Ciências, educação de relações etnicoraciais e autodeclaração na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/234318 |
Resumo: | Nas Ciências, até pouco tempo atrás, a raça era uma categoria de caráter ideológico, baseando relações de poder entre grupos, fundamentando o racismo e as teorias eugenistas. O combate direto a essas ideias se deu com o Movimento Negro, a ressignificação de raça, a criação das leis nº 10.639/03, 11.645/08 e o uso da autodeclaração nos censos do IBGE. Criando uma proposta antirracista no ensino de Ciências, o projeto Autodeclaração em Debate foi realizado em 8 turmas de 2 escolas públicas de Porto Alegre. Valendo-se de questionamentos, o projeto trabalhou a identidade étnico-racial e suas implicações e constatou que, tratar desse tema no ensino de Ciências, promove uma educação antirracista, de equidade e de valorização dos sujeitos. |
id |
UFRGS-2_e5512991ff0b4017e4fc80eb88b68e42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234318 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Xavier, Natália PagotSilva, Katia Valenca Correia Leandro daLopes, Vera Neusa2022-01-20T04:41:01Z2019http://hdl.handle.net/10183/234318001110499Nas Ciências, até pouco tempo atrás, a raça era uma categoria de caráter ideológico, baseando relações de poder entre grupos, fundamentando o racismo e as teorias eugenistas. O combate direto a essas ideias se deu com o Movimento Negro, a ressignificação de raça, a criação das leis nº 10.639/03, 11.645/08 e o uso da autodeclaração nos censos do IBGE. Criando uma proposta antirracista no ensino de Ciências, o projeto Autodeclaração em Debate foi realizado em 8 turmas de 2 escolas públicas de Porto Alegre. Valendo-se de questionamentos, o projeto trabalhou a identidade étnico-racial e suas implicações e constatou que, tratar desse tema no ensino de Ciências, promove uma educação antirracista, de equidade e de valorização dos sujeitos.Until recently, in the Sciences, the race was a category of ideological character, based on relations of power between groups and grounded on racism and eugenicist theories. The direct combat to these ideas occurred with the Brazilian Black Movement, re-signification of race, creation of Brazilian laws nº 10.639/03, 11.645/08 and the use of the self-declaration in the census of the Brazilian Institute of Geography and Statistics. To create an antiracist proposal in science teaching, the Self-Declaration in Debate project was carried out in 8 classes of 2 public schools in the city of Porto Alegre. Using questions, the project worked on ethnic-racial identity and its implications. It was found that addressing this issue in the teaching of science promotes antiracist education, equity, and appreciation of subjects.application/pdfporEnsino de ciênciasEducação das Relações Étnicos-Raciais (ERER)Autodeclaração étnico-racialCiências, educação de relações etnicoraciais e autodeclaração na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2019Biotecnologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001110499.pdf.txt001110499.pdf.txtExtracted Texttext/plain62727http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234318/2/001110499.pdf.txt33156d47cda51346910f903ca1a1cd7dMD52ORIGINAL001110499.pdfTexto completoapplication/pdf1418249http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234318/1/001110499.pdfd739a823ec6e844ff34807c94609d5b1MD5110183/2343182022-02-22 05:12:42.937309oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234318Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:12:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ciências, educação de relações etnicoraciais e autodeclaração na escola |
title |
Ciências, educação de relações etnicoraciais e autodeclaração na escola |
spellingShingle |
Ciências, educação de relações etnicoraciais e autodeclaração na escola Xavier, Natália Pagot Ensino de ciências Educação das Relações Étnicos-Raciais (ERER) Autodeclaração étnico-racial |
title_short |
Ciências, educação de relações etnicoraciais e autodeclaração na escola |
title_full |
Ciências, educação de relações etnicoraciais e autodeclaração na escola |
title_fullStr |
Ciências, educação de relações etnicoraciais e autodeclaração na escola |
title_full_unstemmed |
Ciências, educação de relações etnicoraciais e autodeclaração na escola |
title_sort |
Ciências, educação de relações etnicoraciais e autodeclaração na escola |
author |
Xavier, Natália Pagot |
author_facet |
Xavier, Natália Pagot |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Natália Pagot |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Katia Valenca Correia Leandro da |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Lopes, Vera Neusa |
contributor_str_mv |
Silva, Katia Valenca Correia Leandro da Lopes, Vera Neusa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Educação das Relações Étnicos-Raciais (ERER) Autodeclaração étnico-racial |
topic |
Ensino de ciências Educação das Relações Étnicos-Raciais (ERER) Autodeclaração étnico-racial |
description |
Nas Ciências, até pouco tempo atrás, a raça era uma categoria de caráter ideológico, baseando relações de poder entre grupos, fundamentando o racismo e as teorias eugenistas. O combate direto a essas ideias se deu com o Movimento Negro, a ressignificação de raça, a criação das leis nº 10.639/03, 11.645/08 e o uso da autodeclaração nos censos do IBGE. Criando uma proposta antirracista no ensino de Ciências, o projeto Autodeclaração em Debate foi realizado em 8 turmas de 2 escolas públicas de Porto Alegre. Valendo-se de questionamentos, o projeto trabalhou a identidade étnico-racial e suas implicações e constatou que, tratar desse tema no ensino de Ciências, promove uma educação antirracista, de equidade e de valorização dos sujeitos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-20T04:41:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/234318 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001110499 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/234318 |
identifier_str_mv |
001110499 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234318/2/001110499.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234318/1/001110499.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
33156d47cda51346910f903ca1a1cd7d d739a823ec6e844ff34807c94609d5b1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224619146870784 |