Mapas conceituais como instrumento de avaliação em um curso introdutório de mecânica quântica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Marco Antonio
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Soares, Sabrina Maria, Paulo, Iramaia Jorge Cabral de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/132587
Resumo: Neste trabalho são apresentados e comentados mapas conceituais elaborados cooperativamente por estudantes de Licenciatura em Física ao final de um curso introdutório de 15 horas-aula sobre conceitos de Mecânica Quântica. A intenção do trabalho é a de ilustrar a potencialidade dos mapas conceituais como instrumentos fonecedores de evidências de aprencdizagem significativa. Além disso, comenta-se também o uso de mapas conceituais com outras finalidades instrucionais.
id UFRGS-2_cc1e6e33d11e4e30ca657fa3569a1d12
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132587
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Moreira, Marco AntonioSoares, Sabrina MariaPaulo, Iramaia Jorge Cabral de2016-01-31T02:03:54Z20081982-873Xhttp://hdl.handle.net/10183/132587000686637Neste trabalho são apresentados e comentados mapas conceituais elaborados cooperativamente por estudantes de Licenciatura em Física ao final de um curso introdutório de 15 horas-aula sobre conceitos de Mecânica Quântica. A intenção do trabalho é a de ilustrar a potencialidade dos mapas conceituais como instrumentos fonecedores de evidências de aprencdizagem significativa. Além disso, comenta-se também o uso de mapas conceituais com outras finalidades instrucionais.In this paper concept maps constructed collaboratively by undergraduate studants majoring in physics education are presented and commented. The maps were drawn at the end of an introductory short course on basic quantum mechanics concepts. The intention of the paper is to show the potentiality of concept maps as instruments to provide evidences of meaningful learning. In addition, the use of concept mapping for other instructional purposes ir commented as well.application/pdfporRevista brasileira de ensino de ciência e tecnologia. Ponta Grossa. Vol. 1, no. 3 (set./dez. 2008), p. 1-12Ensino de fisica : Ensino superiorAprendizagem significativaMapa conceitualMecânica quânticaConcept mapsEvaluationQuantum MechanicsMapas conceituais como instrumento de avaliação em um curso introdutório de mecânica quânticainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000686637.pdf000686637.pdfTexto completoapplication/pdf1301013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132587/1/000686637.pdf34df12e8fd4608b05b23c6a707710a86MD51TEXT000686637.pdf.txt000686637.pdf.txtExtracted Texttext/plain15349http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132587/2/000686637.pdf.txt5a5419922901f254a413a6482b1fdef3MD52THUMBNAIL000686637.pdf.jpg000686637.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1668http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132587/3/000686637.pdf.jpgcacb044800aedd6e36ef3a3bfe1709e1MD5310183/1325872018-10-26 09:39:07.699oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132587Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:39:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mapas conceituais como instrumento de avaliação em um curso introdutório de mecânica quântica
title Mapas conceituais como instrumento de avaliação em um curso introdutório de mecânica quântica
spellingShingle Mapas conceituais como instrumento de avaliação em um curso introdutório de mecânica quântica
Moreira, Marco Antonio
Ensino de fisica : Ensino superior
Aprendizagem significativa
Mapa conceitual
Mecânica quântica
Concept maps
Evaluation
Quantum Mechanics
title_short Mapas conceituais como instrumento de avaliação em um curso introdutório de mecânica quântica
title_full Mapas conceituais como instrumento de avaliação em um curso introdutório de mecânica quântica
title_fullStr Mapas conceituais como instrumento de avaliação em um curso introdutório de mecânica quântica
title_full_unstemmed Mapas conceituais como instrumento de avaliação em um curso introdutório de mecânica quântica
title_sort Mapas conceituais como instrumento de avaliação em um curso introdutório de mecânica quântica
author Moreira, Marco Antonio
author_facet Moreira, Marco Antonio
Soares, Sabrina Maria
Paulo, Iramaia Jorge Cabral de
author_role author
author2 Soares, Sabrina Maria
Paulo, Iramaia Jorge Cabral de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Marco Antonio
Soares, Sabrina Maria
Paulo, Iramaia Jorge Cabral de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de fisica : Ensino superior
Aprendizagem significativa
Mapa conceitual
Mecânica quântica
topic Ensino de fisica : Ensino superior
Aprendizagem significativa
Mapa conceitual
Mecânica quântica
Concept maps
Evaluation
Quantum Mechanics
dc.subject.eng.fl_str_mv Concept maps
Evaluation
Quantum Mechanics
description Neste trabalho são apresentados e comentados mapas conceituais elaborados cooperativamente por estudantes de Licenciatura em Física ao final de um curso introdutório de 15 horas-aula sobre conceitos de Mecânica Quântica. A intenção do trabalho é a de ilustrar a potencialidade dos mapas conceituais como instrumentos fonecedores de evidências de aprencdizagem significativa. Além disso, comenta-se também o uso de mapas conceituais com outras finalidades instrucionais.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-31T02:03:54Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/132587
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-873X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000686637
identifier_str_mv 1982-873X
000686637
url http://hdl.handle.net/10183/132587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de ensino de ciência e tecnologia. Ponta Grossa. Vol. 1, no. 3 (set./dez. 2008), p. 1-12
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132587/1/000686637.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132587/2/000686637.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132587/3/000686637.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 34df12e8fd4608b05b23c6a707710a86
5a5419922901f254a413a6482b1fdef3
cacb044800aedd6e36ef3a3bfe1709e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447606805921792