A Lua é Flicts? o ensino investigativo de óptica através da obra de Ziraldo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Elen Porto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237755
Resumo: Este trabalho apresenta a proposta de uma sequência didática (SD) sobre Óptica utilizando a obra “Flicts”, do escritor brasileiro Ziraldo Alves Pinto, como ferramenta didática para abordar a interação das cores com o olho humano. Através do Ensino por Investigação, mesclam-se os princípios ópticos da luz com fragmentos do livro infantil “Flicts” a fim de auxiliar a compreensão dos conceitos físicos por trás da mudança de cores da Lua pelos discentes do 9º ano do Ensino Fundamental. A SD apresentada é estruturada em duas etapas, sendo a primeira etapa, denominada de “Introdução dos Conceitos”, formada por cinco partes onde estão descritos os conhecimentos teóricos necessários para a compreensão do estudo de Óptica, a formação dos grupos de discentes e a introdução de trechos de “Flicts” para se iniciar a discussão dos grupos sobre as cores da Lua e o formato de pesquisa científica que deverá ser feita. Na segunda etapa, denominada de “Apresentação das Pesquisas”, é formada por três partes abrangendo revisão do conteúdo anterior através de material audiovisual e a apresentação das pesquisas sobre as cores da Lua feitas pelos grupos com o propósito de tornar os discentes detentores do conhecimento científico e responsáveis pela transmissão desse conhecimento a toda turma, características observadas através da Teoria da Transposição Didática de Chevallard. Ao final da segunda etapa, há um questionário para ser aplicado aos discentes sobre as suas observações e opiniões acerca da atividade. A aplicação da sequência didática, nomeada “A Lua é Flicts?”, é destinada aos docentes dos anos finais do Ensino Fundamental, das áreas de Ciências e Física, podendo ser adaptada a qualquer disciplina de interesse e utilizando outros livros infantis para contribuir com a discussão de temáticas diversas e incentivar a interdisciplinaridade na sala de aula.
id UFRGS-2_c9fd323ce463947bdefa39395e71343e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237755
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rocha, Elen PortoAlves-Brito, Alan2022-04-25T17:47:40Z2022http://hdl.handle.net/10183/237755001140120Este trabalho apresenta a proposta de uma sequência didática (SD) sobre Óptica utilizando a obra “Flicts”, do escritor brasileiro Ziraldo Alves Pinto, como ferramenta didática para abordar a interação das cores com o olho humano. Através do Ensino por Investigação, mesclam-se os princípios ópticos da luz com fragmentos do livro infantil “Flicts” a fim de auxiliar a compreensão dos conceitos físicos por trás da mudança de cores da Lua pelos discentes do 9º ano do Ensino Fundamental. A SD apresentada é estruturada em duas etapas, sendo a primeira etapa, denominada de “Introdução dos Conceitos”, formada por cinco partes onde estão descritos os conhecimentos teóricos necessários para a compreensão do estudo de Óptica, a formação dos grupos de discentes e a introdução de trechos de “Flicts” para se iniciar a discussão dos grupos sobre as cores da Lua e o formato de pesquisa científica que deverá ser feita. Na segunda etapa, denominada de “Apresentação das Pesquisas”, é formada por três partes abrangendo revisão do conteúdo anterior através de material audiovisual e a apresentação das pesquisas sobre as cores da Lua feitas pelos grupos com o propósito de tornar os discentes detentores do conhecimento científico e responsáveis pela transmissão desse conhecimento a toda turma, características observadas através da Teoria da Transposição Didática de Chevallard. Ao final da segunda etapa, há um questionário para ser aplicado aos discentes sobre as suas observações e opiniões acerca da atividade. A aplicação da sequência didática, nomeada “A Lua é Flicts?”, é destinada aos docentes dos anos finais do Ensino Fundamental, das áreas de Ciências e Física, podendo ser adaptada a qualquer disciplina de interesse e utilizando outros livros infantis para contribuir com a discussão de temáticas diversas e incentivar a interdisciplinaridade na sala de aula.This work presents the proposal of a didactic sequence (DS) on Optics using the work “Flicts”, by the Brazilian writer Ziraldo Alves Pinto, as a didactic tool to approach the interaction of colors with the human eye. Through Investigation T eaching, the optical principles of light are mixed with fragments of the children's book "Flicts" in order to help the understanding of the physical concepts behind the change of colors of the Moon by students of the 9th year of Elementary School. The DS presented is structured in two stages, the first stage, called "Introduction of Concepts", formed by five parts where the theoretical knowledge necessary for understanding the study of Optics, the formation of groups of students and the introduction of excerpts from “Flicts” to start the group's discussion about the colors of the Moon and the format of scientific research that should be done. In the second stage, called “Research Presentation”, it consists of three parts covering a review of the previous content through audiovisual material and the presentation of research on the colors of the Moon carried out by the groups with the purpose of