O processo de negociação coletiva como forma de integração e qualidade em serviços : considerações sobre o Serviço de Documentação e Bibliotecas da Fundacentro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/40335 |
Resumo: | Composto por 14 bibliotecas, o Serviço de Documentação e Bibliotecas da Fundacentro (SDB) constitui o universo de pesquisa do presente estudo que apresenta a negociação coletiva como um dos instrumentos de apoio à melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo SDB. Em um universo onde as mudanças ocorrem bruscamente, e a uma velocidade assustadora, é interessante que os serviços de informação se adaptem a tal realidade, sobretudo considerando o caso do SDB, que está diretamente ligado ao setor de segurança e saúde no trabalho. A negociação coletiva contribui nesse sentido, uma vez que processos de melhoria demandam avaliações, mudanças, inovações, que devem sempre ter como ponto norteador o bem comum. Partindo do pressuposto de que a informação científica pode contribuir para o aprimoramento das condições de trabalho no Brasil, a negociação coletiva é apresentada como um instrumento favorável à melhoria do processo de disseminação e acesso à informação científica no SDB, focando a qualidade na prestação de serviços públicos. O estudo delimita de que forma a negociação coletiva pode auxiliar na otimização dos serviços executados pelo SDB, identificando pontos fortes e fracos, riscos e oportunidades, por meio de análise de questionários aplicados aos agentes públicos do setor. Considera-se que a negociação coletiva pode e deve ser aplicada, no sentido de melhorar condições e relações de trabalho, bem como fortalecer, aprimorar e solidificar o produto final do SDB, a disponibilização de informações científicas em segurança e saúde no trabalho - SST, e beneficiar a razão de ser da Fundacentro como um todo: o trabalhador brasileiro. |
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Santos, Erika Alves dosLopes, Fernando Dias2012-05-08T01:23:18Z2010http://hdl.handle.net/10183/40335000794872Composto por 14 bibliotecas, o Serviço de Documentação e Bibliotecas da Fundacentro (SDB) constitui o universo de pesquisa do presente estudo que apresenta a negociação coletiva como um dos instrumentos de apoio à melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo SDB. Em um universo onde as mudanças ocorrem bruscamente, e a uma velocidade assustadora, é interessante que os serviços de informação se adaptem a tal realidade, sobretudo considerando o caso do SDB, que está diretamente ligado ao setor de segurança e saúde no trabalho. A negociação coletiva contribui nesse sentido, uma vez que processos de melhoria demandam avaliações, mudanças, inovações, que devem sempre ter como ponto norteador o bem comum. Partindo do pressuposto de que a informação científica pode contribuir para o aprimoramento das condições de trabalho no Brasil, a negociação coletiva é apresentada como um instrumento favorável à melhoria do processo de disseminação e acesso à informação científica no SDB, focando a qualidade na prestação de serviços públicos. O estudo delimita de que forma a negociação coletiva pode auxiliar na otimização dos serviços executados pelo SDB, identificando pontos fortes e fracos, riscos e oportunidades, por meio de análise de questionários aplicados aos agentes públicos do setor. Considera-se que a negociação coletiva pode e deve ser aplicada, no sentido de melhorar condições e relações de trabalho, bem como fortalecer, aprimorar e solidificar o produto final do SDB, a disponibilização de informações científicas em segurança e saúde no trabalho - SST, e beneficiar a razão de ser da Fundacentro como um todo: o trabalhador brasileiro.application/pdfporNegociação coletivaTomada de decisãoQualidade : Serviço públicoO processo de negociação coletiva como forma de integração e qualidade em serviços : considerações sobre o Serviço de Documentação e Bibliotecas da Fundacentroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Negociação Coletiva a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000794872.pdf.txt000794872.pdf.txtExtracted Texttext/plain110352http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40335/2/000794872.pdf.txt069845d6f7404b593eac610a778d7ac0MD52ORIGINAL000794872.pdf000794872.pdfTexto completoapplication/pdf1369939http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40335/1/000794872.pdf11bd8492ae8c0747cbb71e87cd352c2eMD51THUMBNAIL000794872.pdf.jpg000794872.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40335/3/000794872.pdf.jpgca4dd35553ae45c495b27d6f4c83d22fMD5310183/403352018-10-10 08:24:30.917oai:www.lume.ufrgs.br:10183/40335Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:24:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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