Mapas conceituais como instrumento de avaliação em um curso introdutório de mecânica quântica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/132587 |
Resumo: | Neste trabalho são apresentados e comentados mapas conceituais elaborados cooperativamente por estudantes de Licenciatura em Física ao final de um curso introdutório de 15 horas-aula sobre conceitos de Mecânica Quântica. A intenção do trabalho é a de ilustrar a potencialidade dos mapas conceituais como instrumentos fonecedores de evidências de aprencdizagem significativa. Além disso, comenta-se também o uso de mapas conceituais com outras finalidades instrucionais. |
id |
UFRGS-2_cc1e6e33d11e4e30ca657fa3569a1d12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132587 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moreira, Marco AntonioSoares, Sabrina MariaPaulo, Iramaia Jorge Cabral de2016-01-31T02:03:54Z20081982-873Xhttp://hdl.handle.net/10183/132587000686637Neste trabalho são apresentados e comentados mapas conceituais elaborados cooperativamente por estudantes de Licenciatura em Física ao final de um curso introdutório de 15 horas-aula sobre conceitos de Mecânica Quântica. A intenção do trabalho é a de ilustrar a potencialidade dos mapas conceituais como instrumentos fonecedores de evidências de aprencdizagem significativa. Além disso, comenta-se também o uso de mapas conceituais com outras finalidades instrucionais.In this paper concept maps constructed collaboratively by undergraduate studants majoring in physics education are presented and commented. The maps were drawn at the end of an introductory short course on basic quantum mechanics concepts. The intention of the paper is to show the potentiality of concept maps as instruments to provide evidences of meaningful learning. In addition, the use of concept mapping for other instructional purposes ir commented as well.application/pdfporRevista brasileira de ensino de ciência e tecnologia. Ponta Grossa. Vol. 1, no. 3 (set./dez. 2008), p. 1-12Ensino de fisica : Ensino superiorAprendizagem significativaMapa conceitualMecânica quânticaConcept mapsEvaluationQuantum MechanicsMapas conceituais como instrumento de avaliação em um curso introdutório de mecânica quânticainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000686637.pdf000686637.pdfTexto completoapplication/pdf1301013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132587/1/000686637.pdf34df12e8fd4608b05b23c6a707710a86MD51TEXT000686637.pdf.txt000686637.pdf.txtExtracted Texttext/plain15349http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132587/2/000686637.pdf.txt5a5419922901f254a413a6482b1fdef3MD52THUMBNAIL000686637.pdf.jpg000686637.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1668http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132587/3/000686637.pdf.jpgcacb044800aedd6e36ef3a3bfe1709e1MD5310183/1325872018-10-26 09:39:07.699oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132587Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:39:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mapas conceituais como instrumento de avaliação em um curso introdutório de mecânica quântica |
title |
Mapas conceituais como instrumento de avaliação em um curso introdutório de mecânica quântica |
spellingShingle |
Mapas conceituais como instrumento de avaliação em um curso introdutório de mecânica quântica Moreira, Marco Antonio Ensino de fisica : Ensino superior Aprendizagem significativa Mapa conceitual Mecânica quântica Concept maps Evaluation Quantum Mechanics |
title_short |
Mapas conceituais como instrumento de avaliação em um curso introdutório de mecânica quântica |
title_full |
Mapas conceituais como instrumento de avaliação em um curso introdutório de mecânica quântica |
title_fullStr |
Mapas conceituais como instrumento de avaliação em um curso introdutório de mecânica quântica |
title_full_unstemmed |
Mapas conceituais como instrumento de avaliação em um curso introdutório de mecânica quântica |
title_sort |
Mapas conceituais como instrumento de avaliação em um curso introdutório de mecânica quântica |
author |
Moreira, Marco Antonio |
author_facet |
Moreira, Marco Antonio Soares, Sabrina Maria Paulo, Iramaia Jorge Cabral de |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Sabrina Maria Paulo, Iramaia Jorge Cabral de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Marco Antonio Soares, Sabrina Maria Paulo, Iramaia Jorge Cabral de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de fisica : Ensino superior Aprendizagem significativa Mapa conceitual Mecânica quântica |
topic |
Ensino de fisica : Ensino superior Aprendizagem significativa Mapa conceitual Mecânica quântica Concept maps Evaluation Quantum Mechanics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Concept maps Evaluation Quantum Mechanics |
description |
Neste trabalho são apresentados e comentados mapas conceituais elaborados cooperativamente por estudantes de Licenciatura em Física ao final de um curso introdutório de 15 horas-aula sobre conceitos de Mecânica Quântica. A intenção do trabalho é a de ilustrar a potencialidade dos mapas conceituais como instrumentos fonecedores de evidências de aprencdizagem significativa. Além disso, comenta-se também o uso de mapas conceituais com outras finalidades instrucionais. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-01-31T02:03:54Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/132587 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-873X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000686637 |
identifier_str_mv |
1982-873X 000686637 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/132587 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de ensino de ciência e tecnologia. Ponta Grossa. Vol. 1, no. 3 (set./dez. 2008), p. 1-12 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132587/1/000686637.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132587/2/000686637.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132587/3/000686637.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
34df12e8fd4608b05b23c6a707710a86 5a5419922901f254a413a6482b1fdef3 cacb044800aedd6e36ef3a3bfe1709e1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447606805921792 |