Ser professora de bebês : composições que envolvem a profissão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitt, Daniela
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206679
Resumo: Este trabalho tem como tema principal o estudo da docência com bebês. A questão norteadora da pesquisa está relacionada à compreensão de quais são as composições que envolvem a profissão professora de bebês. O objetivo central da pesquisa é a reflexão sobre os aspectos constitutivos da docência com bebês. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, o estudo deu-se a partir de bibliografias de pesquisadores que produziram e teorizaram sobre a temática, como Tristão (2004), ​Barbosa (2010), Richter (2010), Duarte (2011), Filho (2013) e Fochi (2013). Também compõem esta pesquisa, entrevistas semi-estruturadas realizadas com três professoras de bebês e crianças pequenas. São três os eixos de análise que surgiram com este estudo, tendo em vista as composições que envolvem a profissão professora de bebês, são eles: a importância do vínculo para a docência, construído através de relações afetivas entre a professora e a criança; a família como parte integrante da docência; e, por fim, questões relacionadas à profissão professora de bebês. Concluiu-se que cabe à docência com bebês embarcar em um espaço de invenção, onde há o desafio de construir uma pedagogia específica para os pequenos, e que os três eixos de análise podem compor a docência com os bebês.
id UFRGS-2_ca7478f422ad551d384f83fbcdd7c863
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206679
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schmitt, DanielaAlbuquerque, Simone Santos de2020-03-12T04:13:24Z2019http://hdl.handle.net/10183/206679001113586Este trabalho tem como tema principal o estudo da docência com bebês. A questão norteadora da pesquisa está relacionada à compreensão de quais são as composições que envolvem a profissão professora de bebês. O objetivo central da pesquisa é a reflexão sobre os aspectos constitutivos da docência com bebês. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, o estudo deu-se a partir de bibliografias de pesquisadores que produziram e teorizaram sobre a temática, como Tristão (2004), ​Barbosa (2010), Richter (2010), Duarte (2011), Filho (2013) e Fochi (2013). Também compõem esta pesquisa, entrevistas semi-estruturadas realizadas com três professoras de bebês e crianças pequenas. São três os eixos de análise que surgiram com este estudo, tendo em vista as composições que envolvem a profissão professora de bebês, são eles: a importância do vínculo para a docência, construído através de relações afetivas entre a professora e a criança; a família como parte integrante da docência; e, por fim, questões relacionadas à profissão professora de bebês. Concluiu-se que cabe à docência com bebês embarcar em um espaço de invenção, onde há o desafio de construir uma pedagogia específica para os pequenos, e que os três eixos de análise podem compor a docência com os bebês.application/pdfporEducação infantilDocênciaBebêSer professora de bebês : composições que envolvem a profissãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113586.pdf.txt001113586.pdf.txtExtracted Texttext/plain87448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206679/2/001113586.pdf.txt74b263a4319b9265262ab47823f7b816MD52ORIGINAL001113586.pdfTexto completoapplication/pdf359967http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206679/1/001113586.pdfbf84df2e5d5044a3bf5b5093ce5a8afdMD5110183/2066792020-03-13 04:16:10.939535oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206679Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-03-13T07:16:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ser professora de bebês : composições que envolvem a profissão
title Ser professora de bebês : composições que envolvem a profissão
spellingShingle Ser professora de bebês : composições que envolvem a profissão
Schmitt, Daniela
Educação infantil
Docência
Bebê
title_short Ser professora de bebês : composições que envolvem a profissão
title_full Ser professora de bebês : composições que envolvem a profissão
title_fullStr Ser professora de bebês : composições que envolvem a profissão
title_full_unstemmed Ser professora de bebês : composições que envolvem a profissão
title_sort Ser professora de bebês : composições que envolvem a profissão
author Schmitt, Daniela
author_facet Schmitt, Daniela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmitt, Daniela
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albuquerque, Simone Santos de
contributor_str_mv Albuquerque, Simone Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Docência
Bebê
topic Educação infantil
Docência
Bebê
description Este trabalho tem como tema principal o estudo da docência com bebês. A questão norteadora da pesquisa está relacionada à compreensão de quais são as composições que envolvem a profissão professora de bebês. O objetivo central da pesquisa é a reflexão sobre os aspectos constitutivos da docência com bebês. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, o estudo deu-se a partir de bibliografias de pesquisadores que produziram e teorizaram sobre a temática, como Tristão (2004), ​Barbosa (2010), Richter (2010), Duarte (2011), Filho (2013) e Fochi (2013). Também compõem esta pesquisa, entrevistas semi-estruturadas realizadas com três professoras de bebês e crianças pequenas. São três os eixos de análise que surgiram com este estudo, tendo em vista as composições que envolvem a profissão professora de bebês, são eles: a importância do vínculo para a docência, construído através de relações afetivas entre a professora e a criança; a família como parte integrante da docência; e, por fim, questões relacionadas à profissão professora de bebês. Concluiu-se que cabe à docência com bebês embarcar em um espaço de invenção, onde há o desafio de construir uma pedagogia específica para os pequenos, e que os três eixos de análise podem compor a docência com os bebês.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-12T04:13:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/206679
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001113586
url http://hdl.handle.net/10183/206679
identifier_str_mv 001113586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206679/2/001113586.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206679/1/001113586.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 74b263a4319b9265262ab47823f7b816
bf84df2e5d5044a3bf5b5093ce5a8afd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224594480168960