Compartilhar e criar na vulnerabilidade e no risco : a experiência de uma aula de teatro com alunos surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/109477 |
Resumo: | O artigo propõe-se a evidenciar e problematizar alguns aspectos da ordem técnica e sensível a respeito da criação de aulas de teatro para alunos surdos. A partir da experiência pedagógica junto às oficinas do projeto “Teatro e Dança com alunos surdos”, desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngue Salomão Watnick (Porto Alegre / RS), busca-se refletir sobre os agenciamentos atualizados na elaboração e realização de propostas cênicas utilizando a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Acrescem às discussões apontamentos a respeito de diretrizes que buscam pensar o espaço criativo proporcionado pelas artes como produtor de conhecimento e potencializador da afirmação social de um grupo minoritário. |
id |
UFRGS-2_ccb5d5be415a2c44120facafa3dae730 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109477 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Berselli, MarciaLulkin, Sérgio Andrés2015-01-30T02:18:01Z20141519-6569http://hdl.handle.net/10183/109477000939640O artigo propõe-se a evidenciar e problematizar alguns aspectos da ordem técnica e sensível a respeito da criação de aulas de teatro para alunos surdos. A partir da experiência pedagógica junto às oficinas do projeto “Teatro e Dança com alunos surdos”, desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngue Salomão Watnick (Porto Alegre / RS), busca-se refletir sobre os agenciamentos atualizados na elaboração e realização de propostas cênicas utilizando a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Acrescem às discussões apontamentos a respeito de diretrizes que buscam pensar o espaço criativo proporcionado pelas artes como produtor de conhecimento e potencializador da afirmação social de um grupo minoritário.The article aims to highlight and discuss some aspects of technical and sensitive nature regarding the drama classes for deaf students. Based on our teaching experience from drama and dance workshops of the project “Teatro e Dança com alunos surdos” at Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngue Salomão Watnick (a bilingual school in Porto Alegre / RS), we try to reflect on the settings of dramatic approaches using the Brazilian Sign Language (LIBRAS). Besides these discussions, some notes are added regarding the Arts and its potential to produce knowledge and encourage the social empowerment of a cultural minority.application/pdfporRevista da Fundarte. Montenegro, RS. Vol. 14, n. 28 (jul./dez. 2014), p. 101-115TeatroCriaçãoSurdoVulnerabilidadeTheatreDeafnessCreationContactCompartilhar e criar na vulnerabilidade e no risco : a experiência de uma aula de teatro com alunos surdosinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000939640.pdf000939640.pdfTexto completoapplication/pdf507395http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109477/1/000939640.pdfc99d8c25f75477603b4d6e741b8d1e01MD51TEXT000939640.pdf.txt000939640.pdf.txtExtracted Texttext/plain33003http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109477/2/000939640.pdf.txt0cae9c56b7b023ba3a4a15dde5ba4193MD52THUMBNAIL000939640.pdf.jpg000939640.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109477/3/000939640.pdf.jpg64c0d35bb5afe28433468914c5d65f9bMD5310183/1094772018-10-23 09:01:22.553oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109477Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:01:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Compartilhar e criar na vulnerabilidade e no risco : a experiência de uma aula de teatro com alunos surdos |
title |
Compartilhar e criar na vulnerabilidade e no risco : a experiência de uma aula de teatro com alunos surdos |
spellingShingle |
Compartilhar e criar na vulnerabilidade e no risco : a experiência de uma aula de teatro com alunos surdos Berselli, Marcia Teatro Criação Surdo Vulnerabilidade Theatre Deafness Creation Contact |
title_short |
Compartilhar e criar na vulnerabilidade e no risco : a experiência de uma aula de teatro com alunos surdos |
title_full |
Compartilhar e criar na vulnerabilidade e no risco : a experiência de uma aula de teatro com alunos surdos |
title_fullStr |
Compartilhar e criar na vulnerabilidade e no risco : a experiência de uma aula de teatro com alunos surdos |
title_full_unstemmed |
Compartilhar e criar na vulnerabilidade e no risco : a experiência de uma aula de teatro com alunos surdos |
title_sort |
Compartilhar e criar na vulnerabilidade e no risco : a experiência de uma aula de teatro com alunos surdos |
author |
Berselli, Marcia |
author_facet |
Berselli, Marcia Lulkin, Sérgio Andrés |
author_role |
author |
author2 |
Lulkin, Sérgio Andrés |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Berselli, Marcia Lulkin, Sérgio Andrés |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Criação Surdo Vulnerabilidade |
topic |
Teatro Criação Surdo Vulnerabilidade Theatre Deafness Creation Contact |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Theatre Deafness Creation Contact |
description |
O artigo propõe-se a evidenciar e problematizar alguns aspectos da ordem técnica e sensível a respeito da criação de aulas de teatro para alunos surdos. A partir da experiência pedagógica junto às oficinas do projeto “Teatro e Dança com alunos surdos”, desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngue Salomão Watnick (Porto Alegre / RS), busca-se refletir sobre os agenciamentos atualizados na elaboração e realização de propostas cênicas utilizando a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Acrescem às discussões apontamentos a respeito de diretrizes que buscam pensar o espaço criativo proporcionado pelas artes como produtor de conhecimento e potencializador da afirmação social de um grupo minoritário. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-01-30T02:18:01Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/109477 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1519-6569 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000939640 |
identifier_str_mv |
1519-6569 000939640 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/109477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista da Fundarte. Montenegro, RS. Vol. 14, n. 28 (jul./dez. 2014), p. 101-115 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109477/1/000939640.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109477/2/000939640.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109477/3/000939640.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c99d8c25f75477603b4d6e741b8d1e01 0cae9c56b7b023ba3a4a15dde5ba4193 64c0d35bb5afe28433468914c5d65f9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224863930646528 |