Inserção ao letramento digital : aspectos sociais e metodológicos em uma escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133830 |
Resumo: | O presente estudo trata sobre a inserção do Letramento Digital no cotidiano escolar de uma escola pública. Tem como objetivo analisar a metodologia utilizada e quais softwares estão sendo trabalhados pelos professores no Laboratório de Informática desta escola e se este uso está efetivando o Letramento Digital. A metodologia usada foi a abordagem quanti-qualitativa com procedimento em estudo de caso e a coleta de dados foi feita através de observações e de questionários para os professores e alunos do ensino fundamental desta escola de Montenegro (RS). Dentre os principais achados do estudo podemos destacar a utilização do método instrucionista no Laboratório de Informática e o desconhecimento do conceito de Letramento Digital pelos professores. |
id |
UFRGS-2_cc6de5a716a5d4f41af20acb022c57d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133830 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sarmento, Paula Tatiane de VargasVieira, Martha Barcellos2016-03-16T02:05:26Z2015http://hdl.handle.net/10183/133830000982082O presente estudo trata sobre a inserção do Letramento Digital no cotidiano escolar de uma escola pública. Tem como objetivo analisar a metodologia utilizada e quais softwares estão sendo trabalhados pelos professores no Laboratório de Informática desta escola e se este uso está efetivando o Letramento Digital. A metodologia usada foi a abordagem quanti-qualitativa com procedimento em estudo de caso e a coleta de dados foi feita através de observações e de questionários para os professores e alunos do ensino fundamental desta escola de Montenegro (RS). Dentre os principais achados do estudo podemos destacar a utilização do método instrucionista no Laboratório de Informática e o desconhecimento do conceito de Letramento Digital pelos professores.The present study deals with the insertion of Digital Literacy in everyday school life at a public school. It aims to analyze the methodology used and what softwares have been worked with by the teachers in the Computer Lab of this school, and if such use is effecting the Digital Literacy. The methodology used was the quantitative and qualitative approach with a case study and data collection done through observations and questionnaires for teachers and students of the elementary Education of this school of Montenegro (RS). Within the main findings of the study, we can highlight the use of the instructional method in the Computer Lab and the unawareness of the concept of Digital Literacy by the teachers.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Estudo de casoLaboratório de informáticaDigital literacyCase studyICTLab computerInserção ao letramento digital : aspectos sociais e metodológicos em uma escola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982082.pdf000982082.pdfTexto completoapplication/pdf955645http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133830/1/000982082.pdf0770aa00b6ef5bd097f5b2ccbbc2a609MD51TEXT000982082.pdf.txt000982082.pdf.txtExtracted Texttext/plain107044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133830/2/000982082.pdf.txt8788c556fa090fd8da613564192da815MD52THUMBNAIL000982082.pdf.jpg000982082.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1118http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133830/3/000982082.pdf.jpgd7ca41fd9765b2bf946fcb9b2e7dc849MD5310183/1338302018-10-26 10:20:40.355oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133830Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:20:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inserção ao letramento digital : aspectos sociais e metodológicos em uma escola pública |
title |
Inserção ao letramento digital : aspectos sociais e metodológicos em uma escola pública |
spellingShingle |
Inserção ao letramento digital : aspectos sociais e metodológicos em uma escola pública Sarmento, Paula Tatiane de Vargas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Estudo de caso Laboratório de informática Digital literacy Case study ICT Lab computer |
title_short |
Inserção ao letramento digital : aspectos sociais e metodológicos em uma escola pública |
title_full |
Inserção ao letramento digital : aspectos sociais e metodológicos em uma escola pública |
title_fullStr |
Inserção ao letramento digital : aspectos sociais e metodológicos em uma escola pública |
title_full_unstemmed |
Inserção ao letramento digital : aspectos sociais e metodológicos em uma escola pública |
title_sort |
Inserção ao letramento digital : aspectos sociais e metodológicos em uma escola pública |
author |
Sarmento, Paula Tatiane de Vargas |
author_facet |
Sarmento, Paula Tatiane de Vargas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sarmento, Paula Tatiane de Vargas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vieira, Martha Barcellos |
contributor_str_mv |
Vieira, Martha Barcellos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Estudo de caso Laboratório de informática |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Estudo de caso Laboratório de informática Digital literacy Case study ICT Lab computer |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital literacy Case study ICT Lab computer |
description |
O presente estudo trata sobre a inserção do Letramento Digital no cotidiano escolar de uma escola pública. Tem como objetivo analisar a metodologia utilizada e quais softwares estão sendo trabalhados pelos professores no Laboratório de Informática desta escola e se este uso está efetivando o Letramento Digital. A metodologia usada foi a abordagem quanti-qualitativa com procedimento em estudo de caso e a coleta de dados foi feita através de observações e de questionários para os professores e alunos do ensino fundamental desta escola de Montenegro (RS). Dentre os principais achados do estudo podemos destacar a utilização do método instrucionista no Laboratório de Informática e o desconhecimento do conceito de Letramento Digital pelos professores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-16T02:05:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133830 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000982082 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133830 |
identifier_str_mv |
000982082 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133830/1/000982082.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133830/2/000982082.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133830/3/000982082.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0770aa00b6ef5bd097f5b2ccbbc2a609 8788c556fa090fd8da613564192da815 d7ca41fd9765b2bf946fcb9b2e7dc849 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224500095746048 |