Currículos de história : instaurando maneiras de ser, conhecer e interpretar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95334 |
Resumo: | O artigo propõe a discussão e a problematização do tema "currículo e história". Na primeira parte explicita os fundamentos propostos para a abordagem, as concepções de currículo e história. Na segunda, privilegia as indicações de autores e a experiência pessoal para: a) caracterizar o que têm sido os currículos e o ensino de história, particularmente no ensino fundamental, comentan-do suas implicações; b) examinar alternativas e encaminhamentos propostos pelos debates da atualidade. Sugere que a aprendizagem de conteúdos históricos na escola, para além da mera aquisição de informações, implica a produção ativa de subjetividades, ou maneiras de ser, conhecer e interpretar o mundo e a si próprio. |
id |
UFRGS-2_c93e22a841c6cfa6b6df54340ba76bfa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95334 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Stephanou, Maria2014-05-16T02:05:04Z19980102-0188http://hdl.handle.net/10183/95334000294918O artigo propõe a discussão e a problematização do tema "currículo e história". Na primeira parte explicita os fundamentos propostos para a abordagem, as concepções de currículo e história. Na segunda, privilegia as indicações de autores e a experiência pessoal para: a) caracterizar o que têm sido os currículos e o ensino de história, particularmente no ensino fundamental, comentan-do suas implicações; b) examinar alternativas e encaminhamentos propostos pelos debates da atualidade. Sugere que a aprendizagem de conteúdos históricos na escola, para além da mera aquisição de informações, implica a produção ativa de subjetividades, ou maneiras de ser, conhecer e interpretar o mundo e a si próprio.This article proposes to discuses and to question the theme "curriculum & history". On first part, it explains the fundaments proposed to the dissertation, the conception of curriculum & history. On the second, it grants privilege upon authors remarks and personal experience for purpose to: a) characterize what were the curricular activities and the teaching of history, inside primary school particularly, with comments about its implications. b) examine alternatives and forwarding proposed by present debates. It suggests that in the school the apprenticeship around historical contents, other than a pure acquisition of information, implies and actives production of subjectivities or manners of being, knowing and interpreting the world and oneself.application/pdfporRevista brasileira de história. São Paulo, SP. Vol. 18, n. 36 (1998), p. 15-38HistóriaEnsino fundamentalEnsino médioCurrículoPrimary SchoolCurriculum and HistorysubjectivitiesCurrículos de história : instaurando maneiras de ser, conhecer e interpretarinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000294918.pdf000294918.pdfTexto completoapplication/pdf75554http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95334/1/000294918.pdfc876e6ec0d63a1d33a6c047d34f65f6bMD51TEXT000294918.pdf.txt000294918.pdf.txtExtracted Texttext/plain53034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95334/2/000294918.pdf.txt99ab0fa0841db16a136eef50d1e51f64MD52THUMBNAIL000294918.pdf.jpg000294918.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1904http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95334/3/000294918.pdf.jpg29c3095b170f21fda2b7903048fe032fMD5310183/953342021-11-20 06:16:59.334741oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95334Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:16:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Currículos de história : instaurando maneiras de ser, conhecer e interpretar |
title |
Currículos de história : instaurando maneiras de ser, conhecer e interpretar |
spellingShingle |
Currículos de história : instaurando maneiras de ser, conhecer e interpretar Stephanou, Maria História Ensino fundamental Ensino médio Currículo Primary School Curriculum and History subjectivities |
title_short |
Currículos de história : instaurando maneiras de ser, conhecer e interpretar |
title_full |
Currículos de história : instaurando maneiras de ser, conhecer e interpretar |
title_fullStr |
Currículos de história : instaurando maneiras de ser, conhecer e interpretar |
title_full_unstemmed |
Currículos de história : instaurando maneiras de ser, conhecer e interpretar |
title_sort |
Currículos de história : instaurando maneiras de ser, conhecer e interpretar |
author |
Stephanou, Maria |
author_facet |
Stephanou, Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stephanou, Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Ensino fundamental Ensino médio Currículo |
topic |
História Ensino fundamental Ensino médio Currículo Primary School Curriculum and History subjectivities |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Primary School Curriculum and History subjectivities |
description |
O artigo propõe a discussão e a problematização do tema "currículo e história". Na primeira parte explicita os fundamentos propostos para a abordagem, as concepções de currículo e história. Na segunda, privilegia as indicações de autores e a experiência pessoal para: a) caracterizar o que têm sido os currículos e o ensino de história, particularmente no ensino fundamental, comentan-do suas implicações; b) examinar alternativas e encaminhamentos propostos pelos debates da atualidade. Sugere que a aprendizagem de conteúdos históricos na escola, para além da mera aquisição de informações, implica a produção ativa de subjetividades, ou maneiras de ser, conhecer e interpretar o mundo e a si próprio. |
publishDate |
1998 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1998 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-16T02:05:04Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95334 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-0188 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000294918 |
identifier_str_mv |
0102-0188 000294918 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de história. São Paulo, SP. Vol. 18, n. 36 (1998), p. 15-38 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95334/1/000294918.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95334/2/000294918.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95334/3/000294918.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c876e6ec0d63a1d33a6c047d34f65f6b 99ab0fa0841db16a136eef50d1e51f64 29c3095b170f21fda2b7903048fe032f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447542544990209 |