Concepções dos alunos sobre os tensionamentos étnico-raciais na escola e na sociedade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/195980 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida com o propósito de examinar enunciações de alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública de Estrela, RS, um município de colonização alemã, sobre os marcadores étnico-raciais que operam na escola e na sociedade. Essas questões se potencializaram, na atualidade, com a imigração haitiana presente na cidade. Os aportes teóricos que sustentam o estudo advêm de discussões contemporâneas sobre raça e etnia, como os trabalhos de Meyer (2011), Silva (2005, 2017) e Gomes (2003). O material de pesquisa escrutinado é composto por observações de aulas e registros de atividades pedagógicas postas em ação em uma turma do 8o ano do ensino fundamental. A análise mostrou a existência de práticas discriminatórias na cidade onde vivem os discentes, em especial, em relação aos negros. Contudo, os estudantes afirmam que essas práticas não se fazem presentes na escola. Além disso, os alunos negros não se identificam com sua negritude, autodenominando-se de “morenos” ou “meio morenos”, mostrando que o pertencimento étnico-racial se constitui em um processo envolto em tensões que frequentemente geram negação ou rejeição ao sentimento de pertença a um determinado grupo. |
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Wanderer, FernandaNunes, Mônica2019-06-20T02:35:26Z20190104-7469http://hdl.handle.net/10183/195980001095032Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida com o propósito de examinar enunciações de alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública de Estrela, RS, um município de colonização alemã, sobre os marcadores étnico-raciais que operam na escola e na sociedade. Essas questões se potencializaram, na atualidade, com a imigração haitiana presente na cidade. Os aportes teóricos que sustentam o estudo advêm de discussões contemporâneas sobre raça e etnia, como os trabalhos de Meyer (2011), Silva (2005, 2017) e Gomes (2003). O material de pesquisa escrutinado é composto por observações de aulas e registros de atividades pedagógicas postas em ação em uma turma do 8o ano do ensino fundamental. A análise mostrou a existência de práticas discriminatórias na cidade onde vivem os discentes, em especial, em relação aos negros. Contudo, os estudantes afirmam que essas práticas não se fazem presentes na escola. Além disso, os alunos negros não se identificam com sua negritude, autodenominando-se de “morenos” ou “meio morenos”, mostrando que o pertencimento étnico-racial se constitui em um processo envolto em tensões que frequentemente geram negação ou rejeição ao sentimento de pertença a um determinado grupo.This article presents the results of a research carried out with the purpose of examining the statements of students from the Final Years of Elementary School in a public school in Estrela, RS, a municipality of German colonization, about ethnic and racial markers operating in school and society. These questions are potentiated, at present, with Haitian immigration in this city. The theoretical contributions that support the study come from contemporary discussions about race and ethnicity, such as Meyer (2011), Silva (2005, 2017) and Gomes (2003). The research material scrutinized consists of observations of classes and records of pedagogical activities put into action in a class of the 8th Year of Elementary Education. The analysis showed the existence of discriminatory practices in the city where the students live, especially in relation to blacks. On the other hand, the students affirm that these practices are not present in the school. In addition, black students do not identify with their blackness, calling themselves “morenos” or “half brown,” showing that ethnic-racial belonging constitutes a process surrounded by tensions that often generate denial or rejection to the feeling of belonging to a particular group.application/pdfporEspaço pedagógico. Passo Fundo, RS. Vol. 26, n. 2 (maio/ago. 2019), p. 533-554Educação infantilDiscriminação racialEscolaAlunoSociedadeStudentsSchoolEthnic-racial markersConcepções dos alunos sobre os tensionamentos étnico-raciais na escola e na sociedadeStudents’ conceptions of ethnic-racial tensions in school and society info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001095032.pdf.txt001095032.pdf.txtExtracted Texttext/plain64512http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195980/2/001095032.pdf.txt3b1cfa9d36072861c08259dcfa610f9bMD52ORIGINAL001095032.pdfTexto completoapplication/pdf408660http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195980/1/001095032.pdf465a23be239f2ab35407f7727a71f662MD5110183/1959802019-06-21 02:34:15.925537oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195980Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-21T05:34:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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