Identidades docentes, charges e crise do/no magistério : efeitos de sentidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiss, Dóris Maria Luzzardi
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Spies, Joseane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255412
Resumo: São vários os modos de se dizer/fazer professor, o que faz pensar sobre: como as representações constituídas produzem efeitos na produção de sentidos sobre ser professor? Como elas podem nos influenciar? Sendo estas as questões de uma pesquisa qualitativa apoiada na Análise de Discurso francesa (Michel Pêcheux), pretendemos compreender os efeitos de sentidos manifestados em um gênero textual específico – a charge. Foram analisadas dez charges, procurando perceber sentidos associados aos professores com base em Stuart Hall, António Nóvoa, Maurice Tardif, Gilson Pereira, Cláudia Pereira Vianna, Marisa Vorraber Costa, Menga Lüdke e Eni P. Orlandi. O efeito de sentido de crise do/no magistério apareceu nas charges articulado à precarização salarial, feminização do magistério, relação diferente com os alunos e com certas instituições, remetendo a uma produção de sentidos em torno do docente que evidencia tanto um funcionamento discursivo parafrástico quanto polissêmico.
id UFRGS-2_c98765e10359483acb21d0de50fd9e65
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255412
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fiss, Dóris Maria LuzzardiSpies, Joseane2023-03-07T03:26:14Z20151982-9949http://hdl.handle.net/10183/255412001162307São vários os modos de se dizer/fazer professor, o que faz pensar sobre: como as representações constituídas produzem efeitos na produção de sentidos sobre ser professor? Como elas podem nos influenciar? Sendo estas as questões de uma pesquisa qualitativa apoiada na Análise de Discurso francesa (Michel Pêcheux), pretendemos compreender os efeitos de sentidos manifestados em um gênero textual específico – a charge. Foram analisadas dez charges, procurando perceber sentidos associados aos professores com base em Stuart Hall, António Nóvoa, Maurice Tardif, Gilson Pereira, Cláudia Pereira Vianna, Marisa Vorraber Costa, Menga Lüdke e Eni P. Orlandi. O efeito de sentido de crise do/no magistério apareceu nas charges articulado à precarização salarial, feminização do magistério, relação diferente com os alunos e com certas instituições, remetendo a uma produção de sentidos em torno do docente que evidencia tanto um funcionamento discursivo parafrástico quanto polissêmico.There are several ways of being said and made a teacher – which also triggers the thought: How do the constituted representations produce effects on the production of sense in being a teacher? How can they influence us? Being these the research issues, we intend to comprehend the sense effects manifested in a specific textual genre – the charge. This study is a qualitative research based on the French Discourses analysis (Michel Pêcheux). Ten charges were analyzed, seeking to realize senses associated to teachers based on Stuart Hall, AntónioNóvoa, Maurice Tardif, Gilson Pereira, Cláudia Pereira Vianna, Marisa Vorraber Costa, MengaLüdke and Eni P. Orlandi. The crises sense effect of/ on the magisterium appeared in the charges linked with the wage casualization, teaching feminization, different relationships with students and with certain institutions, referring to a production of senses around the teacher that evidences both paraphrastic and polysemic discursive production.Hay muchas maneras de decir/hacer profesor, ¿Qué piensan acerca de: cómo las representaciones tendrán efecto sobre la producción de significados acerca de ser un maestro? ¿Cómo pueden influir en nosotros? Estos son los temas de la investigación cualitativa apoyados por el análisis del discurso francés (Pêcheux), nuestro objetivo es comprender los efectos de significados expresados en un género específico - un cargo. Se analizaron diez dibujos animados, mirando percibir significados asociados a los maestros basados en Stuart Hall, Antonio Novoa, Maurice Tardif, Gilson Pereira, Claudia Pereira Vianna, Marisa Vorraber Costa, MengaLüdke y Eni P. Orlandi. El sentido del efecto de la crisis de la enseñanza apareció en los dibujos animados articulados inseguridad salarial, feminización de la enseñanza, la diferente relación con los estudiantes y con ciertas instituciones, en referencia a una producción de sentido en torno a la enseñanza que muestra tanto un funcionamiento discursivo paraphrastic como polisémico.application/pdfporReflexão e ação [recurso eletrônico]. