O estágio remunerado no curso de pedagogia : experiência com o trabalho docente
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/263163 |
Resumo: | O estágio não obrigatório remunerado configura-se como experiência profissional e fonte de renda para os estudantes, em um cenário cada vez mais escasso de vagas de trabalho formal. Assim, busca-se discutir o estágio não obrigatório (estágio remunerado), analisando as práticas instituídas em estreita relação com a realidade dos acadêmicos de licenciatura em pedagogia e as atividades desenvolvidas nas instituições contratantes (a escola). Elege como campo de investigação as práticas dos estágios remunerados vinculadas aos cursos de pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), explicitando a relação dos estágios remunerados com o processo de formação e trabalho docente. Com base em pesquisa de campo, identifica que algumas das ações desenvolvidas pelos estagiários caracterizam-se como trabalho especificamente docente. Isso reverbera na qualidade do processo educativo e formativo, pois se contratam estagiários para substituir os professores formados em diferentes áreas. |
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Portelinha, Ângela Maria SilveiraBorssoi, Berenice LurdesNez, Egeslaine de2023-08-03T03:35:03Z20222238-8079http://hdl.handle.net/10183/263163001173412O estágio não obrigatório remunerado configura-se como experiência profissional e fonte de renda para os estudantes, em um cenário cada vez mais escasso de vagas de trabalho formal. Assim, busca-se discutir o estágio não obrigatório (estágio remunerado), analisando as práticas instituídas em estreita relação com a realidade dos acadêmicos de licenciatura em pedagogia e as atividades desenvolvidas nas instituições contratantes (a escola). Elege como campo de investigação as práticas dos estágios remunerados vinculadas aos cursos de pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), explicitando a relação dos estágios remunerados com o processo de formação e trabalho docente. Com base em pesquisa de campo, identifica que algumas das ações desenvolvidas pelos estagiários caracterizam-se como trabalho especificamente docente. Isso reverbera na qualidade do processo educativo e formativo, pois se contratam estagiários para substituir os professores formados em diferentes áreas.Theteaching internship takes on the form of important professional experience and is a source of income for students in an increasingly scarce scenario of formal jobs. Thus, the present paper aims to discuss non-mandatory internship (paid internship), analyzing practices instituted in close relationship with pedagogy students’ reality, and the activities they carry out in their contracting schools. Our study focuses on the practices of paid internship bound to the Pedagogy courses of Western Paraná State University (Unioeste), stressing the relationship between paid internship and the process of teaching education and work. Based on our field research, this paper points out that some activities developed by students are characterized a specifically teaching work. This finding affects the quality of our training process, for interns are contracted to replace teachers who graduate in different areas.application/pdfporRevista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. Mossoró, RN. Vol. 8, n. 27 (out. 2022), p. 717-731EstágioEnsino superiorTrainingTeaching trainingPaid internshipHigher educationO estágio remunerado no curso de pedagogia : experiência com o trabalho docentePaid internship in the pedagogy course : experience with teaching workinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173412.pdf.txt001173412.pdf.txtExtracted Texttext/plain56985http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263163/2/001173412.pdf.txt011ea31363559f5f19804187fb4a39c4MD52ORIGINAL001173412.pdfTexto completoapplication/pdf230592http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263163/1/001173412.pdf6631761558cc71a2153fae38a0dd0972MD5110183/2631632023-08-04 03:34:31.373873oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263163Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-04T06:34:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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