Os caminhos da modelagem no “Pós”-GPIMEM : desenvolvendo uma árvore genealógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180092 |
Resumo: | Neste artigo analisamos os caminhos seguidos por professores/pesquisadores, ex-alunos do Grupo de Pesquisa em Informática outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM), no desenvolvimento de pesquisas sobre modelagem matemática enquanto estratégia pedagógica. Nesse sentido, procuramos identificar que questões foram tematizadas em suas pesquisas sobre o tema. Elaboramos uma árvore genealógica desses trabalhos, tomando como ponto de partida aqueles apresentados em Malheiros e Franchi (2013), os quais se referem às pesquisas de mestrado e/ou doutorado, desenvolvidas por esses autores, enquanto estudantes do grupo. Expandimos a árvore genealógica considerando as pesquisas desenvolvidas por esses mesmos autores, porém enquanto professores/pesquisadores/orientadores em universidades do país e do exterior. Nossa análise indicou uma continuidade na variedade de temas abordados pelas pesquisas, assim como a presença de tecnologias nesses estudos. Nesse último caso, identificamos alguns papéis possíveis para as tecnologias no desenvolvimento de projetos de modelagem. |
id |
UFRGS-2_ca718dc3ce189c17f8315bb7342c190d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180092 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Soares, Débora da SilvaBorba, Marcelo de Carvalho2018-07-05T02:25:18Z20141981-1322http://hdl.handle.net/10183/180092000934046Neste artigo analisamos os caminhos seguidos por professores/pesquisadores, ex-alunos do Grupo de Pesquisa em Informática outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM), no desenvolvimento de pesquisas sobre modelagem matemática enquanto estratégia pedagógica. Nesse sentido, procuramos identificar que questões foram tematizadas em suas pesquisas sobre o tema. Elaboramos uma árvore genealógica desses trabalhos, tomando como ponto de partida aqueles apresentados em Malheiros e Franchi (2013), os quais se referem às pesquisas de mestrado e/ou doutorado, desenvolvidas por esses autores, enquanto estudantes do grupo. Expandimos a árvore genealógica considerando as pesquisas desenvolvidas por esses mesmos autores, porém enquanto professores/pesquisadores/orientadores em universidades do país e do exterior. Nossa análise indicou uma continuidade na variedade de temas abordados pelas pesquisas, assim como a presença de tecnologias nesses estudos. Nesse último caso, identificamos alguns papéis possíveis para as tecnologias no desenvolvimento de projetos de modelagem.In this paper we analyze the paths followed by professors/researchers, former students of the research group GPIMEM, in the development of research about mathematical modeling as a pedagogical approach. We sought to identify the questions discussed by these researchers in their studies. We developed a family tree of these studies, using as a starting point those presented in Malheiros and Franchi (2013), which refers to masters and/or doctoral research developed by the authors included in the analysis. We expanded this family tree considering the studies developed by these same authors as professors/researchers/advisors in universities of Brazil and abroad. Our analysis suggests continuity in the diversity of themes addressed by the studies, as well as the presence of technologies. In this last case, we identified some possible roles of technology in the development of modeling projects.application/pdfporRevemat : revista eletrônica de educação matemática [recurso eletrônico]. Florianópolis. Vol. 9, Edição Temática (jun. 2014), p. 74-99.Modelagem matemáticaEducação MatemáticaMathematics educationMathematical modellingTechnologiesOs caminhos da modelagem no “Pós”-GPIMEM : desenvolvendo uma árvore genealógicaThe routes of modelling in “after-GPIMEM” : developing a family treeinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000934046.pdf000934046.pdfTexto completoapplication/pdf928676http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180092/1/000934046.pdf7e89a6831d425b704335c60328150704MD51TEXT000934046.pdf.txt000934046.pdf.txtExtracted Texttext/plain62329http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180092/2/000934046.pdf.txt5a6423eef0a1e0ca2db35aa77667ade9MD5210183/1800922018-07-06 02:26:47.227454oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180092Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-07-06T05:26:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os caminhos da modelagem no “Pós”-GPIMEM : desenvolvendo uma árvore genealógica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The routes of modelling in “after-GPIMEM” : developing a family tree |
title |
Os caminhos da modelagem no “Pós”-GPIMEM : desenvolvendo uma árvore genealógica |
spellingShingle |
Os caminhos da modelagem no “Pós”-GPIMEM : desenvolvendo uma árvore genealógica Soares, Débora da Silva Modelagem matemática Educação Matemática Mathematics education Mathematical modelling Technologies |
title_short |
Os caminhos da modelagem no “Pós”-GPIMEM : desenvolvendo uma árvore genealógica |
title_full |
Os caminhos da modelagem no “Pós”-GPIMEM : desenvolvendo uma árvore genealógica |
title_fullStr |
Os caminhos da modelagem no “Pós”-GPIMEM : desenvolvendo uma árvore genealógica |
title_full_unstemmed |
Os caminhos da modelagem no “Pós”-GPIMEM : desenvolvendo uma árvore genealógica |
title_sort |
Os caminhos da modelagem no “Pós”-GPIMEM : desenvolvendo uma árvore genealógica |
author |
Soares, Débora da Silva |
author_facet |
Soares, Débora da Silva Borba, Marcelo de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Borba, Marcelo de Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Débora da Silva Borba, Marcelo de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem matemática Educação Matemática |
topic |
Modelagem matemática Educação Matemática Mathematics education Mathematical modelling Technologies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematics education Mathematical modelling Technologies |
description |
Neste artigo analisamos os caminhos seguidos por professores/pesquisadores, ex-alunos do Grupo de Pesquisa em Informática outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM), no desenvolvimento de pesquisas sobre modelagem matemática enquanto estratégia pedagógica. Nesse sentido, procuramos identificar que questões foram tematizadas em suas pesquisas sobre o tema. Elaboramos uma árvore genealógica desses trabalhos, tomando como ponto de partida aqueles apresentados em Malheiros e Franchi (2013), os quais se referem às pesquisas de mestrado e/ou doutorado, desenvolvidas por esses autores, enquanto estudantes do grupo. Expandimos a árvore genealógica considerando as pesquisas desenvolvidas por esses mesmos autores, porém enquanto professores/pesquisadores/orientadores em universidades do país e do exterior. Nossa análise indicou uma continuidade na variedade de temas abordados pelas pesquisas, assim como a presença de tecnologias nesses estudos. Nesse último caso, identificamos alguns papéis possíveis para as tecnologias no desenvolvimento de projetos de modelagem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-05T02:25:18Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/180092 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1981-1322 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000934046 |
identifier_str_mv |
1981-1322 000934046 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/180092 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revemat : revista eletrônica de educação matemática [recurso eletrônico]. Florianópolis. Vol. 9, Edição Temática (jun. 2014), p. 74-99. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180092/1/000934046.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180092/2/000934046.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7e89a6831d425b704335c60328150704 5a6423eef0a1e0ca2db35aa77667ade9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447664167223296 |