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 23, n. 1 (jan./jun. 2015), p. 100-131IdentidadeProfessorEducational identitiesChargesSpeechMaestros identidadCargosDiscursoIdentidades docentes, charges e crise do/no magistério : efeitos de sentidosCharges’ educational identities and crises of/on the magisterium: sense effects Identidades maestros, cargos y crisis de/en enseñanza: efectos de los sentidos info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162307.pdf.txt001162307.pdf.txtExtracted Texttext/plain83077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255412/2/001162307.pdf.txt660d2581d0388a959bbd96be2f9d109cMD52ORIGINAL001162307.pdfTexto completoapplication/pdf759225http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255412/1/001162307.pdfe2d32387ba1e988dd98b8d2647e47821MD5110183/2554122023-03-08 03:27:07.187249oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255412Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-08T06:27:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Identidades docentes, charges e crise do/no magistério : efeitos de sentidos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Charges’ educational identities and crises of/on the magisterium: sense effects
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Identidades maestros, cargos y crisis de/en enseñanza: efectos de los sentidos
title Identidades docentes, charges e crise do/no magistério : efeitos de sentidos
spellingShingle Identidades docentes, charges e crise do/no magistério : efeitos de sentidos
Fiss, Dóris Maria Luzzardi
Identidade
Professor
Educational identities
Charges
Speech
Maestros identidad
Cargos
Discurso
title_short Identidades docentes, charges e crise do/no magistério : efeitos de sentidos
title_full Identidades docentes, charges e crise do/no magistério : efeitos de sentidos
title_fullStr Identidades docentes, charges e crise do/no magistério : efeitos de sentidos
title_full_unstemmed Identidades docentes, charges e crise do/no magistério : efeitos de sentidos
title_sort Identidades docentes, charges e crise do/no magistério : efeitos de sentidos
author Fiss, Dóris Maria Luzzardi
author_facet Fiss, Dóris Maria Luzzardi
Spies, Joseane
author_role author
author2 Spies, Joseane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fiss, Dóris Maria Luzzardi
Spies, Joseane
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Professor
topic Identidade
Professor
Educational identities
Charges
Speech
Maestros identidad
Cargos
Discurso
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational identities
Charges
Speech
dc.subject.spa.fl_str_mv Maestros identidad
Cargos
Discurso
description São vários os modos de se dizer/fazer professor, o que faz pensar sobre: como as representações constituídas produzem efeitos na produção de sentidos sobre ser professor? Como elas podem nos influenciar? Sendo estas as questões de uma pesquisa qualitativa apoiada na Análise de Discurso francesa (Michel Pêcheux), pretendemos compreender os efeitos de sentidos manifestados em um gênero textual específico – a charge. Foram analisadas dez charges, procurando perceber sentidos associados aos professores com base em Stuart Hall, António Nóvoa, Maurice Tardif, Gilson Pereira, Cláudia Pereira Vianna, Marisa Vorraber Costa, Menga Lüdke e Eni P. Orlandi. O efeito de sentido de crise do/no magistério apareceu nas charges articulado à precarização salarial, feminização do magistério, relação diferente com os alunos e com certas instituições, remetendo a uma produção de sentidos em torno do docente que evidencia tanto um funcionamento discursivo parafrástico quanto polissêmico.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-07T03:26:14Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255412
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-9949
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001162307
identifier_str_mv 1982-9949
001162307
url http://hdl.handle.net/10183/255412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Reflexão e ação [recurso eletrônico]. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 23, n. 1 (jan./jun. 2015), p. 100-131
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255412/2/001162307.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255412/1/001162307.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 660d2581d0388a959bbd96be2f9d109c
e2d32387ba1e988dd98b8d2647e47821
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225082438156288