Educação ambiental em propriedades rurais pedagógicas : um mundo de experiências, sabores e saberes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klein, Angela Luciane
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza, Marcelino de, Troian, Alessandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/266276
Resumo: O presente artigo tem como objetivo evidenciar o papel desempenhado pelas propriedades rurais pedagógicas na promoção da educação ambiental. A análise tem como base os resultados de uma pesquisa realizada em propriedades rurais que integram o Roteiro Caminhos Rurais de Porto Alegre (RS) e o projeto ‘Viva Ciranda’, de Joinville (SC). Metodologicamente, utilizou-se a observação das atividades educativas propostas e entrevistas semiestruturadas, realizadas com 11 proprietários, donos de propriedades que desenvolvem atividades com crianças, e 22 professores, responsáveis pelas turmas que visitaram estes espaços. Como principais resultados, evidenciaram-se as múltiplas experiências práticas possibilitadas aos alunos, onde os sentidos são constantemente estimulados pelos sabores, cheiros, cores e sons. Conclui-se que essas propriedades constituem verdadeiros laboratórios de aprendizagens que contribuem sobremaneira para o processo de educação ambiental e valorização da natureza.
id UFRGS-2_cd137a0062bf9309bd830665faddb6ed
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266276
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Klein, Angela LucianeSouza, Marcelino deTroian, Alessandra2023-10-26T03:39:22Z20141517-1256http://hdl.handle.net/10183/266276000932501O presente artigo tem como objetivo evidenciar o papel desempenhado pelas propriedades rurais pedagógicas na promoção da educação ambiental. A análise tem como base os resultados de uma pesquisa realizada em propriedades rurais que integram o Roteiro Caminhos Rurais de Porto Alegre (RS) e o projeto ‘Viva Ciranda’, de Joinville (SC). Metodologicamente, utilizou-se a observação das atividades educativas propostas e entrevistas semiestruturadas, realizadas com 11 proprietários, donos de propriedades que desenvolvem atividades com crianças, e 22 professores, responsáveis pelas turmas que visitaram estes espaços. Como principais resultados, evidenciaram-se as múltiplas experiências práticas possibilitadas aos alunos, onde os sentidos são constantemente estimulados pelos sabores, cheiros, cores e sons. Conclui-se que essas propriedades constituem verdadeiros laboratórios de aprendizagens que contribuem sobremaneira para o processo de educação ambiental e valorização da natureza.This article aims to highlight the role played by educational farms in promoting environmental education. The analysis is based on the results of a survey conducted on farms that are part of the Roteiro Caminhos Rurais de Porto Alegre (RS) and the project 'Viva CIRANDA', Joinville (SC). Methodologically, we used the observation of the educational activities proposed and semi-structured interviews with 11 owners, property owners who develop activities with children, and 22 teachers responsible for classes that have visited these spaces. The main results showed up multiple experiments practices enabled students, where the senses are constantly stimulated by the tastes, smells, colors and sounds. We conclude that these properties are true laboratories of learning that contribute significantly to the process of environmental education and appreciation of nature.application/pdfporRevista eletrônica do mestrado em educação ambiental. Rio Grande, RS. Vol. 31, n. 1 (jan./jun. 2014), p. 41-59Educação ambientalTeaching rural propertiesEducational experiencesEnvironmental EducationEducação ambiental em propriedades rurais pedagógicas : um mundo de experiências, sabores e saberesEnvironmental education in pedagogical rural farms : a world of experiences, flavors and knowledgeinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000932501.pdf.txt000932501.pdf.txtExtracted Texttext/plain48968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266276/2/000932501.pdf.txt8e3bacc09c3f5ce749adb17af3f01c0fMD52ORIGINAL000932501.pdfTexto completoapplication/pdf162582http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266276/1/000932501.pdf54c2d76e35a4691e3637c0d0558d07f3MD5110183/2662762023-10-27 03:28:57.143313oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266276Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-27T06:28:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação ambiental em propriedades rurais pedagógicas : um mundo de experiências, sabores e saberes
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Environmental education in pedagogical rural farms : a world of experiences, flavors and knowledge
title Educação ambiental em propriedades rurais pedagógicas : um mundo de experiências, sabores e saberes
spellingShingle Educação ambiental em propriedades rurais pedagógicas : um mundo de experiências, sabores e saberes
Klein, Angela Luciane
Educação ambiental
Teaching rural properties
Educational experiences
Environmental Education
title_short Educação ambiental em propriedades rurais pedagógicas : um mundo de experiências, sabores e saberes
title_full Educação ambiental em propriedades rurais pedagógicas : um mundo de experiências, sabores e saberes
title_fullStr Educação ambiental em propriedades rurais pedagógicas : um mundo de experiências, sabores e saberes
title_full_unstemmed Educação ambiental em propriedades rurais pedagógicas : um mundo de experiências, sabores e saberes
title_sort Educação ambiental em propriedades rurais pedagógicas : um mundo de experiências, sabores e saberes
author Klein, Angela Luciane
author_facet Klein, Angela Luciane
Souza, Marcelino de
Troian, Alessandra
author_role author
author2 Souza, Marcelino de
Troian, Alessandra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Klein, Angela Luciane
Souza, Marcelino de
Troian, Alessandra
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
topic Educação ambiental
Teaching rural properties
Educational experiences
Environmental Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching rural properties
Educational experiences
Environmental Education
description O presente artigo tem como objetivo evidenciar o papel desempenhado pelas propriedades rurais pedagógicas na promoção da educação ambiental. A análise tem como base os resultados de uma pesquisa realizada em propriedades rurais que integram o Roteiro Caminhos Rurais de Porto Alegre (RS) e o projeto ‘Viva Ciranda’, de Joinville (SC). Metodologicamente, utilizou-se a observação das atividades educativas propostas e entrevistas semiestruturadas, realizadas com 11 proprietários, donos de propriedades que desenvolvem atividades com crianças, e 22 professores, responsáveis pelas turmas que visitaram estes espaços. Como principais resultados, evidenciaram-se as múltiplas experiências práticas possibilitadas aos alunos, onde os sentidos são constantemente estimulados pelos sabores, cheiros, cores e sons. Conclui-se que essas propriedades constituem verdadeiros laboratórios de aprendizagens que contribuem sobremaneira para o processo de educação ambiental e valorização da natureza.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-26T03:39:22Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/266276
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-1256
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000932501
identifier_str_mv 1517-1256
000932501
url http://hdl.handle.net/10183/266276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista eletrônica do mestrado em educação ambiental. Rio Grande, RS. Vol. 31, n. 1 (jan./jun. 2014), p. 41-59
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266276/2/000932501.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266276/1/000932501.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8e3bacc09c3f5ce749adb17af3f01c0f
54c2d76e35a4691e3637c0d0558d07f3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225101643874304