making the students holders of scientific knowledge. and responsible for transmitting this knowledge to the whole class, characteristics observed through Chevallard's Didactic Transposition Theory. At the end of the second stage, there is a questionnaire to be applied to students about their observations and opinions about the activity . The application of the didactic sequence, named “The Moon is Flicts?”, is intended for teachers in the final years of Elementary School, in the areas of Science and Physics, and can be adapted to any subject of interest and using other children's books to contribute to the discussion of dif ferent themes and encourage interdisciplinarity in the classroom.application/pdfporEnsino de ciênciasFísicaÓpticaEnsino por investigaçãoZiraldo, 1932-PhysicsScienceOpticsInvestigative teachingA Lua é Flicts? o ensino investigativo de óptica através da obra de Ziraldoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140120.pdf.txt001140120.pdf.txtExtracted Texttext/plain61163http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237755/2/001140120.pdf.txt109aee3b4f6e9e54d3fb0fc5ce7987c6MD52ORIGINAL001140120.pdfTexto completoapplication/pdf1371036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237755/1/001140120.pdfea709fce64dc6cb4023974d44e8eb74eMD5110183/2377552022-09-18 04:48:11.333997oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237755Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-18T07:48:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Lua é Flicts? o ensino investigativo de óptica através da obra de Ziraldo
title A Lua é Flicts? o ensino investigativo de óptica através da obra de Ziraldo
spellingShingle A Lua é Flicts? o ensino investigativo de óptica através da obra de Ziraldo
Rocha, Elen Porto
Ensino de ciências
Física
Óptica
Ensino por investigação
Ziraldo, 1932-
Physics
Science
Optics
Investigative teaching
title_short A Lua é Flicts? o ensino investigativo de óptica através da obra de Ziraldo
title_full A Lua é Flicts? o ensino investigativo de óptica através da obra de Ziraldo
title_fullStr A Lua é Flicts? o ensino investigativo de óptica através da obra de Ziraldo
title_full_unstemmed A Lua é Flicts? o ensino investigativo de óptica através da obra de Ziraldo
title_sort A Lua é Flicts? o ensino investigativo de óptica através da obra de Ziraldo
author Rocha, Elen Porto
author_facet Rocha, Elen Porto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Elen Porto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves-Brito, Alan
contributor_str_mv Alves-Brito, Alan
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Física
Óptica
Ensino por investigação
Ziraldo, 1932-
topic Ensino de ciências
Física
Óptica
Ensino por investigação
Ziraldo, 1932-
Physics
Science
Optics
Investigative teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Physics
Science
Optics
Investigative teaching
description Este trabalho apresenta a proposta de uma sequência didática (SD) sobre Óptica utilizando a obra “Flicts”, do escritor brasileiro Ziraldo Alves Pinto, como ferramenta didática para abordar a interação das cores com o olho humano. Através do Ensino por Investigação, mesclam-se os princípios ópticos da luz com fragmentos do livro infantil “Flicts” a fim de auxiliar a compreensão dos conceitos físicos por trás da mudança de cores da Lua pelos discentes do 9º ano do Ensino Fundamental. A SD apresentada é estruturada em duas etapas, sendo a primeira etapa, denominada de “Introdução dos Conceitos”, formada por cinco partes onde estão descritos os conhecimentos teóricos necessários para a compreensão do estudo de Óptica, a formação dos grupos de discentes e a introdução de trechos de “Flicts” para se iniciar a discussão dos grupos sobre as cores da Lua e o formato de pesquisa científica que deverá ser feita. Na segunda etapa, denominada de “Apresentação das Pesquisas”, é formada por três partes abrangendo revisão do conteúdo anterior através de material audiovisual e a apresentação das pesquisas sobre as cores da Lua feitas pelos grupos com o propósito de tornar os discentes detentores do conhecimento científico e responsáveis pela transmissão desse conhecimento a toda turma, características observadas através da Teoria da Transposição Didática de Chevallard. Ao final da segunda etapa, há um questionário para ser aplicado aos discentes sobre as suas observações e opiniões acerca da atividade. A aplicação da sequência didática, nomeada “A Lua é Flicts?”, é destinada aos docentes dos anos finais do Ensino Fundamental, das áreas de Ciências e Física, podendo ser adaptada a qualquer disciplina de interesse e utilizando outros livros infantis para contribuir com a discussão de temáticas diversas e incentivar a interdisciplinaridade na sala de aula.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-25T17:47:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237755
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001140120
url http://hdl.handle.net/10183/237755
identifier_str_mv 001140120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237755/2/001140120.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237755/1/001140120.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 109aee3b4f6e9e54d3fb0fc5ce7987c6
ea709fce64dc6cb4023974d44e8eb74e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447306200154112