Consciência fonológica na alfabetização : o que dizem a BNCC e a PNA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253146 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica acerca da relação entre o desenvolvimento da consciência fonológica (CF) e o processo de alfabetização, considerando os documentos oficiais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Política Nacional de Alfabetização (PNA). A consciência fonológica é a capacidade de refletir sobre os sons da língua. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho visa analisar e compreender de que forma a consciência fonológica contribui no processo de alfabetização e o que dizem esses documentos oficiais sobre o assunto. Conforme a BNCC, a análise descreve as habilidades relacionadas à consciência fonológica de acordo com seus níveis em cada ano da alfabetização: 1º e 2º ano. Já a PNA apresenta a consciência fonológica como componente necessário para a alfabetização. A presente pesquisa concluiu que o desenvolvimento da consciência fonológica se revela como grande aliado para o sucesso na aprendizagem da escrita e da leitura. Os documentos oficiais da BNCC e da PNA apontaram a consciência fonológica como uma habilidade metalinguística fundamental no ciclo de alfabetização. |
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