O (re) estabelecimento da gestão democrática através de uma direção interventiva : a construção do projeto político pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151544 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão do Curso tem como objeto de estudo a mudança de paradigma frente a uma Direção Interventiva, numa escola que teve sua trajetória democrática interrompida. O presente trabalho foi desenvolvido como requisito para a conclusão do Curso de Especialização em Gestão Escolar, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob orientação da Professora Dra. Jaira Coelho Moraes. A partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa-ação, foi acompanhada a construção do Projeto Político Pedagógico da EEEF São Caetano, de Porto Alegre/RS. Objetivou-se uma construção participativa e que refletisse a identidade da escola, na busca de um processo ensino-aprendizagem de qualidade. Este estudo foi embasado nas contribuições teóricas de Bodgan & Biklen (1994), Candau (2012), Cury (2002, 2007, 2008), Gadotti (2000), Gandin (1991, 1995, 2001), Vasconcellos (2000, 2006) e Veiga (1995). O processo de construção coletiva do PPP demonstrou que a comunidade escolar ao perceber-se corresponsável pelas decisões da escola, qualifica o ensino e a aprendizagem e a ação pedagógica se orienta para a concretização do ideal da escola que queremos. |
id |
UFRGS-2_784b562fd949b50c63a1fc3a7bfceab9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151544 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cardoso, Vanderlei TeixeiraMoraes, Jaira Coelho2017-02-11T02:25:20Z2015http://hdl.handle.net/10183/151544001001720Este Trabalho de Conclusão do Curso tem como objeto de estudo a mudança de paradigma frente a uma Direção Interventiva, numa escola que teve sua trajetória democrática interrompida. O presente trabalho foi desenvolvido como requisito para a conclusão do Curso de Especialização em Gestão Escolar, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob orientação da Professora Dra. Jaira Coelho Moraes. A partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa-ação, foi acompanhada a construção do Projeto Político Pedagógico da EEEF São Caetano, de Porto Alegre/RS. Objetivou-se uma construção participativa e que refletisse a identidade da escola, na busca de um processo ensino-aprendizagem de qualidade. Este estudo foi embasado nas contribuições teóricas de Bodgan & Biklen (1994), Candau (2012), Cury (2002, 2007, 2008), Gadotti (2000), Gandin (1991, 1995, 2001), Vasconcellos (2000, 2006) e Veiga (1995). O processo de construção coletiva do PPP demonstrou que a comunidade escolar ao perceber-se corresponsável pelas decisões da escola, qualifica o ensino e a aprendizagem e a ação pedagógica se orienta para a concretização do ideal da escola que queremos.application/pdfporGestão democráticaProjeto pedagógicoPolítica educacionalEscolaAlunoProfessorO (re) estabelecimento da gestão democrática através de uma direção interventiva : a construção do projeto político pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001001720.pdf001001720.pdfTexto completoapplication/pdf3401011http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151544/1/001001720.pdf73955cf53586bd8597295cce70606b19MD51TEXT001001720.pdf.txt001001720.pdf.txtExtracted Texttext/plain69379http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151544/2/001001720.pdf.txt7859e6e2f28361bcca832ac272270f47MD5210183/1515442017-02-12 02:22:04.401191oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151544Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-12T04:22:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O (re) estabelecimento da gestão democrática através de uma direção interventiva : a construção do projeto político pedagógico |
title |
O (re) estabelecimento da gestão democrática através de uma direção interventiva : a construção do projeto político pedagógico |
spellingShingle |
O (re) estabelecimento da gestão democrática através de uma direção interventiva : a construção do projeto político pedagógico Cardoso, Vanderlei Teixeira Gestão democrática Projeto pedagógico Política educacional Escola Aluno Professor |
title_short |
O (re) estabelecimento da gestão democrática através de uma direção interventiva : a construção do projeto político pedagógico |
title_full |
O (re) estabelecimento da gestão democrática através de uma direção interventiva : a construção do projeto político pedagógico |
title_fullStr |
O (re) estabelecimento da gestão democrática através de uma direção interventiva : a construção do projeto político pedagógico |
title_full_unstemmed |
O (re) estabelecimento da gestão democrática através de uma direção interventiva : a construção do projeto político pedagógico |
title_sort |
O (re) estabelecimento da gestão democrática através de uma direção interventiva : a construção do projeto político pedagógico |
author |
Cardoso, Vanderlei Teixeira |
author_facet |
Cardoso, Vanderlei Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Vanderlei Teixeira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moraes, Jaira Coelho |
contributor_str_mv |
Moraes, Jaira Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática Projeto pedagógico Política educacional Escola Aluno Professor |
topic |
Gestão democrática Projeto pedagógico Política educacional Escola Aluno Professor |
description |
Este Trabalho de Conclusão do Curso tem como objeto de estudo a mudança de paradigma frente a uma Direção Interventiva, numa escola que teve sua trajetória democrática interrompida. O presente trabalho foi desenvolvido como requisito para a conclusão do Curso de Especialização em Gestão Escolar, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob orientação da Professora Dra. Jaira Coelho Moraes. A partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa-ação, foi acompanhada a construção do Projeto Político Pedagógico da EEEF São Caetano, de Porto Alegre/RS. Objetivou-se uma construção participativa e que refletisse a identidade da escola, na busca de um processo ensino-aprendizagem de qualidade. Este estudo foi embasado nas contribuições teóricas de Bodgan & Biklen (1994), Candau (2012), Cury (2002, 2007, 2008), Gadotti (2000), Gandin (1991, 1995, 2001), Vasconcellos (2000, 2006) e Veiga (1995). O processo de construção coletiva do PPP demonstrou que a comunidade escolar ao perceber-se corresponsável pelas decisões da escola, qualifica o ensino e a aprendizagem e a ação pedagógica se orienta para a concretização do ideal da escola que queremos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-11T02:25:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151544 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001001720 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151544 |
identifier_str_mv |
001001720 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151544/1/001001720.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151544/2/001001720.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
73955cf53586bd8597295cce70606b19 7859e6e2f28361bcca832ac272270f47 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224522904371200 |