O ESTÁGIO REMUNERADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: experiência com o trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira Portelinha, Ângela Maria
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Borssoi, Berenice Lurdes, de Nez, Egeslaine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4220
Resumo: O estágio não obrigatório remunerado configura-se como experiência profissional e fonte de renda para os estudantes, em um cenário cada vez mais escasso de vagas de trabalho formal. Assim, busca-se discutir o estágio não obrigatório (estágio remunerado), analisando as práticas instituídas em estreita relação com a realidade dos acadêmicos de licenciatura em pedagogia e as atividades desenvolvidas nas instituições contratantes (a escola).Elege como campo de investigação as práticas dos estágios remunerados vinculadas aos cursos de pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), explicitando a relação dos estágios remunerados com o processo de formação e trabalho docente. Com base em pesquisa de campo, identifica que algumas das ações desenvolvidas pelos estagiários caracterizam-se como trabalho especificamente docente. Isso reverbera na qualidade do processo educativo e formativo, pois se contratam estagiários para substituir os professores formados em diferentes áreas.
id UERN-5_bb8d90fee98434acacbff94bfe5c6161
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4220
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling O ESTÁGIO REMUNERADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: experiência com o trabalho docenteFormaçãotrabalho docenteEstágio Remuneradoeducação superiorO estágio não obrigatório remunerado configura-se como experiência profissional e fonte de renda para os estudantes, em um cenário cada vez mais escasso de vagas de trabalho formal. Assim, busca-se discutir o estágio não obrigatório (estágio remunerado), analisando as práticas instituídas em estreita relação com a realidade dos acadêmicos de licenciatura em pedagogia e as atividades desenvolvidas nas instituições contratantes (a escola).Elege como campo de investigação as práticas dos estágios remunerados vinculadas aos cursos de pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), explicitando a relação dos estágios remunerados com o processo de formação e trabalho docente. Com base em pesquisa de campo, identifica que algumas das ações desenvolvidas pelos estagiários caracterizam-se como trabalho especificamente docente. Isso reverbera na qualidade do processo educativo e formativo, pois se contratam estagiários para substituir os professores formados em diferentes áreas.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4220Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 27 (2022): Dossiê: O curso de Pedagogia no balanço das polí­ticas educacionais2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4220/3335Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira Portelinha, Ângela MariaBorssoi, Berenice Lurdesde Nez, Egeslaine2022-11-29T19:59:26Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4220Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-11-29T19:59:26Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv O ESTÁGIO REMUNERADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: experiência com o trabalho docente
title O ESTÁGIO REMUNERADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: experiência com o trabalho docente
spellingShingle O ESTÁGIO REMUNERADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: experiência com o trabalho docente
Silveira Portelinha, Ângela Maria
Formação
trabalho docente
Estágio Remunerado
educação superior
title_short O ESTÁGIO REMUNERADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: experiência com o trabalho docente
title_full O ESTÁGIO REMUNERADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: experiência com o trabalho docente
title_fullStr O ESTÁGIO REMUNERADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: experiência com o trabalho docente
title_full_unstemmed O ESTÁGIO REMUNERADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: experiência com o trabalho docente
title_sort O ESTÁGIO REMUNERADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: experiência com o trabalho docente
author Silveira Portelinha, Ângela Maria
author_facet Silveira Portelinha, Ângela Maria
Borssoi, Berenice Lurdes
de Nez, Egeslaine
author_role author
author2 Borssoi, Berenice Lurdes
de Nez, Egeslaine
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira Portelinha, Ângela Maria
Borssoi, Berenice Lurdes
de Nez, Egeslaine
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
trabalho docente
Estágio Remunerado
educação superior
topic Formação
trabalho docente
Estágio Remunerado
educação superior
description O estágio não obrigatório remunerado configura-se como experiência profissional e fonte de renda para os estudantes, em um cenário cada vez mais escasso de vagas de trabalho formal. Assim, busca-se discutir o estágio não obrigatório (estágio remunerado), analisando as práticas instituídas em estreita relação com a realidade dos acadêmicos de licenciatura em pedagogia e as atividades desenvolvidas nas instituições contratantes (a escola).Elege como campo de investigação as práticas dos estágios remunerados vinculadas aos cursos de pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), explicitando a relação dos estágios remunerados com o processo de formação e trabalho docente. Com base em pesquisa de campo, identifica que algumas das ações desenvolvidas pelos estagiários caracterizam-se como trabalho especificamente docente. Isso reverbera na qualidade do processo educativo e formativo, pois se contratam estagiários para substituir os professores formados em diferentes áreas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4220
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4220/3335
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 27 (2022): Dossiê: O curso de Pedagogia no balanço das polí­ticas educacionais
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751127090429952