Identidades docentes, charges e crise do/no magistério : efeitos de sentidos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255412 |
Resumo: | São vários os modos de se dizer/fazer professor, o que faz pensar sobre: como as representações constituídas produzem efeitos na produção de sentidos sobre ser professor? Como elas podem nos influenciar? Sendo estas as questões de uma pesquisa qualitativa apoiada na Análise de Discurso francesa (Michel Pêcheux), pretendemos compreender os efeitos de sentidos manifestados em um gênero textual específico – a charge. Foram analisadas dez charges, procurando perceber sentidos associados aos professores com base em Stuart Hall, António Nóvoa, Maurice Tardif, Gilson Pereira, Cláudia Pereira Vianna, Marisa Vorraber Costa, Menga Lüdke e Eni P. Orlandi. O efeito de sentido de crise do/no magistério apareceu nas charges articulado à precarização salarial, feminização do magistério, relação diferente com os alunos e com certas instituições, remetendo a uma produção de sentidos em torno do docente que evidencia tanto um funcionamento discursivo parafrástico quanto polissêmico. |
id |
UFRGS-2_c98765e10359483acb21d0de50fd9e65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255412 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fiss, Dóris Maria LuzzardiSpies, Joseane2023-03-07T03:26:14Z20151982-9949http://hdl.handle.net/10183/255412001162307São vários os modos de se dizer/fazer professor, o que faz pensar sobre: como as representações constituídas produzem efeitos na produção de sentidos sobre ser professor? Como elas podem nos influenciar? Sendo estas as questões de uma pesquisa qualitativa apoiada na Análise de Discurso francesa (Michel Pêcheux), pretendemos compreender os efeitos de sentidos manifestados em um gênero textual específico – a charge. Foram analisadas dez charges, procurando perceber sentidos associados aos professores com base em Stuart Hall, António Nóvoa, Maurice Tardif, Gilson Pereira, Cláudia Pereira Vianna, Marisa Vorraber Costa, Menga Lüdke e Eni P. Orlandi. O efeito de sentido de crise do/no magistério apareceu nas charges articulado à precarização salarial, feminização do magistério, relação diferente com os alunos e com certas instituições, remetendo a uma produção de sentidos em torno do docente que evidencia tanto um funcionamento discursivo parafrástico quanto polissêmico.There are several ways of being said and made a teacher – which also triggers the thought: How do the constituted representations produce effects on the production of sense in being a teacher? How can they influence us? Being these the research issues, we intend to comprehend the sense effects manifested in a specific textual genre – the charge. This study is a qualitative research based on the French Discourses analysis (Michel Pêcheux). Ten charges were analyzed, seeking to realize senses associated to teachers based on Stuart Hall, AntónioNóvoa, Maurice Tardif, Gilson Pereira, Cláudia Pereira Vianna, Marisa Vorraber Costa, MengaLüdke and Eni P. Orlandi. The crises sense effect of/ on the magisterium appeared in the charges linked with the wage casualization, teaching feminization, different relationships with students and with certain institutions, referring to a production of senses around the teacher that evidences both paraphrastic and polysemic discursive production.Hay muchas maneras de decir/hacer profesor, ¿Qué piensan acerca de: cómo las representaciones tendrán efecto sobre la producción de significados acerca de ser un maestro? ¿Cómo pueden influir en nosotros? Estos son los temas de la investigación cualitativa apoyados por el análisis del discurso francés (Pêcheux), nuestro objetivo es comprender los efectos de significados expresados en un género específico - un cargo. Se analizaron diez dibujos animados, mirando percibir significados asociados a los maestros basados en Stuart Hall, Antonio Novoa, Maurice Tardif, Gilson Pereira, Claudia Pereira Vianna, Marisa Vorraber Costa, MengaLüdke y Eni P. Orlandi. El sentido del efecto de la crisis de la enseñanza apareció en los dibujos animados articulados inseguridad salarial, feminización de la enseñanza, la diferente relación con los estudiantes y con ciertas instituciones, en referencia a una producción de sentido en torno a la enseñanza que muestra tanto un funcionamiento discursivo paraphrastic como polisémico.application/pdfporReflexão e ação [recurso eletrônico]. