Construcciones discursivas sobre el sujeto de la educación en la política educativa aprender
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/219731 |
Resumo: | O artigo trata da política Atención Prioritaria en Entornos con Dificultades Estructurales Relativas (APRENDER), da educação primária uruguaia. Discutemse sentidos construídos sobre o sujeito da educação numa política focalizada em crianças de contextos de pobreza, tendo como principal suporte a Análise Política do Discurso e como corpus documentos oficiais e depoimentos de gestores. Identifica-se uma tensão entre uma concepção que salienta as possibilidades educativas dos sujeitos e outra que, nos discursos dos anos 90 assim como nos da era progressista, os visualiza como seres carentes. |
id |
UFRGS-2_c9e85f61fad719c4e83c515272b619db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219731 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gruzman, Camila Alejandra FalkinFarenzena, Nalú2021-04-09T04:25:15Z20201678-166Xhttp://hdl.handle.net/10183/219731001124030O artigo trata da política Atención Prioritaria en Entornos con Dificultades Estructurales Relativas (APRENDER), da educação primária uruguaia. Discutemse sentidos construídos sobre o sujeito da educação numa política focalizada em crianças de contextos de pobreza, tendo como principal suporte a Análise Política do Discurso e como corpus documentos oficiais e depoimentos de gestores. Identifica-se uma tensão entre uma concepção que salienta as possibilidades educativas dos sujeitos e outra que, nos discursos dos anos 90 assim como nos da era progressista, os visualiza como seres carentes.The paper addresses the Uruguayan primary education Atención Prioritaria en Entornos con Dificultades Estructurales Relativas (APRENDER) policy. The article discusses constructed meanings on the subjects of education in a policy focused on children living in impoverished contexts. It is based on the Political Analysis of Discourse and its corpus is formed by official documents and accounts from managers. Tension is identified between a conception that emphasizes the subjects’ educational possibilities and another that, both in the discourses of the 1990s and in those of the progressive era, visualizes them as beings in need.El artículo trata de la política Atención Prioritaria en Entornos con Dificultades Estructurales Relativas (APRENDER), de la educación primaria uruguaya. Se discuten los sentidos construidos sobre el sujeto de la educación en una política focalizada en niños que viven en contextos de pobreza, partiendo de la perspectiva del Análisis Político del Discurso y de un corpus conformado por documentos oficiales y entrevistas a técnicos. Se identifica una tensión entre una concepción que subraya las posibilidades educativas de los sujetos y otra que, tanto en los discursos de los años 90 como en los de la era progresista, los visualiza como seres carentes.application/pdfspaRevista brasileira de política e administração da educação. Porto Alegre. Vol. 36, n. 3 (set./dez. 2020), p. 828-846Política educacionalDesigualdadeEducation public policiesEducation and inequalityPolitical Analysis of DiscourseSubjects of educationAPRENDERPolíticas públicas de educaciónEducación y desigualdadAnálisis Político del DiscursoSujeto de la educaciónAPRENDERConstrucciones discursivas sobre el sujeto de la educación en la política educativa aprenderDiscursive constructions on the subjects of education in the aprender educational policy Construções discursivas sobre o sujeito da educação na política educacional aprender info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124030.pdf.txt001124030.pdf.txtExtracted Texttext/plain51279http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219731/2/001124030.pdf.txt788cc1b528a5ca37595d0841a45c5577MD52ORIGINAL001124030.pdfTexto completo (espanhol)application/pdf281497http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219731/1/001124030.pdf42df5554e71cbc3cff867c0ffc9737b6MD5110183/2197312021-05-07 05:03:22.961293oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219731Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T08:03:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Construcciones discursivas sobre el sujeto de la educación en la política educativa aprender |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Discursive constructions on the subjects of education in the aprender educational policy |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
Construções discursivas sobre o sujeito da educação na política educacional aprender |
title |
Construcciones discursivas sobre el sujeto de la educación en la política educativa aprender |
spellingShingle |
Construcciones discursivas sobre el sujeto de la educación en la política educativa aprender Gruzman, Camila Alejandra Falkin Política educacional Desigualdade Education public policies Education and inequality Political Analysis of Discourse Subjects of education APRENDER Políticas públicas de educación Educación y desigualdad Análisis Político del Discurso Sujeto de la educación APRENDER |
title_short |
Construcciones discursivas sobre el sujeto de la educación en la política educativa aprender |
title_full |
Construcciones discursivas sobre el sujeto de la educación en la política educativa aprender |
title_fullStr |
Construcciones discursivas sobre el sujeto de la educación en la política educativa aprender |
title_full_unstemmed |
Construcciones discursivas sobre el sujeto de la educación en la política educativa aprender |
title_sort |
Construcciones discursivas sobre el sujeto de la educación en la política educativa aprender |
author |
Gruzman, Camila Alejandra Falkin |
author_facet |
Gruzman, Camila Alejandra Falkin Farenzena, Nalú |
author_role |
author |
author2 |
Farenzena, Nalú |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gruzman, Camila Alejandra Falkin Farenzena, Nalú |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política educacional Desigualdade |
topic |
Política educacional Desigualdade Education public policies Education and inequality Political Analysis of Discourse Subjects of education APRENDER Políticas públicas de educación Educación y desigualdad Análisis Político del Discurso Sujeto de la educación APRENDER |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education public policies Education and inequality Political Analysis of Discourse Subjects of education APRENDER |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Políticas públicas de educación Educación y desigualdad Análisis Político del Discurso Sujeto de la educación APRENDER |
description |
O artigo trata da política Atención Prioritaria en Entornos con Dificultades Estructurales Relativas (APRENDER), da educação primária uruguaia. Discutemse sentidos construídos sobre o sujeito da educação numa política focalizada em crianças de contextos de pobreza, tendo como principal suporte a Análise Política do Discurso e como corpus documentos oficiais e depoimentos de gestores. Identifica-se uma tensão entre uma concepção que salienta as possibilidades educativas dos sujeitos e outra que, nos discursos dos anos 90 assim como nos da era progressista, os visualiza como seres carentes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-09T04:25:15Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/219731 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1678-166X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001124030 |
identifier_str_mv |
1678-166X 001124030 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/219731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de política e administração da educação. Porto Alegre. Vol. 36, n. 3 (set./dez. 2020), p. 828-846 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219731/2/001124030.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219731/1/001124030.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
788cc1b528a5ca37595d0841a45c5577 42df5554e71cbc3cff867c0ffc9737b6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225013174468608 |