Educação física na educação infantil : o papel do professor de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D'Avila, Alexandra da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157203
Resumo: A Educação Infantil é uma fase de extrema importância para o desenvolvimento motor, sócio afetivo e cognitivo da criança de zero a seis anos. É nessa fase que se necessita proporcionar às crianças o maior número possível de experiências diversas, oportunizando o desenvolvimento da sua integralidade. A revisão de literatura realizada vem discutindo que a criança necessita de uma atenção especial para o seu desenvolvimento integral. A partir disso, se percebe a importância do trabalho social, cognitivo, afetivo e motor para esta etapa do desenvolvimento, levando em consideração as características individuais da criança, construídas junto ao meio em que está inserida. A relação professor/criança precisa ser construída de forma conjunta entre escola e comunidade, fortalecendo, assim, o trabalho na Educação Infantil. Por fim, cada criança possui seu tempo de aprendizagem e é preciso saber respeitá-lo, criando um contexto de ludicidade que seja atrativo para que essa criança desperte o interesse pelos saberes a serem aprendidos e os novos desafios que serão propostos. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional enfatiza que a Educação Física é Componente Curricular obrigatório da Educação Básica, e a Educação Infantil se encontra na primeira fase. A partir disso, percebi a necessidade de se trabalhar de forma específica nessa fase, enfatizando a importância do papel do professor de Educação Física. Dessa forma, esta Pesquisa procurou refletir e destacar a importância do professor de Educação Física na Educação Infantil, especialmente para contribuir com o desenvolvimento da criança nessa etapa, bem como a possibilidade do trabalho conjunto entre a professora Unidocente e o professor de Educação Física. O Trabalho teve como objetivo compreender e analisar a importância do professor de Educação Física na Educação Infantil, bem como o desenvolvimento da criança nesta etapa da Educação Básica. O problema de pesquisa ficou configurado na seguinte questão: Qual o papel do professor de Educação Física na Educação Infantil? O trabalho de campo foi realizado em uma Escola de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/Rio Grande do Sul e utilizei os seguintes procedimentos para obtenção da informação: observação participante das aulas regulares de nove turmas de Educação Infantil e das aulas de Educação Física dessas turmas; registros em diários de campo, análises de documentos e entrevistas semiestruturadas com seis docentes de Educação Infantil, uma Coordenadora Pedagógica e um docente de Educação Física.. Os achados do trabalho de campo foram organizados em três categorias de análise, sendo elas: Formação de Professores; O papel do Professor de Educação Física na Educação Infantil; e Relação entre os Diversos Docentes da/na Educação Infantil. Do mesmo modo, os resultados desta pesquisa destacam a importância de se oportunizar a ludicidade nas aulas de Educação Física, bem como a afetividade na Educação Infantil e a relevância da construção de um trabalho coletivo entre os docentes de Educação Infantil com o docente de Educação Física, para a realização de uma prática pedagógica que considere a integralidade da criança de 0 à 6 anos.
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