O ambiente letrado e sua influência no processo de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35740 |
Resumo: | A escola onde foi desenvolvida a pesquisa situa-se no município de São Leopoldo em uma localidade considerada de difícil acesso, além de ser bastante carente e apresentar condições sócio-econômicas e culturais precárias, pois não há correios, linha telefônica ou circulação de jornais na mesma, além de comprovadamente haver extrema baixa-escolaridade das famílias e pouca valorização do ensino formal, devido ao trabalho que realizam não requerer nenhum grau de estudo. Este trabalho foi realizado no primeiro semestre de dois mil e dez, tendo o objetivo de observar e analisar a influência do ambiente letrado na introdução à alfabetização, considerando a importância da promoção de atividades que favoreceram a relação entre letramento e alfabetização, tendo como prioridades a valorização das experiências dos alunos e as atividades significativas, onde leitura e escrita apresentam cunho social, levando em conta a visão de teóricos como Soares, Kleiman e Carvalho acerca dos termos letramento e alfabetização. Foi possível concluir que realmente o ambiente letrado pode ser muito importante na alfabetização dos alunos, principalmente levando-se em conta que muitas crianças têm seu primeiro contato com o ensino formal aos seis anos de idade e chegam à escola com poucas experiências de leitura e escrita. O processo de alfabetização precisa estar intimamente ligado ao letramento para garantir as possibilidades de participação crítica e cidadã dos sujeitos na sociedade atual. |
id |
UFRGS-2_ca050151209c5aa16dd4a58292037c1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35740 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Camargo, Lisiane WalterSilva, Rosimeri Aquino da2011-12-20T01:19:46Z2010http://hdl.handle.net/10183/35740000815892A escola onde foi desenvolvida a pesquisa situa-se no município de São Leopoldo em uma localidade considerada de difícil acesso, além de ser bastante carente e apresentar condições sócio-econômicas e culturais precárias, pois não há correios, linha telefônica ou circulação de jornais na mesma, além de comprovadamente haver extrema baixa-escolaridade das famílias e pouca valorização do ensino formal, devido ao trabalho que realizam não requerer nenhum grau de estudo. Este trabalho foi realizado no primeiro semestre de dois mil e dez, tendo o objetivo de observar e analisar a influência do ambiente letrado na introdução à alfabetização, considerando a importância da promoção de atividades que favoreceram a relação entre letramento e alfabetização, tendo como prioridades a valorização das experiências dos alunos e as atividades significativas, onde leitura e escrita apresentam cunho social, levando em conta a visão de teóricos como Soares, Kleiman e Carvalho acerca dos termos letramento e alfabetização. Foi possível concluir que realmente o ambiente letrado pode ser muito importante na alfabetização dos alunos, principalmente levando-se em conta que muitas crianças têm seu primeiro contato com o ensino formal aos seis anos de idade e chegam à escola com poucas experiências de leitura e escrita. O processo de alfabetização precisa estar intimamente ligado ao letramento para garantir as possibilidades de participação crítica e cidadã dos sujeitos na sociedade atual.application/pdfporLetramentoAlfabetizaçãoO ambiente letrado e sua influência no processo de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000815892.pdf000815892.pdfTexto completoapplication/pdf239633http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35740/1/000815892.pdff7d9fbf0de80495af2fa256fb57d13cbMD51TEXT000815892.pdf.txt000815892.pdf.txtExtracted Texttext/plain69546http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35740/2/000815892.pdf.txt10e9136e818847bc0003f9e8a933eebaMD52THUMBNAIL000815892.pdf.jpg000815892.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35740/3/000815892.pdf.jpgd5c9f7b2c81e33e1861bcd65d322c4efMD5310183/357402018-10-11 08:46:17.412oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35740Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:46:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ambiente letrado e sua influência no processo de alfabetização |
title |
O ambiente letrado e sua influência no processo de alfabetização |
spellingShingle |
O ambiente letrado e sua influência no processo de alfabetização Camargo, Lisiane Walter Letramento Alfabetização |
title_short |
O ambiente letrado e sua influência no processo de alfabetização |
title_full |
O ambiente letrado e sua influência no processo de alfabetização |
title_fullStr |
O ambiente letrado e sua influência no processo de alfabetização |
title_full_unstemmed |
O ambiente letrado e sua influência no processo de alfabetização |
title_sort |
O ambiente letrado e sua influência no processo de alfabetização |
author |
Camargo, Lisiane Walter |
author_facet |
Camargo, Lisiane Walter |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Lisiane Walter |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Rosimeri Aquino da |
contributor_str_mv |
Silva, Rosimeri Aquino da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Alfabetização |
topic |
Letramento Alfabetização |
description |
A escola onde foi desenvolvida a pesquisa situa-se no município de São Leopoldo em uma localidade considerada de difícil acesso, além de ser bastante carente e apresentar condições sócio-econômicas e culturais precárias, pois não há correios, linha telefônica ou circulação de jornais na mesma, além de comprovadamente haver extrema baixa-escolaridade das famílias e pouca valorização do ensino formal, devido ao trabalho que realizam não requerer nenhum grau de estudo. Este trabalho foi realizado no primeiro semestre de dois mil e dez, tendo o objetivo de observar e analisar a influência do ambiente letrado na introdução à alfabetização, considerando a importância da promoção de atividades que favoreceram a relação entre letramento e alfabetização, tendo como prioridades a valorização das experiências dos alunos e as atividades significativas, onde leitura e escrita apresentam cunho social, levando em conta a visão de teóricos como Soares, Kleiman e Carvalho acerca dos termos letramento e alfabetização. Foi possível concluir que realmente o ambiente letrado pode ser muito importante na alfabetização dos alunos, principalmente levando-se em conta que muitas crianças têm seu primeiro contato com o ensino formal aos seis anos de idade e chegam à escola com poucas experiências de leitura e escrita. O processo de alfabetização precisa estar intimamente ligado ao letramento para garantir as possibilidades de participação crítica e cidadã dos sujeitos na sociedade atual. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-12-20T01:19:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/35740 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000815892 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/35740 |
identifier_str_mv |
000815892 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35740/1/000815892.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35740/2/000815892.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35740/3/000815892.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f7d9fbf0de80495af2fa256fb57d13cb 10e9136e818847bc0003f9e8a933eeba d5c9f7b2c81e33e1861bcd65d322c4ef |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447069629874176 |