Panorama da educação antirracista no Mestrado Profissional Nacional em Matemática (PROFMAT)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves-Brito, Alan
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Jeferson Santos da, Giraldo, Victor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265153
Resumo: Vinte anos após a promulgação da obrigatoriedade da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), sua implementação segue sendo um dos grandes desafios dos programas de formação inicial e continuada de professores no Brasil. A Educação Escolar Indígena (EEI) e a Educação Escolar Quilombola (EEQ), enquanto projetos diferenciados de educação, tampouco são levados em conta no cenário nacional. O principal objetivo do presente trabalho é apresentar, por meio de uma abordagem quanti-qualitativa, a situação atual da produção de conhecimento voltada para a ERER, a EEI e a EEQ no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat). Os dados revelam que, apesar das potencialidades implícitas na ERER, EEQ e EEI, ambos projetos diferenciados são ainda desafios para o Profmat, aqui encarado como uma importante política pública para a articulação da educação antirracista no chão das escolas públicas do país na área de Matemática. Em uma base temporal de nove anos, encontramos apenas seis dentre 6442 trabalhos finais do Profmat que trazem explicitamente a ERER, a EEQ ou a EEI em suas fundamentações teóricas, o que implica que apenas cerca de 0,09% dos trabalhos no banco de dados do Profmat abordam, de alguma forma, questões relacionadas com a educação para as relações étnico-raciais.
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spelling Alves-Brito, AlanSilva, Jeferson Santos daGiraldo, Victor2023-09-23T03:38:25Z20231676-9570http://hdl.handle.net/10183/265153001175979Vinte anos após a promulgação da obrigatoriedade da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), sua implementação segue sendo um dos grandes desafios dos programas de formação inicial e continuada de professores no Brasil. A Educação Escolar Indígena (EEI) e a Educação Escolar Quilombola (EEQ), enquanto projetos diferenciados de educação, tampouco são levados em conta no cenário nacional. O principal objetivo do presente trabalho é apresentar, por meio de uma abordagem quanti-qualitativa, a situação atual da produção de conhecimento voltada para a ERER, a EEI e a EEQ no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat). Os dados revelam que, apesar das potencialidades implícitas na ERER, EEQ e EEI, ambos projetos diferenciados são ainda desafios para o Profmat, aqui encarado como uma importante política pública para a articulação da educação antirracista no chão das escolas públicas do país na área de Matemática. Em uma base temporal de nove anos, encontramos apenas seis dentre 6442 trabalhos finais do Profmat que trazem explicitamente a ERER, a EEQ ou a EEI em suas fundamentações teóricas, o que implica que apenas cerca de 0,09% dos trabalhos no banco de dados do Profmat abordam, de alguma forma, questões relacionadas com a educação para as relações étnico-raciais.Twenty years after the compulsory national guidelines of Education for Ethnic-Racial Relations (ERER) were issued, its implementation remains one of the greatest challenges of pre-service and in-service teachers education programs in Brazil. The IndigenousSchool Education (EEI) and Quilombola School Education (EEQ), as differentiated education projects, are not considered in the national scenario either. The main aim of this paper is to present, through a quantitative-qualitative approach, the current situation of the production of knowledge focused on the ERER, the EEI and the EEQ in the Professional Master’s in Mathematics in National Network (Profmat). The data reveal that, despite the potentialities implicit in ERER, EEQ and EEI, both differentiated projects are still challenges for Profmat, here seen as an important public policy for the articulation of anti-racist education on the ground of public schools in the country in the field of Mathematics. On a time basis of nine years, we found only six out of 6442 Profmat dissertations that explicitly bring ERER, EEQ or EEI into their theoretical frameworks, which implies that only about 0.09% of the dissertations in Profmat database address, in some way, issues related to education for ethnic-racial relations.application/pdfporIdentidade : boletim do Grupo de Negr@s da EST/IECLB. Vol. 26, n. 1/2 (jan./dez. 2021), p. 107-127Relações étnicas e raciaisEducação escolar indígenaEducação escolar quilombolaMestrado profissionalEnsino de matemáticaEducation of ethnic-racial relationsIndigenous school educationQuilombola school educationProfessional MastersMathematics teachingPanorama da educação antirracista no Mestrado Profissional Nacional em Matemática (PROFMAT)Overview of antiracist education in the national professional Master’s Program in Mathematics (PROFMAT) info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001175979.pdf.txt001175979.pdf.txtExtracted Texttext/plain53487http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265153/2/001175979.pdf.txt01332a99d95ecde7ac1463dc5f983771MD52ORIGINAL001175979.pdfTexto completoapplication/pdf250903http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265153/1/001175979.pdf9a16b7f0366754a152bc53dec76efb74MD5110183/2651532023-09-24 03:40:13.196297oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265153Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-24T06:40:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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