Compartilhar e criar na vulnerabilidade e no risco : a experiência de uma aula de teatro com alunos surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berselli, Marcia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lulkin, Sérgio Andrés
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/109477
Resumo: O artigo propõe-se a evidenciar e problematizar alguns aspectos da ordem técnica e sensível a respeito da criação de aulas de teatro para alunos surdos. A partir da experiência pedagógica junto às oficinas do projeto “Teatro e Dança com alunos surdos”, desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngue Salomão Watnick (Porto Alegre / RS), busca-se refletir sobre os agenciamentos atualizados na elaboração e realização de propostas cênicas utilizando a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Acrescem às discussões apontamentos a respeito de diretrizes que buscam pensar o espaço criativo proporcionado pelas artes como produtor de conhecimento e potencializador da afirmação social de um grupo minoritário.
id UFRGS-2_ccb5d5be415a2c44120facafa3dae730
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109477
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Berselli, MarciaLulkin, Sérgio Andrés2015-01-30T02:18:01Z20141519-6569http://hdl.handle.net/10183/109477000939640O artigo propõe-se a evidenciar e problematizar alguns aspectos da ordem técnica e sensível a respeito da criação de aulas de teatro para alunos surdos. A partir da experiência pedagógica junto às oficinas do projeto “Teatro e Dança com alunos surdos”, desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngue Salomão Watnick (Porto Alegre / RS), busca-se refletir sobre os agenciamentos atualizados na elaboração e realização de propostas cênicas utilizando a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Acrescem às discussões apontamentos a respeito de diretrizes que buscam pensar o espaço criativo proporcionado pelas artes como produtor de conhecimento e potencializador da afirmação social de um grupo minoritário.The article aims to highlight and discuss some aspects of technical and sensitive nature regarding the drama classes for deaf students. Based on our teaching experience from drama and dance workshops of the project “Teatro e Dança com alunos surdos” at Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngue Salomão Watnick (a bilingual school in Porto Alegre / RS), we try to reflect on the settings of dramatic approaches using the Brazilian Sign Language (LIBRAS). Besides these discussions, some notes are added regarding the Arts and its potential to produce knowledge and encourage the social empowerment of a cultural minority.application/pdfporRevista da Fundarte. Montenegro, RS. Vol. 14, n. 28 (jul./dez. 2014), p. 101-115TeatroCriaçãoSurdoVulnerabilidadeTheatreDeafnessCreationContactCompartilhar e criar na vulnerabilidade e no risco : a experiência de uma aula de teatro com alunos surdosinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000939640.pdf000939640.pdfTexto completoapplication/pdf507395http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109477/1/000939640.pdfc99d8c25f75477603b4d6e741b8d1e01MD51TEXT000939640.pdf.txt000939640.pdf.txtExtracted Texttext/plain33003http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109477/2/000939640.pdf.txt0cae9c56b7b023ba3a4a15dde5ba4193MD52THUMBNAIL000939640.pdf.jpg000939640.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109477/3/000939640.pdf.jpg64c0d35bb5afe28433468914c5d65f9bMD5310183/1094772018-10-23 09:01:22.553oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109477Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:01:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Compartilhar e criar na vulnerabilidade e no risco : a experiência de uma aula de teatro com alunos surdos
title Compartilhar e criar na vulnerabilidade e no risco : a experiência de uma aula de teatro com alunos surdos
spellingShingle Compartilhar e criar na vulnerabilidade e no risco : a experiência de uma aula de teatro com alunos surdos
Berselli, Marcia
Teatro
Criação
Surdo
Vulnerabilidade
Theatre
Deafness
Creation
Contact
title_short Compartilhar e criar na vulnerabilidade e no risco : a experiência de uma aula de teatro com alunos surdos
title_full Compartilhar e criar na vulnerabilidade e no risco : a experiência de uma aula de teatro com alunos surdos
title_fullStr Compartilhar e criar na vulnerabilidade e no risco : a experiência de uma aula de teatro com alunos surdos
title_full_unstemmed Compartilhar e criar na vulnerabilidade e no risco : a experiência de uma aula de teatro com alunos surdos
title_sort Compartilhar e criar na vulnerabilidade e no risco : a experiência de uma aula de teatro com alunos surdos
author Berselli, Marcia
author_facet Berselli, Marcia
Lulkin, Sérgio Andrés
author_role author
author2 Lulkin, Sérgio Andrés
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berselli, Marcia
Lulkin, Sérgio Andrés
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Criação
Surdo
Vulnerabilidade
topic Teatro
Criação
Surdo
Vulnerabilidade
Theatre
Deafness
Creation
Contact
dc.subject.eng.fl_str_mv Theatre
Deafness
Creation
Contact
description O artigo propõe-se a evidenciar e problematizar alguns aspectos da ordem técnica e sensível a respeito da criação de aulas de teatro para alunos surdos. A partir da experiência pedagógica junto às oficinas do projeto “Teatro e Dança com alunos surdos”, desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngue Salomão Watnick (Porto Alegre / RS), busca-se refletir sobre os agenciamentos atualizados na elaboração e realização de propostas cênicas utilizando a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Acrescem às discussões apontamentos a respeito de diretrizes que buscam pensar o espaço criativo proporcionado pelas artes como produtor de conhecimento e potencializador da afirmação social de um grupo minoritário.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-01-30T02:18:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/109477
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1519-6569
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000939640
identifier_str_mv 1519-6569
000939640
url http://hdl.handle.net/10183/109477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista da Fundarte. Montenegro, RS. Vol. 14, n. 28 (jul./dez. 2014), p. 101-115
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109477/1/000939640.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109477/2/000939640.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109477/3/000939640.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c99d8c25f75477603b4d6e741b8d1e01
0cae9c56b7b023ba3a4a15dde5ba4193
64c0d35bb5afe28433468914c5d65f9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224863930646528