Identidades docentes em charges : efeitos de sentidos de crise do/no magistério

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spies, Joseane
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77294
Resumo: O Estágio de Docência, realizado no segundo semestre de 2012, provocou uma inquietação relacionada à fabricação das identidades docentes – o que fez pensar sobre o modo como o professor é significado hoje: como as representações constituídas produzem efeitos na produção de sentidos sobre ser professor? Como elas podem nos influenciar? Sendo estas as questões de pesquisa, pretendeu-se compreender os efeitos de sentidos manifestados em um gênero textual específico – a charge, verificando como o professor é constituído aos olhos dessa ferramenta midiática, que tipo de professor as charges retratam e como isto nos afeta. Esse estudo é uma pesquisa qualitativa. A metodologia de trabalho com o corpus (as charges) é a Análise de Discurso francesa segundo Michel Pêcheux. Foram analisadas dez charges que circulam na internet, procurando perceber sentidos associados aos professores com base em Stuart Hall, António Nóvoa, Maurice Tardif, Gilson Pereira, Cláudia Pereira Vianna, Marisa Vorraber Costa, Menga Lüdke e Eni P. Orlandi. O efeito de sentido de crise do/no magistério apareceu nas charges articulado a efeitos de sentidos de precarização salarial, feminização do magistério, relação diferente com os alunos e com certas instituições. As análises revelaram uma produção de sentidos em torno do docente que evidencia tanto um funcionamento discursivo parafrástico (sentidos são retomados) quanto polissêmico (sentidos são atualizados), produzindo marcas em nossa compreensão de docência.
id UFRGS-2_83bb91f570bbabcc5f80ee79d8f3a36d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77294
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Spies, JoseaneFiss, Dóris Maria Luzzardi2013-08-23T01:46:55Z2013http://hdl.handle.net/10183/77294000895683O Estágio de Docência, realizado no segundo semestre de 2012, provocou uma inquietação relacionada à fabricação das identidades docentes – o que fez pensar sobre o modo como o professor é significado hoje: como as representações constituídas produzem efeitos na produção de sentidos sobre ser professor? Como elas podem nos influenciar? Sendo estas as questões de pesquisa, pretendeu-se compreender os efeitos de sentidos manifestados em um gênero textual específico – a charge, verificando como o professor é constituído aos olhos dessa ferramenta midiática, que tipo de professor as charges retratam e como isto nos afeta. Esse estudo é uma pesquisa qualitativa. A metodologia de trabalho com o corpus (as charges) é a Análise de Discurso francesa segundo Michel Pêcheux. Foram analisadas dez charges que circulam na internet, procurando perceber sentidos associados aos professores com base em Stuart Hall, António Nóvoa, Maurice Tardif, Gilson Pereira, Cláudia Pereira Vianna, Marisa Vorraber Costa, Menga Lüdke e Eni P. Orlandi. O efeito de sentido de crise do/no magistério apareceu nas charges articulado a efeitos de sentidos de precarização salarial, feminização do magistério, relação diferente com os alunos e com certas instituições. As análises revelaram uma produção de sentidos em torno do docente que evidencia tanto um funcionamento discursivo parafrástico (sentidos são retomados) quanto polissêmico (sentidos são atualizados), produzindo marcas em nossa compreensão de docência.application/pdfporIdentidadeProfessorDiscursoIdentidades docentes em charges : efeitos de sentidos de crise do/no magistérioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895683.pdf000895683.pdfTexto completoapplication/pdf958907http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77294/1/000895683.pdff9541775ffb4f171442de38c5e191e60MD51TEXT000895683.pdf.txt000895683.pdf.txtExtracted Texttext/plain105703http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77294/2/000895683.pdf.txt37546d996e43750e39313d6e5f128f8eMD52THUMBNAIL000895683.pdf.jpg000895683.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg894http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77294/3/000895683.pdf.jpg6643122d347b931981363a250ea46927MD5310183/772942018-10-17 07:32:08.654oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77294Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:32:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Identidades docentes em charges : efeitos de sentidos de crise do/no magistério
title Identidades docentes em charges : efeitos de sentidos de crise do/no magistério
spellingShingle Identidades docentes em charges : efeitos de sentidos de crise do/no magistério
Spies, Joseane
Identidade
Professor
Discurso
title_short Identidades docentes em charges : efeitos de sentidos de crise do/no magistério
title_full Identidades docentes em charges : efeitos de sentidos de crise do/no magistério
title_fullStr Identidades docentes em charges : efeitos de sentidos de crise do/no magistério
title_full_unstemmed Identidades docentes em charges : efeitos de sentidos de crise do/no magistério
title_sort Identidades docentes em charges : efeitos de sentidos de crise do/no magistério
author Spies, Joseane
author_facet Spies, Joseane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spies, Joseane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fiss, Dóris Maria Luzzardi
contributor_str_mv Fiss, Dóris Maria Luzzardi
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Professor
Discurso
topic Identidade
Professor
Discurso
description O Estágio de Docência, realizado no segundo semestre de 2012, provocou uma inquietação relacionada à fabricação das identidades docentes – o que fez pensar sobre o modo como o professor é significado hoje: como as representações constituídas produzem efeitos na produção de sentidos sobre ser professor? Como elas podem nos influenciar? Sendo estas as questões de pesquisa, pretendeu-se compreender os efeitos de sentidos manifestados em um gênero textual específico – a charge, verificando como o professor é constituído aos olhos dessa ferramenta midiática, que tipo de professor as charges retratam e como isto nos afeta. Esse estudo é uma pesquisa qualitativa. A metodologia de trabalho com o corpus (as charges) é a Análise de Discurso francesa segundo Michel Pêcheux. Foram analisadas dez charges que circulam na internet, procurando perceber sentidos associados aos professores com base em Stuart Hall, António Nóvoa, Maurice Tardif, Gilson Pereira, Cláudia Pereira Vianna, Marisa Vorraber Costa, Menga Lüdke e Eni P. Orlandi. O efeito de sentido de crise do/no magistério apareceu nas charges articulado a efeitos de sentidos de precarização salarial, feminização do magistério, relação diferente com os alunos e com certas instituições. As análises revelaram uma produção de sentidos em torno do docente que evidencia tanto um funcionamento discursivo parafrástico (sentidos são retomados) quanto polissêmico (sentidos são atualizados), produzindo marcas em nossa compreensão de docência.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-23T01:46:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/77294
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000895683
url http://hdl.handle.net/10183/77294
identifier_str_mv 000895683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77294/1/000895683.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77294/2/000895683.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77294/3/000895683.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f9541775ffb4f171442de38c5e191e60
37546d996e43750e39313d6e5f128f8e
6643122d347b931981363a250ea46927
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224450820014080