O ambiente letrado e sua influência no processo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Lisiane Walter
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35740
Resumo: A escola onde foi desenvolvida a pesquisa situa-se no município de São Leopoldo em uma localidade considerada de difícil acesso, além de ser bastante carente e apresentar condições sócio-econômicas e culturais precárias, pois não há correios, linha telefônica ou circulação de jornais na mesma, além de comprovadamente haver extrema baixa-escolaridade das famílias e pouca valorização do ensino formal, devido ao trabalho que realizam não requerer nenhum grau de estudo. Este trabalho foi realizado no primeiro semestre de dois mil e dez, tendo o objetivo de observar e analisar a influência do ambiente letrado na introdução à alfabetização, considerando a importância da promoção de atividades que favoreceram a relação entre letramento e alfabetização, tendo como prioridades a valorização das experiências dos alunos e as atividades significativas, onde leitura e escrita apresentam cunho social, levando em conta a visão de teóricos como Soares, Kleiman e Carvalho acerca dos termos letramento e alfabetização. Foi possível concluir que realmente o ambiente letrado pode ser muito importante na alfabetização dos alunos, principalmente levando-se em conta que muitas crianças têm seu primeiro contato com o ensino formal aos seis anos de idade e chegam à escola com poucas experiências de leitura e escrita. O processo de alfabetização precisa estar intimamente ligado ao letramento para garantir as possibilidades de participação crítica e cidadã dos sujeitos na sociedade atual.
id UFRGS-2_ca050151209c5aa16dd4a58292037c1f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35740
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Camargo, Lisiane WalterSilva, Rosimeri Aquino da2011-12-20T01:19:46Z2010http://hdl.handle.net/10183/35740000815892A escola onde foi desenvolvida a pesquisa situa-se no município de São Leopoldo em uma localidade considerada de difícil acesso, além de ser bastante carente e apresentar condições sócio-econômicas e culturais precárias, pois não há correios, linha telefônica ou circulação de jornais na mesma, além de comprovadamente haver extrema baixa-escolaridade das famílias e pouca valorização do ensino formal, devido ao trabalho que realizam não requerer nenhum grau de estudo. Este trabalho foi realizado no primeiro semestre de dois mil e dez, tendo o objetivo de observar e analisar a influência do ambiente letrado na introdução à alfabetização, considerando a importância da promoção de atividades que favoreceram a relação entre letramento e alfabetização, tendo como prioridades a valorização das experiências dos alunos e as atividades significativas, onde leitura e escrita apresentam cunho social, levando em conta a visão de teóricos como Soares, Kleiman e Carvalho acerca dos termos letramento e alfabetização. Foi possível concluir que realmente o ambiente letrado pode ser muito importante na alfabetização dos alunos, principalmente levando-se em conta que muitas crianças têm seu primeiro contato com o ensino formal aos seis anos de idade e chegam à escola com poucas experiências de leitura e escrita. O processo de alfabetização precisa estar intimamente ligado ao letramento para garantir as possibilidades de participação crítica e cidadã dos sujeitos na sociedade atual.application/pdfporLetramentoAlfabetizaçãoO ambiente letrado e sua influência no processo de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000815892.pdf000815892.pdfTexto completoapplication/pdf239633http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35740/1/000815892.pdff7d9fbf0de80495af2fa256fb57d13cbMD51TEXT000815892.pdf.txt000815892.pdf.txtExtracted Texttext/plain69546http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35740/2/000815892.pdf.txt10e9136e818847bc0003f9e8a933eebaMD52THUMBNAIL000815892.pdf.jpg000815892.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35740/3/000815892.pdf.jpgd5c9f7b2c81e33e1861bcd65d322c4efMD5310183/357402018-10-11 08:46:17.412oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35740Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:46:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ambiente letrado e sua influência no processo de alfabetização
title O ambiente letrado e sua influência no processo de alfabetização
spellingShingle O ambiente letrado e sua influência no processo de alfabetização
Camargo, Lisiane Walter
Letramento
Alfabetização
title_short O ambiente letrado e sua influência no processo de alfabetização
title_full O ambiente letrado e sua influência no processo de alfabetização
title_fullStr O ambiente letrado e sua influência no processo de alfabetização
title_full_unstemmed O ambiente letrado e sua influência no processo de alfabetização
title_sort O ambiente letrado e sua influência no processo de alfabetização
author Camargo, Lisiane Walter
author_facet Camargo, Lisiane Walter
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Lisiane Walter
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Rosimeri Aquino da
contributor_str_mv Silva, Rosimeri Aquino da
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Alfabetização
topic Letramento
Alfabetização
description A escola onde foi desenvolvida a pesquisa situa-se no município de São Leopoldo em uma localidade considerada de difícil acesso, além de ser bastante carente e apresentar condições sócio-econômicas e culturais precárias, pois não há correios, linha telefônica ou circulação de jornais na mesma, além de comprovadamente haver extrema baixa-escolaridade das famílias e pouca valorização do ensino formal, devido ao trabalho que realizam não requerer nenhum grau de estudo. Este trabalho foi realizado no primeiro semestre de dois mil e dez, tendo o objetivo de observar e analisar a influência do ambiente letrado na introdução à alfabetização, considerando a importância da promoção de atividades que favoreceram a relação entre letramento e alfabetização, tendo como prioridades a valorização das experiências dos alunos e as atividades significativas, onde leitura e escrita apresentam cunho social, levando em conta a visão de teóricos como Soares, Kleiman e Carvalho acerca dos termos letramento e alfabetização. Foi possível concluir que realmente o ambiente letrado pode ser muito importante na alfabetização dos alunos, principalmente levando-se em conta que muitas crianças têm seu primeiro contato com o ensino formal aos seis anos de idade e chegam à escola com poucas experiências de leitura e escrita. O processo de alfabetização precisa estar intimamente ligado ao letramento para garantir as possibilidades de participação crítica e cidadã dos sujeitos na sociedade atual.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-20T01:19:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35740
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000815892
url http://hdl.handle.net/10183/35740
identifier_str_mv 000815892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35740/1/000815892.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35740/2/000815892.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35740/3/000815892.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f7d9fbf0de80495af2fa256fb57d13cb
10e9136e818847bc0003f9e8a933eeba
d5c9f7b2c81e33e1861bcd65d322c4ef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447069629874176