Ser professora de bebês : composições que envolvem a profissão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/206679 |
Resumo: | Este trabalho tem como tema principal o estudo da docência com bebês. A questão norteadora da pesquisa está relacionada à compreensão de quais são as composições que envolvem a profissão professora de bebês. O objetivo central da pesquisa é a reflexão sobre os aspectos constitutivos da docência com bebês. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, o estudo deu-se a partir de bibliografias de pesquisadores que produziram e teorizaram sobre a temática, como Tristão (2004), Barbosa (2010), Richter (2010), Duarte (2011), Filho (2013) e Fochi (2013). Também compõem esta pesquisa, entrevistas semi-estruturadas realizadas com três professoras de bebês e crianças pequenas. São três os eixos de análise que surgiram com este estudo, tendo em vista as composições que envolvem a profissão professora de bebês, são eles: a importância do vínculo para a docência, construído através de relações afetivas entre a professora e a criança; a família como parte integrante da docência; e, por fim, questões relacionadas à profissão professora de bebês. Concluiu-se que cabe à docência com bebês embarcar em um espaço de invenção, onde há o desafio de construir uma pedagogia específica para os pequenos, e que os três eixos de análise podem compor a docência com os bebês. |
id |
UFRGS-2_ca7478f422ad551d384f83fbcdd7c863 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206679 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schmitt, DanielaAlbuquerque, Simone Santos de2020-03-12T04:13:24Z2019http://hdl.handle.net/10183/206679001113586Este trabalho tem como tema principal o estudo da docência com bebês. A questão norteadora da pesquisa está relacionada à compreensão de quais são as composições que envolvem a profissão professora de bebês. O objetivo central da pesquisa é a reflexão sobre os aspectos constitutivos da docência com bebês. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, o estudo deu-se a partir de bibliografias de pesquisadores que produziram e teorizaram sobre a temática, como Tristão (2004), Barbosa (2010), Richter (2010), Duarte (2011), Filho (2013) e Fochi (2013). Também compõem esta pesquisa, entrevistas semi-estruturadas realizadas com três professoras de bebês e crianças pequenas. São três os eixos de análise que surgiram com este estudo, tendo em vista as composições que envolvem a profissão professora de bebês, são eles: a importância do vínculo para a docência, construído através de relações afetivas entre a professora e a criança; a família como parte integrante da docência; e, por fim, questões relacionadas à profissão professora de bebês. Concluiu-se que cabe à docência com bebês embarcar em um espaço de invenção, onde há o desafio de construir uma pedagogia específica para os pequenos, e que os três eixos de análise podem compor a docência com os bebês.application/pdfporEducação infantilDocênciaBebêSer professora de bebês : composições que envolvem a profissãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113586.pdf.txt001113586.pdf.txtExtracted Texttext/plain87448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206679/2/001113586.pdf.txt74b263a4319b9265262ab47823f7b816MD52ORIGINAL001113586.pdfTexto completoapplication/pdf359967http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206679/1/001113586.pdfbf84df2e5d5044a3bf5b5093ce5a8afdMD5110183/2066792020-03-13 04:16:10.939535oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206679Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-03-13T07:16:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ser professora de bebês : composições que envolvem a profissão |
title |
Ser professora de bebês : composições que envolvem a profissão |
spellingShingle |
Ser professora de bebês : composições que envolvem a profissão Schmitt, Daniela Educação infantil Docência Bebê |
title_short |
Ser professora de bebês : composições que envolvem a profissão |
title_full |
Ser professora de bebês : composições que envolvem a profissão |
title_fullStr |
Ser professora de bebês : composições que envolvem a profissão |
title_full_unstemmed |
Ser professora de bebês : composições que envolvem a profissão |
title_sort |
Ser professora de bebês : composições que envolvem a profissão |
author |
Schmitt, Daniela |
author_facet |
Schmitt, Daniela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schmitt, Daniela |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Albuquerque, Simone Santos de |
contributor_str_mv |
Albuquerque, Simone Santos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Docência Bebê |
topic |
Educação infantil Docência Bebê |
description |
Este trabalho tem como tema principal o estudo da docência com bebês. A questão norteadora da pesquisa está relacionada à compreensão de quais são as composições que envolvem a profissão professora de bebês. O objetivo central da pesquisa é a reflexão sobre os aspectos constitutivos da docência com bebês. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, o estudo deu-se a partir de bibliografias de pesquisadores que produziram e teorizaram sobre a temática, como Tristão (2004), Barbosa (2010), Richter (2010), Duarte (2011), Filho (2013) e Fochi (2013). Também compõem esta pesquisa, entrevistas semi-estruturadas realizadas com três professoras de bebês e crianças pequenas. São três os eixos de análise que surgiram com este estudo, tendo em vista as composições que envolvem a profissão professora de bebês, são eles: a importância do vínculo para a docência, construído através de relações afetivas entre a professora e a criança; a família como parte integrante da docência; e, por fim, questões relacionadas à profissão professora de bebês. Concluiu-se que cabe à docência com bebês embarcar em um espaço de invenção, onde há o desafio de construir uma pedagogia específica para os pequenos, e que os três eixos de análise podem compor a docência com os bebês. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-12T04:13:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/206679 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001113586 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/206679 |
identifier_str_mv |
001113586 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206679/2/001113586.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206679/1/001113586.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
74b263a4319b9265262ab47823f7b816 bf84df2e5d5044a3bf5b5093ce5a8afd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447263663620096 |