Currículos de história : instaurando maneiras de ser, conhecer e interpretar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stephanou, Maria
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95334
Resumo: O artigo propõe a discussão e a problematização do tema "currículo e história". Na primeira parte explicita os fundamentos propostos para a abordagem, as concepções de currículo e história. Na segunda, privilegia as indicações de autores e a experiência pessoal para: a) caracterizar o que têm sido os currículos e o ensino de história, particularmente no ensino fundamental, comentan-do suas implicações; b) examinar alternativas e encaminhamentos propostos pelos debates da atualidade. Sugere que a aprendizagem de conteúdos históricos na escola, para além da mera aquisição de informações, implica a produção ativa de subjetividades, ou maneiras de ser, conhecer e interpretar o mundo e a si próprio.
id UFRGS-2_c93e22a841c6cfa6b6df54340ba76bfa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95334
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Stephanou, Maria2014-05-16T02:05:04Z19980102-0188http://hdl.handle.net/10183/95334000294918O artigo propõe a discussão e a problematização do tema "currículo e história". Na primeira parte explicita os fundamentos propostos para a abordagem, as concepções de currículo e história. Na segunda, privilegia as indicações de autores e a experiência pessoal para: a) caracterizar o que têm sido os currículos e o ensino de história, particularmente no ensino fundamental, comentan-do suas implicações; b) examinar alternativas e encaminhamentos propostos pelos debates da atualidade. Sugere que a aprendizagem de conteúdos históricos na escola, para além da mera aquisição de informações, implica a produção ativa de subjetividades, ou maneiras de ser, conhecer e interpretar o mundo e a si próprio.This article proposes to discuses and to question the theme "curriculum & history". On first part, it explains the fundaments proposed to the dissertation, the conception of curriculum & history. On the second, it grants privilege upon authors remarks and personal experience for purpose to: a) characterize what were the curricular activities and the teaching of history, inside primary school particularly, with comments about its implications. b) examine alternatives and forwarding proposed by present debates. It suggests that in the school the apprenticeship around historical contents, other than a pure acquisition of information, implies and actives production of subjectivities or manners of being, knowing and interpreting the world and oneself.application/pdfporRevista brasileira de história. São Paulo, SP. Vol. 18, n. 36 (1998), p. 15-38HistóriaEnsino fundamentalEnsino médioCurrículoPrimary SchoolCurriculum and HistorysubjectivitiesCurrículos de história : instaurando maneiras de ser, conhecer e interpretarinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000294918.pdf000294918.pdfTexto completoapplication/pdf75554http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95334/1/000294918.pdfc876e6ec0d63a1d33a6c047d34f65f6bMD51TEXT000294918.pdf.txt000294918.pdf.txtExtracted Texttext/plain53034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95334/2/000294918.pdf.txt99ab0fa0841db16a136eef50d1e51f64MD52THUMBNAIL000294918.pdf.jpg000294918.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1904http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95334/3/000294918.pdf.jpg29c3095b170f21fda2b7903048fe032fMD5310183/953342021-11-20 06:16:59.334741oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95334Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:16:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Currículos de história : instaurando maneiras de ser, conhecer e interpretar
title Currículos de história : instaurando maneiras de ser, conhecer e interpretar
spellingShingle Currículos de história : instaurando maneiras de ser, conhecer e interpretar
Stephanou, Maria
História
Ensino fundamental
Ensino médio
Currículo
Primary School
Curriculum and History
subjectivities
title_short Currículos de história : instaurando maneiras de ser, conhecer e interpretar
title_full Currículos de história : instaurando maneiras de ser, conhecer e interpretar
title_fullStr Currículos de história : instaurando maneiras de ser, conhecer e interpretar
title_full_unstemmed Currículos de história : instaurando maneiras de ser, conhecer e interpretar
title_sort Currículos de história : instaurando maneiras de ser, conhecer e interpretar
author Stephanou, Maria
author_facet Stephanou, Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stephanou, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv História
Ensino fundamental
Ensino médio
Currículo
topic História
Ensino fundamental
Ensino médio
Currículo
Primary School
Curriculum and History
subjectivities
dc.subject.eng.fl_str_mv Primary School
Curriculum and History
subjectivities
description O artigo propõe a discussão e a problematização do tema "currículo e história". Na primeira parte explicita os fundamentos propostos para a abordagem, as concepções de currículo e história. Na segunda, privilegia as indicações de autores e a experiência pessoal para: a) caracterizar o que têm sido os currículos e o ensino de história, particularmente no ensino fundamental, comentan-do suas implicações; b) examinar alternativas e encaminhamentos propostos pelos debates da atualidade. Sugere que a aprendizagem de conteúdos históricos na escola, para além da mera aquisição de informações, implica a produção ativa de subjetividades, ou maneiras de ser, conhecer e interpretar o mundo e a si próprio.
publishDate 1998
dc.date.issued.fl_str_mv 1998
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-16T02:05:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95334
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-0188
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000294918
identifier_str_mv 0102-0188
000294918
url http://hdl.handle.net/10183/95334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de história. São Paulo, SP. Vol. 18, n. 36 (1998), p. 15-38
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95334/1/000294918.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95334/2/000294918.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95334/3/000294918.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c876e6ec0d63a1d33a6c047d34f65f6b
99ab0fa0841db16a136eef50d1e51f64
29c3095b170f21fda2b7903048fe032f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447542544990209