Inserção ao letramento digital : aspectos sociais e metodológicos em uma escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarmento, Paula Tatiane de Vargas
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133830
Resumo: O presente estudo trata sobre a inserção do Letramento Digital no cotidiano escolar de uma escola pública. Tem como objetivo analisar a metodologia utilizada e quais softwares estão sendo trabalhados pelos professores no Laboratório de Informática desta escola e se este uso está efetivando o Letramento Digital. A metodologia usada foi a abordagem quanti-qualitativa com procedimento em estudo de caso e a coleta de dados foi feita através de observações e de questionários para os professores e alunos do ensino fundamental desta escola de Montenegro (RS). Dentre os principais achados do estudo podemos destacar a utilização do método instrucionista no Laboratório de Informática e o desconhecimento do conceito de Letramento Digital pelos professores.
id UFRGS-2_cc6de5a716a5d4f41af20acb022c57d4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133830
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sarmento, Paula Tatiane de VargasVieira, Martha Barcellos2016-03-16T02:05:26Z2015http://hdl.handle.net/10183/133830000982082O presente estudo trata sobre a inserção do Letramento Digital no cotidiano escolar de uma escola pública. Tem como objetivo analisar a metodologia utilizada e quais softwares estão sendo trabalhados pelos professores no Laboratório de Informática desta escola e se este uso está efetivando o Letramento Digital. A metodologia usada foi a abordagem quanti-qualitativa com procedimento em estudo de caso e a coleta de dados foi feita através de observações e de questionários para os professores e alunos do ensino fundamental desta escola de Montenegro (RS). Dentre os principais achados do estudo podemos destacar a utilização do método instrucionista no Laboratório de Informática e o desconhecimento do conceito de Letramento Digital pelos professores.The present study deals with the insertion of Digital Literacy in everyday school life at a public school. It aims to analyze the methodology used and what softwares have been worked with by the teachers in the Computer Lab of this school, and if such use is effecting the Digital Literacy. The methodology used was the quantitative and qualitative approach with a case study and data collection done through observations and questionnaires for teachers and students of the elementary Education of this school of Montenegro (RS). Within the main findings of the study, we can highlight the use of the instructional method in the Computer Lab and the unawareness of the concept of Digital Literacy by the teachers.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Estudo de casoLaboratório de informáticaDigital literacyCase studyICTLab computerInserção ao letramento digital : aspectos sociais e metodológicos em uma escola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982082.pdf000982082.pdfTexto completoapplication/pdf955645http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133830/1/000982082.pdf0770aa00b6ef5bd097f5b2ccbbc2a609MD51TEXT000982082.pdf.txt000982082.pdf.txtExtracted Texttext/plain107044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133830/2/000982082.pdf.txt8788c556fa090fd8da613564192da815MD52THUMBNAIL000982082.pdf.jpg000982082.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1118http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133830/3/000982082.pdf.jpgd7ca41fd9765b2bf946fcb9b2e7dc849MD5310183/1338302018-10-26 10:20:40.355oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133830Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:20:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inserção ao letramento digital : aspectos sociais e metodológicos em uma escola pública
title Inserção ao letramento digital : aspectos sociais e metodológicos em uma escola pública
spellingShingle Inserção ao letramento digital : aspectos sociais e metodológicos em uma escola pública
Sarmento, Paula Tatiane de Vargas
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Estudo de caso
Laboratório de informática
Digital literacy
Case study
ICT
Lab computer
title_short Inserção ao letramento digital : aspectos sociais e metodológicos em uma escola pública
title_full Inserção ao letramento digital : aspectos sociais e metodológicos em uma escola pública
title_fullStr Inserção ao letramento digital : aspectos sociais e metodológicos em uma escola pública
title_full_unstemmed Inserção ao letramento digital : aspectos sociais e metodológicos em uma escola pública
title_sort Inserção ao letramento digital : aspectos sociais e metodológicos em uma escola pública
author Sarmento, Paula Tatiane de Vargas
author_facet Sarmento, Paula Tatiane de Vargas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarmento, Paula Tatiane de Vargas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Martha Barcellos
contributor_str_mv Vieira, Martha Barcellos
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Estudo de caso
Laboratório de informática
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Estudo de caso
Laboratório de informática
Digital literacy
Case study
ICT
Lab computer
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital literacy
Case study
ICT
Lab computer
description O presente estudo trata sobre a inserção do Letramento Digital no cotidiano escolar de uma escola pública. Tem como objetivo analisar a metodologia utilizada e quais softwares estão sendo trabalhados pelos professores no Laboratório de Informática desta escola e se este uso está efetivando o Letramento Digital. A metodologia usada foi a abordagem quanti-qualitativa com procedimento em estudo de caso e a coleta de dados foi feita através de observações e de questionários para os professores e alunos do ensino fundamental desta escola de Montenegro (RS). Dentre os principais achados do estudo podemos destacar a utilização do método instrucionista no Laboratório de Informática e o desconhecimento do conceito de Letramento Digital pelos professores.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-16T02:05:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133830
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000982082
url http://hdl.handle.net/10183/133830
identifier_str_mv 000982082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133830/1/000982082.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133830/2/000982082.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133830/3/000982082.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0770aa00b6ef5bd097f5b2ccbbc2a609
8788c556fa090fd8da613564192da815
d7ca41fd9765b2bf946fcb9b2e7dc849
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500095746048