"Escrevivências”, narrativas autobiográficas e intelectualidade negra : a escrita acadêmica como resistência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Evangelista, Lázaro de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Siqueira, Carolina de Freitas Corrêa, Rocha, Cristianne Maria Famer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236583
Resumo: A partir deconceitos e referências dos estudos voltados à Educação das Relações Étnico-Raciais,este texto tem por objetivo realizar uma análiseacerca domodo como o conceito de “Escrevivências”, elaborado pelaescritora e pensadora negra Conceição Evaristo, tem funcionado enquanto recurso teórico e metodológico para a produção e escrita de produções acadêmicas de pesquisadores/as negros/as. Para tanto, nos debruçamos sobre um conjunto de trabalhos acadêmicos divulgados no ambiente virtual da Associação Brasileirade Pesquisadores/as Negros/ase, apartir dos materiais selecionados, analisamos que aconstrução de narrativas autobiográficas negras,dentro do âmbito acadêmico-científico,tem operado comoum importanterecursoteórico e metodológico no que tangeum fazer e escrever ciência de modoprotagonista, autoral, político e demarcadamente afirmativo por parte de pesquisadoras/es negras/os no Brasil contemporâneo
id UFRGS-2_cccb26d95eadc046888fd4bb4e3b9a89
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236583
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Evangelista, Lázaro de OliveiraSiqueira, Carolina de Freitas CorrêaRocha, Cristianne Maria Famer2022-04-06T04:44:55Z20210101-7136http://hdl.handle.net/10183/236583001135611A partir deconceitos e referências dos estudos voltados à Educação das Relações Étnico-Raciais,este texto tem por objetivo realizar uma análiseacerca domodo como o conceito de “Escrevivências”, elaborado pelaescritora e pensadora negra Conceição Evaristo, tem funcionado enquanto recurso teórico e metodológico para a produção e escrita de produções acadêmicas de pesquisadores/as negros/as. Para tanto, nos debruçamos sobre um conjunto de trabalhos acadêmicos divulgados no ambiente virtual da Associação Brasileirade Pesquisadores/as Negros/ase, apartir dos materiais selecionados, analisamos que aconstrução de narrativas autobiográficas negras,dentro do âmbito acadêmico-científico,tem operado comoum importanterecursoteórico e metodológico no que tangeum fazer e escrever ciência de modoprotagonista, autoral, político e demarcadamente afirmativo por parte de pesquisadoras/es negras/os no Brasil contemporâneoapplication/pdfporInter-ação. Goiânia, GO. Vol. 46, n.3 (set./dez. 2021), 15 p.Educação das Relações Étnicos-Raciais (ERER)Estudos culturais"Escrevivências”, narrativas autobiográficas e intelectualidade negra : a escrita acadêmica como resistênciainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135611.pdf.txt001135611.pdf.txtExtracted Texttext/plain47227http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236583/2/001135611.pdf.txt2d9a76997480ccb7bf802817ff9488c5MD52ORIGINAL001135611.pdfTexto completoapplication/pdf392733http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236583/1/001135611.pdf60148a35bc602044cf95be0817e3fbc5MD5110183/2365832022-04-20 04:48:41.230433oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236583Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:48:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Escrevivências”, narrativas autobiográficas e intelectualidade negra : a escrita acadêmica como resistência
title "Escrevivências”, narrativas autobiográficas e intelectualidade negra : a escrita acadêmica como resistência
spellingShingle "Escrevivências”, narrativas autobiográficas e intelectualidade negra : a escrita acadêmica como resistência
Evangelista, Lázaro de Oliveira
Educação das Relações Étnicos-Raciais (ERER)
Estudos culturais
title_short "Escrevivências”, narrativas autobiográficas e intelectualidade negra : a escrita acadêmica como resistência
title_full "Escrevivências”, narrativas autobiográficas e intelectualidade negra : a escrita acadêmica como resistência
title_fullStr "Escrevivências”, narrativas autobiográficas e intelectualidade negra : a escrita acadêmica como resistência
title_full_unstemmed "Escrevivências”, narrativas autobiográficas e intelectualidade negra : a escrita acadêmica como resistência
title_sort "Escrevivências”, narrativas autobiográficas e intelectualidade negra : a escrita acadêmica como resistência
author Evangelista, Lázaro de Oliveira
author_facet Evangelista, Lázaro de Oliveira
Siqueira, Carolina de Freitas Corrêa
Rocha, Cristianne Maria Famer
author_role author
author2 Siqueira, Carolina de Freitas Corrêa
Rocha, Cristianne Maria Famer
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Evangelista, Lázaro de Oliveira
Siqueira, Carolina de Freitas Corrêa
Rocha, Cristianne Maria Famer
dc.subject.por.fl_str_mv Educação das Relações Étnicos-Raciais (ERER)
Estudos culturais
topic Educação das Relações Étnicos-Raciais (ERER)
Estudos culturais
description A partir deconceitos e referências dos estudos voltados à Educação das Relações Étnico-Raciais,este texto tem por objetivo realizar uma análiseacerca domodo como o conceito de “Escrevivências”, elaborado pelaescritora e pensadora negra Conceição Evaristo, tem funcionado enquanto recurso teórico e metodológico para a produção e escrita de produções acadêmicas de pesquisadores/as negros/as. Para tanto, nos debruçamos sobre um conjunto de trabalhos acadêmicos divulgados no ambiente virtual da Associação Brasileirade Pesquisadores/as Negros/ase, apartir dos materiais selecionados, analisamos que aconstrução de narrativas autobiográficas negras,dentro do âmbito acadêmico-científico,tem operado comoum importanterecursoteórico e metodológico no que tangeum fazer e escrever ciência de modoprotagonista, autoral, político e demarcadamente afirmativo por parte de pesquisadoras/es negras/os no Brasil contemporâneo
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-06T04:44:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/236583
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-7136
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001135611
identifier_str_mv 0101-7136
001135611
url http://hdl.handle.net/10183/236583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Inter-ação. Goiânia, GO. Vol. 46, n.3 (set./dez. 2021), 15 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236583/2/001135611.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236583/1/001135611.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2d9a76997480ccb7bf802817ff9488c5
60148a35bc602044cf95be0817e3fbc5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225052310470656