Construcciones discursivas sobre el sujeto de la educación en la política educativa aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gruzman, Camila Alejandra Falkin
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Farenzena, Nalú
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/219731
Resumo: O artigo trata da política Atención Prioritaria en Entornos con Dificultades Estructurales Relativas (APRENDER), da educação primária uruguaia. Discutemse sentidos construídos sobre o sujeito da educação numa política focalizada em crianças de contextos de pobreza, tendo como principal suporte a Análise Política do Discurso e como corpus documentos oficiais e depoimentos de gestores. Identifica-se uma tensão entre uma concepção que salienta as possibilidades educativas dos sujeitos e outra que, nos discursos dos anos 90 assim como nos da era progressista, os visualiza como seres carentes.
id UFRGS-2_c9e85f61fad719c4e83c515272b619db
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219731
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gruzman, Camila Alejandra FalkinFarenzena, Nalú2021-04-09T04:25:15Z20201678-166Xhttp://hdl.handle.net/10183/219731001124030O artigo trata da política Atención Prioritaria en Entornos con Dificultades Estructurales Relativas (APRENDER), da educação primária uruguaia. Discutemse sentidos construídos sobre o sujeito da educação numa política focalizada em crianças de contextos de pobreza, tendo como principal suporte a Análise Política do Discurso e como corpus documentos oficiais e depoimentos de gestores. Identifica-se uma tensão entre uma concepção que salienta as possibilidades educativas dos sujeitos e outra que, nos discursos dos anos 90 assim como nos da era progressista, os visualiza como seres carentes.The paper addresses the Uruguayan primary education Atención Prioritaria en Entornos con Dificultades Estructurales Relativas (APRENDER) policy. The article discusses constructed meanings on the subjects of education in a policy focused on children living in impoverished contexts. It is based on the Political Analysis of Discourse and its corpus is formed by official documents and accounts from managers. Tension is identified between a conception that emphasizes the subjects’ educational possibilities and another that, both in the discourses of the 1990s and in those of the progressive era, visualizes them as beings in need.El artículo trata de la política Atención Prioritaria en Entornos con Dificultades Estructurales Relativas (APRENDER), de la educación primaria uruguaya. Se discuten los sentidos construidos sobre el sujeto de la educación en una política focalizada en niños que viven en contextos de pobreza, partiendo de la perspectiva del Análisis Político del Discurso y de un corpus conformado por documentos oficiales y entrevistas a técnicos. Se identifica una tensión entre una concepción que subraya las posibilidades educativas de los sujetos y otra que, tanto en los discursos de los años 90 como en los de la era progresista, los visualiza como seres carentes.application/pdfspaRevista brasileira de política e administração da educação. Porto Alegre. Vol. 36, n. 3 (set./dez. 2020), p. 828-846Política educacionalDesigualdadeEducation public policiesEducation and inequalityPolitical Analysis of DiscourseSubjects of educationAPRENDERPolíticas públicas de educaciónEducación y desigualdadAnálisis Político del DiscursoSujeto de la educaciónAPRENDERConstrucciones discursivas sobre el sujeto de la educación en la política educativa aprenderDiscursive constructions on the subjects of education in the aprender educational policy Construções discursivas sobre o sujeito da educação na política educacional aprender info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124030.pdf.txt001124030.pdf.txtExtracted Texttext/plain51279http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219731/2/001124030.pdf.txt788cc1b528a5ca37595d0841a45c5577MD52ORIGINAL001124030.pdfTexto completo (espanhol)application/pdf281497http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219731/1/001124030.pdf42df5554e71cbc3cff867c0ffc9737b6MD5110183/2197312021-05-07 05:03:22.961293oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219731Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T08:03:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construcciones discursivas sobre el sujeto de la educación en la política educativa aprender
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Discursive constructions on the subjects of education in the aprender educational policy
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Construções discursivas sobre o sujeito da educação na política educacional aprender
title Construcciones discursivas sobre el sujeto de la educación en la política educativa aprender
spellingShingle Construcciones discursivas sobre el sujeto de la educación en la política educativa aprender
Gruzman, Camila Alejandra Falkin
Política educacional
Desigualdade
Education public policies
Education and inequality
Political Analysis of Discourse
Subjects of education
APRENDER
Políticas públicas de educación
Educación y desigualdad
Análisis Político del Discurso
Sujeto de la educación
APRENDER
title_short Construcciones discursivas sobre el sujeto de la educación en la política educativa aprender
title_full Construcciones discursivas sobre el sujeto de la educación en la política educativa aprender
title_fullStr Construcciones discursivas sobre el sujeto de la educación en la política educativa aprender
title_full_unstemmed Construcciones discursivas sobre el sujeto de la educación en la política educativa aprender
title_sort Construcciones discursivas sobre el sujeto de la educación en la política educativa aprender
author Gruzman, Camila Alejandra Falkin
author_facet Gruzman, Camila Alejandra Falkin
Farenzena, Nalú
author_role author
author2 Farenzena, Nalú
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gruzman, Camila Alejandra Falkin
Farenzena, Nalú
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional
Desigualdade
topic Política educacional
Desigualdade
Education public policies
Education and inequality
Political Analysis of Discourse
Subjects of education
APRENDER
Políticas públicas de educación
Educación y desigualdad
Análisis Político del Discurso
Sujeto de la educación
APRENDER
dc.subject.eng.fl_str_mv Education public policies
Education and inequality
Political Analysis of Discourse
Subjects of education
APRENDER
dc.subject.spa.fl_str_mv Políticas públicas de educación
Educación y desigualdad
Análisis Político del Discurso
Sujeto de la educación
APRENDER
description O artigo trata da política Atención Prioritaria en Entornos con Dificultades Estructurales Relativas (APRENDER), da educação primária uruguaia. Discutemse sentidos construídos sobre o sujeito da educação numa política focalizada em crianças de contextos de pobreza, tendo como principal suporte a Análise Política do Discurso e como corpus documentos oficiais e depoimentos de gestores. Identifica-se uma tensão entre uma concepção que salienta as possibilidades educativas dos sujeitos e outra que, nos discursos dos anos 90 assim como nos da era progressista, os visualiza como seres carentes.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-09T04:25:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/219731
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1678-166X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001124030
identifier_str_mv 1678-166X
001124030
url http://hdl.handle.net/10183/219731
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de política e administração da educação. Porto Alegre. Vol. 36, n. 3 (set./dez. 2020), p. 828-846
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219731/2/001124030.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219731/1/001124030.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 788cc1b528a5ca37595d0841a45c5577
42df5554e71cbc3cff867c0ffc9737b6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225013174468608