Ética na pesquisa com crianças : investimentos teóricos, reflexões e desafios em investigações na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Rodrigo Saballa de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Nathalia Scheuermann dos, Tebaldi, Lisiane Rossatto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256492
Resumo: A partir do campo dos Estudos Sociais da Infância, o artigo é decorrente de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento, cujo objetivo é analisar as discussões éticas presentes em pesquisas com crianças na Educação Infantil. Para tanto, o artigo apresenta uma análise das investigações realizadas no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Estudos sobre Infâncias, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil), no período de 2006 a 2021. A materialidade investigativa é constituída de 32 investigações, sendo 6 teses e 26 dissertações. Para análise do material, foram utilizados procedimentos de análise do conteúdo, os quais possibilitaram definir as seguintes unidades analíticas: contextualização das pesquisas (apresentação do campo de pesquisa e participantes); concepções éticas (discussões sobre concordância das instituições, consentimento livre e esclarecido, assentimentolivre e esclarecido das criançase modos de participação das crianças); reflexividade do pesquisador (informações sobre a entrada em campo, desenvolvimento da investigação, saída do campo e devolutiva da pesquisa). Com as análises, foi possível depreender a imprescindibilidade da discussãodetalhadada pauta ética na pesquisa com crianças; a relevância das discussões metodológicas das pesquisas enquanto escolhas éticas;a importância da afirmação das crianças como atores sociais de pleno direito nas pesquisas,assim como da reflexividade do pesquisador em todo o processo investigativo.
id UFRGS-2_524d5c784b53f88f3fe19f33cef01bee
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256492
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Carvalho, Rodrigo Saballa deSantos, Nathalia Scheuermann dosTebaldi, Lisiane Rossatto2023-03-30T03:23:27Z20231518-3483http://hdl.handle.net/10183/256492001165336A partir do campo dos Estudos Sociais da Infância, o artigo é decorrente de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento, cujo objetivo é analisar as discussões éticas presentes em pesquisas com crianças na Educação Infantil. Para tanto, o artigo apresenta uma análise das investigações realizadas no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Estudos sobre Infâncias, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil), no período de 2006 a 2021. A materialidade investigativa é constituída de 32 investigações, sendo 6 teses e 26 dissertações. Para análise do material, foram utilizados procedimentos de análise do conteúdo, os quais possibilitaram definir as seguintes unidades analíticas: contextualização das pesquisas (apresentação do campo de pesquisa e participantes); concepções éticas (discussões sobre concordância das instituições, consentimento livre e esclarecido, assentimentolivre e esclarecido das criançase modos de participação das crianças); reflexividade do pesquisador (informações sobre a entrada em campo, desenvolvimento da investigação, saída do campo e devolutiva da pesquisa). Com as análises, foi possível depreender a imprescindibilidade da discussãodetalhadada pauta ética na pesquisa com crianças; a relevância das discussões metodológicas das pesquisas enquanto escolhas éticas;a importância da afirmação das crianças como atores sociais de pleno direito nas pesquisas,assim como da reflexividade do pesquisador em todo o processo investigativo.From the perspective of the field of Social Studies of Childhood, this paper results from state-of-knowledge research that aims to analyze the ethical discussions present in research involving children in Early Childhood Education. To this end, the articlepresents an analysis of studies carried out in the Graduate Program in Education, in the Childhood Studies research line, at the Federal University of Rio Grande do Sul (Brazil), from 2006 to 2021. The research corpus consists of 32 studies, of which 6 are doctoral dissertations and 26 are master’s theses. To analyze the material, content analysis procedures were used, making it possible to define the following analytical units: research contextualization (presentation of the research field and participants); ethical framework(discussions about institutional agreement, informed consent, children’s informed assentand degree of participation); researcher’s reflexivity (information about entering the field, research development, leaving the field, and research feedback). With the analyses, it was possible to deduce the indispensability of discussingin detailthe ethical agenda in research involving children; the relevance of discussions about research methodologies as ethical choices; the importance of affirming children as social actorsintheir own right in research,as well as the researcher’s ethical reflexivity throughout the research process.Desde el campo de los Estudios Sociales de la Infancia, el artículo proviene de una investigación del tipo estado del conocimiento, que tiene el objetivo de analizar los debates éticos presentes en investigaciones con niños en la Educación Infantil. Para ello, el artículo presenta un análisis de las investigaciones realizadas en el Programa de Posgrado en Educación en la línea de investigación Estudios sobre Infancias, de la Universidad Federal de Río Grande del Sur (Brasil), en el periodo de 2006 a 2021. El material investigativo se constituye de 32 investigaciones compuestas por 6 tesis y 26 tesinas. Para el análisis del material, se utilizaron procedimientos de análisis de contenido, que permitieron definir las siguientes unidades analíticas: contextualización de las investigaciones (presentación del campo de investigación y participantes), concepciones éticas (debates sobre acuerdo de las instituciones, consentimiento libre e informado, acuerdolibre e informadode los niñosy modos de su participación); reflexión del investigador (información sobre entrada en campo, desarrollo de la investigación, salida de campo y resultados de la