Notas de campo : percursos éticos e metodológicos em uma pesquisa com crianças na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Sandro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carvalho, Rodrigo Saballa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220776
Resumo: O artigo, a partir do campo dos Estudos Sociais da Infância, tem como objetivo discutir desafios éticos e metodológicos implicados na realização de uma pesquisa com crianças. Metodologicamente, tomam-se como materialidade investigativa as notas de campo de uma pesquisa de Mestrado. Para tanto, é realizada uma análise textual das notas de campo, no sentido de ilustrar o processo de geração dos dados e a elaboração do relatório final. Desse modo, são apresentadas considerações sobre as orientações legais a respeito da pesquisa com crianças e um panorama sobre os Estudos Sociais da Infância e suas contribuições para a discussão ética. Ademais, é apresentada uma análise sobre a participação das crianças na pesquisa enquanto parte do processo investigativo. Por fim, nas conclusões, defende-se a necessidade de que os pesquisadores compreendam as produções das crianças, não apenas como objeto de confirmação de suas premissas teóricas, mas como constituintes de reflexões.
id UFRGS-2_c83212bf3eb774884ab4835cc259f55c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220776
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, SandroCarvalho, Rodrigo Saballa de2021-05-13T04:25:21Z20202358-8322http://hdl.handle.net/10183/220776001123048O artigo, a partir do campo dos Estudos Sociais da Infância, tem como objetivo discutir desafios éticos e metodológicos implicados na realização de uma pesquisa com crianças. Metodologicamente, tomam-se como materialidade investigativa as notas de campo de uma pesquisa de Mestrado. Para tanto, é realizada uma análise textual das notas de campo, no sentido de ilustrar o processo de geração dos dados e a elaboração do relatório final. Desse modo, são apresentadas considerações sobre as orientações legais a respeito da pesquisa com crianças e um panorama sobre os Estudos Sociais da Infância e suas contribuições para a discussão ética. Ademais, é apresentada uma análise sobre a participação das crianças na pesquisa enquanto parte do processo investigativo. Por fim, nas conclusões, defende-se a necessidade de que os pesquisadores compreendam as produções das crianças, não apenas como objeto de confirmação de suas premissas teóricas, mas como constituintes de reflexões.The article, based on the field of Social Studies of Childhood, aims to discuss ethical and methodological challenges involved in conducting research with children. Methodologically, we take as investigative materials the field notes of a Masters’ research. A textual analysis of the field notes is then performed to illustrate the data generation process and the preparation of the final report. Thus, we present considerations on the legal guidelines regarding research with children and an overview on the Social Studies of Childhood and their contributions to the ethical discussion. In addition, an analysis of the children’s participation in the research as part of the investigative process is presented. Finally, as final remarks, we advocate the need for researchers to understand children’s productions, not only as an object of confirmation of their theoretical premises, but as constituents of reflections.application/pdfporRevista Humanidades & Inovação. Palmas-Tocantins, 2020. Vol. 7, n. 28 (dez. 2020), p. 159-175Educação infantilPesquisa educacionalEstudos sociaisInfânciaÉticaEthicsResearch with childrenEarly Childhood EducationSocial Studies of ChildhoodNotas de campo : percursos éticos e metodológicos em uma pesquisa com crianças na educação infantilField notes : ethical and methodological pathways in a research with children in early childhood educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123048.pdf.txt001123048.pdf.txtExtracted Texttext/plain66943http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220776/2/001123048.pdf.txtc2c56837ba819fc5722f2f7ba6e79b9cMD52ORIGINAL001123048.pdfTexto completoapplication/pdf727786http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220776/1/001123048.pdfa96fb30cfb0adcdac0f32bb0c62f1e2aMD5110183/2207762022-10-16 04:48:47.861439oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220776Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-16T07:48:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Notas de campo : percursos éticos e metodológicos em uma pesquisa com crianças na educação infantil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Field notes : ethical and methodological pathways in a research with children in early childhood education
title Notas de campo : percursos éticos e metodológicos em uma pesquisa com crianças na educação infantil
spellingShingle Notas de campo : percursos éticos e metodológicos em uma pesquisa com crianças na educação infantil
Machado, Sandro
Educação infantil
Pesquisa educacional
Estudos sociais
Infância
Ética
Ethics
Research with children
Early Childhood Education
Social Studies of Childhood
title_short Notas de campo : percursos éticos e metodológicos em uma pesquisa com crianças na educação infantil
title_full Notas de campo : percursos éticos e metodológicos em uma pesquisa com crianças na educação infantil
title_fullStr Notas de campo : percursos éticos e metodológicos em uma pesquisa com crianças na educação infantil
title_full_unstemmed Notas de campo : percursos éticos e metodológicos em uma pesquisa com crianças na educação infantil
title_sort Notas de campo : percursos éticos e metodológicos em uma pesquisa com crianças na educação infantil
author Machado, Sandro
author_facet Machado, Sandro
Carvalho, Rodrigo Saballa de
author_role author
author2 Carvalho, Rodrigo Saballa de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Sandro
Carvalho, Rodrigo Saballa de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Pesquisa educacional
Estudos sociais
Infância
Ética
topic Educação infantil
Pesquisa educacional
Estudos sociais
Infância
Ética
Ethics
Research with children
Early Childhood Education
Social Studies of Childhood
dc.subject.eng.fl_str_mv Ethics
Research with children
Early Childhood Education
Social Studies of Childhood
description O artigo, a partir do campo dos Estudos Sociais da Infância, tem como objetivo discutir desafios éticos e metodológicos implicados na realização de uma pesquisa com crianças. Metodologicamente, tomam-se como materialidade investigativa as notas de campo de uma pesquisa de Mestrado. Para tanto, é realizada uma análise textual das notas de campo, no sentido de ilustrar o processo de geração dos dados e a elaboração do relatório final. Desse modo, são apresentadas considerações sobre as orientações legais a respeito da pesquisa com crianças e um panorama sobre os Estudos Sociais da Infância e suas contribuições para a discussão ética. Ademais, é apresentada uma análise sobre a participação das crianças na pesquisa enquanto parte do processo investigativo. Por fim, nas conclusões, defende-se a necessidade de que os pesquisadores compreendam as produções das crianças, não apenas como objeto de confirmação de suas premissas teóricas, mas como constituintes de reflexões.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-13T04:25:21Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220776
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2358-8322
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001123048
identifier_str_mv 2358-8322
001123048
url http://hdl.handle.net/10183/220776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Humanidades & Inovação. Palmas-Tocantins, 2020. Vol. 7, n. 28 (dez. 2020), p. 159-175
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220776/2/001123048.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220776/1/001123048.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c2c56837ba819fc5722f2f7ba6e79b9c
a96fb30cfb0adcdac0f32bb0c62f1e2a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447740987998208