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 23, n. 1 (jan./jun. 2015), p. 100-131IdentidadeProfessorEducational identitiesChargesSpeechMaestros identidadCargosDiscursoIdentidades docentes, charges e crise do/no magistério : efeitos de sentidosCharges’ educational identities and crises of/on the magisterium: sense effects Identidades maestros, cargos y crisis de/en enseñanza: efectos de los sentidos info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162307.pdf.txt001162307.pdf.txtExtracted Texttext/plain83077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255412/2/001162307.pdf.txt660d2581d0388a959bbd96be2f9d109cMD52ORIGINAL001162307.pdfTexto completoapplication/pdf759225http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255412/1/001162307.pdfe2d32387ba1e988dd98b8d2647e47821MD5110183/2554122023-03-08 03:27:07.187249oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255412Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-08T06:27:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Identidades docentes, charges e crise do/no magistério : efeitos de sentidos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Charges’ educational identities and crises of/on the magisterium: sense effects |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Identidades maestros, cargos y crisis de/en enseñanza: efectos de los sentidos |
title |
Identidades docentes, charges e crise do/no magistério : efeitos de sentidos |
spellingShingle |
Identidades docentes, charges e crise do/no magistério : efeitos de sentidos Fiss, Dóris Maria Luzzardi Identidade Professor Educational identities Charges Speech Maestros identidad Cargos Discurso |
title_short |
Identidades docentes, charges e crise do/no magistério : efeitos de sentidos |
title_full |
Identidades docentes, charges e crise do/no magistério : efeitos de sentidos |
title_fullStr |
Identidades docentes, charges e crise do/no magistério : efeitos de sentidos |
title_full_unstemmed |
Identidades docentes, charges e crise do/no magistério : efeitos de sentidos |
title_sort |
Identidades docentes, charges e crise do/no magistério : efeitos de sentidos |
author |
Fiss, Dóris Maria Luzzardi |
author_facet |
Fiss, Dóris Maria Luzzardi Spies, Joseane |
author_role |
author |
author2 |
Spies, Joseane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fiss, Dóris Maria Luzzardi Spies, Joseane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Professor |
topic |
Identidade Professor Educational identities Charges Speech Maestros identidad Cargos Discurso |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational identities Charges Speech |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Maestros identidad Cargos Discurso |
description |
São vários os modos de se dizer/fazer professor, o que faz pensar sobre: como as representações constituídas produzem efeitos na produção de sentidos sobre ser professor? Como elas podem nos influenciar? Sendo estas as questões de uma pesquisa qualitativa apoiada na Análise de Discurso francesa (Michel Pêcheux), pretendemos compreender os efeitos de sentidos manifestados em um gênero textual específico – a charge. Foram analisadas dez charges, procurando perceber sentidos associados aos professores com base em Stuart Hall, António Nóvoa, Maurice Tardif, Gilson Pereira, Cláudia Pereira Vianna, Marisa Vorraber Costa, Menga Lüdke e Eni P. Orlandi. O efeito de sentido de crise do/no magistério apareceu nas charges articulado à precarização salarial, feminização do magistério, relação diferente com os alunos e com certas instituições, remetendo a uma produção de sentidos em torno do docente que evidencia tanto um funcionamento discursivo parafrástico quanto polissêmico. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-07T03:26:14Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/255412 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-9949 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001162307 |
identifier_str_mv |
1982-9949 001162307 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/255412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Reflexão e ação [recurso eletrônico]. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 23, n. 1 (jan./jun. 2015), p. 100-131 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255412/2/001162307.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255412/1/001162307.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
660d2581d0388a959bbd96be2f9d109c e2d32387ba1e988dd98b8d2647e47821 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447820953452544 |