investigación). Con los análisis, se pudo inferir la imprescindibilidad del debate detallado de la pauta ética en la investigación con niños; la relevancia de los debates metodológicos de las investigaciones en cuanto elecciones éticas; y la importancia deafirmar a los niños como actores sociales de pleno derecho en las investigaciones, así comola reflexión ética del investigador en todo el proceso investigativo.application/pdfporRevista diálogo educacional. Curitiba, PR. Vol. 23, n. 76 (jan./mar. 2016), p. 18-46ÉticaPesquisa educacionalEducação infantilEthicsResearch involving childrenEarly childhood educationÉticaInvestigación con niñosEducación infantilÉtica na pesquisa com crianças : investimentos teóricos, reflexões e desafios em investigações na educação infantilEthics in research involving children : theoretical input, reflections, and challenges in studies in early childhood educationÉtica en la investigación con niños : inversiones teóricas, reflexiones y desafíos en investigaciones en Educación Infantilinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165336.pdf.txt001165336.pdf.txtExtracted Texttext/plain67116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256492/2/001165336.pdf.txt869b1bba8fcc77573a00a12aaaf22556MD52ORIGINAL001165336.pdfTexto completoapplication/pdf313440http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256492/1/001165336.pdf47ddbcfdc8302a7da6c95a8506fe219eMD5110183/2564922023-03-31 03:23:29.653886oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256492Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-31T06:23:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ética na pesquisa com crianças : investimentos teóricos, reflexões e desafios em investigações na educação infantil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Ethics in research involving children : theoretical input, reflections, and challenges in studies in early childhood education
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Ética en la investigación con niños : inversiones teóricas, reflexiones y desafíos en investigaciones en Educación Infantil
title Ética na pesquisa com crianças : investimentos teóricos, reflexões e desafios em investigações na educação infantil
spellingShingle Ética na pesquisa com crianças : investimentos teóricos, reflexões e desafios em investigações na educação infantil
Carvalho, Rodrigo Saballa de
Ética
Pesquisa educacional
Educação infantil
Ethics
Research involving children
Early childhood education
Ética
Investigación con niños
Educación infantil
title_short Ética na pesquisa com crianças : investimentos teóricos, reflexões e desafios em investigações na educação infantil
title_full Ética na pesquisa com crianças : investimentos teóricos, reflexões e desafios em investigações na educação infantil
title_fullStr Ética na pesquisa com crianças : investimentos teóricos, reflexões e desafios em investigações na educação infantil
title_full_unstemmed Ética na pesquisa com crianças : investimentos teóricos, reflexões e desafios em investigações na educação infantil
title_sort Ética na pesquisa com crianças : investimentos teóricos, reflexões e desafios em investigações na educação infantil
author Carvalho, Rodrigo Saballa de
author_facet Carvalho, Rodrigo Saballa de
Santos, Nathalia Scheuermann dos
Tebaldi, Lisiane Rossatto
author_role author
author2 Santos, Nathalia Scheuermann dos
Tebaldi, Lisiane Rossatto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Rodrigo Saballa de
Santos, Nathalia Scheuermann dos
Tebaldi, Lisiane Rossatto
dc.subject.por.fl_str_mv Ética
Pesquisa educacional
Educação infantil
topic Ética
Pesquisa educacional
Educação infantil
Ethics
Research involving children
Early childhood education
Ética
Investigación con niños
Educación infantil
dc.subject.eng.fl_str_mv Ethics
Research involving children
Early childhood education
dc.subject.spa.fl_str_mv Ética
Investigación con niños
Educación infantil
description A partir do campo dos Estudos Sociais da Infância, o artigo é decorrente de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento, cujo objetivo é analisar as discussões éticas presentes em pesquisas com crianças na Educação Infantil. Para tanto, o artigo apresenta uma análise das investigações realizadas no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Estudos sobre Infâncias, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil), no período de 2006 a 2021. A materialidade investigativa é constituída de 32 investigações, sendo 6 teses e 26 dissertações. Para análise do material, foram utilizados procedimentos de análise do conteúdo, os quais possibilitaram definir as seguintes unidades analíticas: contextualização das pesquisas (apresentação do campo de pesquisa e participantes); concepções éticas (discussões sobre concordância das instituições, consentimento livre e esclarecido, assentimentolivre e esclarecido das criançase modos de participação das crianças); reflexividade do pesquisador (informações sobre a entrada em campo, desenvolvimento da investigação, saída do campo e devolutiva da pesquisa). Com as análises, foi possível depreender a imprescindibilidade da discussãodetalhadada pauta ética na pesquisa com crianças; a relevância das discussões metodológicas das pesquisas enquanto escolhas éticas;a importância da afirmação das crianças como atores sociais de pleno direito nas pesquisas,assim como da reflexividade do pesquisador em todo o processo investigativo.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-30T03:23:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/256492
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-3483
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001165336
identifier_str_mv 1518-3483
001165336
url http://hdl.handle.net/10183/256492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista diálogo educacional. Curitiba, PR. Vol. 23, n. 76 (jan./mar. 2016), p. 18-46
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256492/2/001165336.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256492/1/001165336.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 869b1bba8fcc77573a00a12aaaf22556
47ddbcfdc8302a7da6c95a8506fe219e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225084875046912