianças na educação infantil Machado, Sandro Educação infantil Pesquisa educacional Estudos sociais Infância Ética Ethics Research with children Early Childhood Education Social Studies of Childhood |
title_short |
Notas de campo : percursos éticos e metodológicos em uma pesquisa com crianças na educação infantil |
title_full |
Notas de campo : percursos éticos e metodológicos em uma pesquisa com crianças na educação infantil |
title_fullStr |
Notas de campo : percursos éticos e metodológicos em uma pesquisa com crianças na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Notas de campo : percursos éticos e metodológicos em uma pesquisa com crianças na educação infantil |
title_sort |
Notas de campo : percursos éticos e metodológicos em uma pesquisa com crianças na educação infantil |
author |
Machado, Sandro |
author_facet |
Machado, Sandro Carvalho, Rodrigo Saballa de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Rodrigo Saballa de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Sandro Carvalho, Rodrigo Saballa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Pesquisa educacional Estudos sociais Infância Ética |
topic |
Educação infantil Pesquisa educacional Estudos sociais Infância Ética Ethics Research with children Early Childhood Education Social Studies of Childhood |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Ethics Research with children Early Childhood Education Social Studies of Childhood |
description |
O artigo, a partir do campo dos Estudos Sociais da Infância, tem como objetivo discutir desafios éticos e metodológicos implicados na realização de uma pesquisa com crianças. Metodologicamente, tomam-se como materialidade investigativa as notas de campo de uma pesquisa de Mestrado. Para tanto, é realizada uma análise textual das notas de campo, no sentido de ilustrar o processo de geração dos dados e a elaboração do relatório final. Desse modo, são apresentadas considerações sobre as orientações legais a respeito da pesquisa com crianças e um panorama sobre os Estudos Sociais da Infância e suas contribuições para a discussão ética. Ademais, é apresentada uma análise sobre a participação das crianças na pesquisa enquanto parte do processo investigativo. Por fim, nas conclusões, defende-se a necessidade de que os pesquisadores compreendam as produções das crianças, não apenas como objeto de confirmação de suas premissas teóricas, mas como constituintes de reflexões. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-13T04:25:21Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/220776 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2358-8322 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001123048 |
identifier_str_mv |
2358-8322 001123048 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/220776 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Humanidades & Inovação. Palmas-Tocantins, 2020. Vol. 7, n. 28 (dez. 2020), p. 159-175 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220776/2/001123048.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220776/1/001123048.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c2c56837ba819fc5722f2f7ba6e79b9c a96fb30cfb0adcdac0f32bb0c62f1e2a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447740987998208 |