Educação ambiental em propriedades rurais pedagógicas : um mundo de experiências, sabores e saberes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/266276 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo evidenciar o papel desempenhado pelas propriedades rurais pedagógicas na promoção da educação ambiental. A análise tem como base os resultados de uma pesquisa realizada em propriedades rurais que integram o Roteiro Caminhos Rurais de Porto Alegre (RS) e o projeto ‘Viva Ciranda’, de Joinville (SC). Metodologicamente, utilizou-se a observação das atividades educativas propostas e entrevistas semiestruturadas, realizadas com 11 proprietários, donos de propriedades que desenvolvem atividades com crianças, e 22 professores, responsáveis pelas turmas que visitaram estes espaços. Como principais resultados, evidenciaram-se as múltiplas experiências práticas possibilitadas aos alunos, onde os sentidos são constantemente estimulados pelos sabores, cheiros, cores e sons. Conclui-se que essas propriedades constituem verdadeiros laboratórios de aprendizagens que contribuem sobremaneira para o processo de educação ambiental e valorização da natureza. |
id |
UFRGS-2_cd137a0062bf9309bd830665faddb6ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266276 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Klein, Angela LucianeSouza, Marcelino deTroian, Alessandra2023-10-26T03:39:22Z20141517-1256http://hdl.handle.net/10183/266276000932501O presente artigo tem como objetivo evidenciar o papel desempenhado pelas propriedades rurais pedagógicas na promoção da educação ambiental. A análise tem como base os resultados de uma pesquisa realizada em propriedades rurais que integram o Roteiro Caminhos Rurais de Porto Alegre (RS) e o projeto ‘Viva Ciranda’, de Joinville (SC). Metodologicamente, utilizou-se a observação das atividades educativas propostas e entrevistas semiestruturadas, realizadas com 11 proprietários, donos de propriedades que desenvolvem atividades com crianças, e 22 professores, responsáveis pelas turmas que visitaram estes espaços. Como principais resultados, evidenciaram-se as múltiplas experiências práticas possibilitadas aos alunos, onde os sentidos são constantemente estimulados pelos sabores, cheiros, cores e sons. Conclui-se que essas propriedades constituem verdadeiros laboratórios de aprendizagens que contribuem sobremaneira para o processo de educação ambiental e valorização da natureza.This article aims to highlight the role played by educational farms in promoting environmental education. The analysis is based on the results of a survey conducted on farms that are part of the Roteiro Caminhos Rurais de Porto Alegre (RS) and the project 'Viva CIRANDA', Joinville (SC). Methodologically, we used the observation of the educational activities proposed and semi-structured interviews with 11 owners, property owners who develop activities with children, and 22 teachers responsible for classes that have visited these spaces. The main results showed up multiple experiments practices enabled students, where the senses are constantly stimulated by the tastes, smells, colors and sounds. We conclude that these properties are true laboratories of learning that contribute significantly to the process of environmental education and appreciation of nature.application/pdfporRevista eletrônica do mestrado em educação ambiental. Rio Grande, RS. Vol. 31, n. 1 (jan./jun. 2014), p. 41-59Educação ambientalTeaching rural propertiesEducational experiencesEnvironmental EducationEducação ambiental em propriedades rurais pedagógicas : um mundo de experiências, sabores e saberesEnvironmental education in pedagogical rural farms : a world of experiences, flavors and knowledgeinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000932501.pdf.txt000932501.pdf.txtExtracted Texttext/plain48968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266276/2/000932501.pdf.txt8e3bacc09c3f5ce749adb17af3f01c0fMD52ORIGINAL000932501.pdfTexto completoapplication/pdf162582http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266276/1/000932501.pdf54c2d76e35a4691e3637c0d0558d07f3MD5110183/2662762023-10-27 03:28:57.143313oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266276Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-27T06:28:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação ambiental em propriedades rurais pedagógicas : um mundo de experiências, sabores e saberes |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Environmental education in pedagogical rural farms : a world of experiences, flavors and knowledge |
title |
Educação ambiental em propriedades rurais pedagógicas : um mundo de experiências, sabores e saberes |
spellingShingle |
Educação ambiental em propriedades rurais pedagógicas : um mundo de experiências, sabores e saberes Klein, Angela Luciane Educação ambiental Teaching rural properties Educational experiences Environmental Education |
title_short |
Educação ambiental em propriedades rurais pedagógicas : um mundo de experiências, sabores e saberes |
title_full |
Educação ambiental em propriedades rurais pedagógicas : um mundo de experiências, sabores e saberes |
title_fullStr |
Educação ambiental em propriedades rurais pedagógicas : um mundo de experiências, sabores e saberes |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental em propriedades rurais pedagógicas : um mundo de experiências, sabores e saberes |
title_sort |
Educação ambiental em propriedades rurais pedagógicas : um mundo de experiências, sabores e saberes |
author |
Klein, Angela Luciane |
author_facet |
Klein, Angela Luciane Souza, Marcelino de Troian, Alessandra |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Marcelino de Troian, Alessandra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Klein, Angela Luciane Souza, Marcelino de Troian, Alessandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental |
topic |
Educação ambiental Teaching rural properties Educational experiences Environmental Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching rural properties Educational experiences Environmental Education |
description |
O presente artigo tem como objetivo evidenciar o papel desempenhado pelas propriedades rurais pedagógicas na promoção da educação ambiental. A análise tem como base os resultados de uma pesquisa realizada em propriedades rurais que integram o Roteiro Caminhos Rurais de Porto Alegre (RS) e o projeto ‘Viva Ciranda’, de Joinville (SC). Metodologicamente, utilizou-se a observação das atividades educativas propostas e entrevistas semiestruturadas, realizadas com 11 proprietários, donos de propriedades que desenvolvem atividades com crianças, e 22 professores, responsáveis pelas turmas que visitaram estes espaços. Como principais resultados, evidenciaram-se as múltiplas experiências práticas possibilitadas aos alunos, onde os sentidos são constantemente estimulados pelos sabores, cheiros, cores e sons. Conclui-se que essas propriedades constituem verdadeiros laboratórios de aprendizagens que contribuem sobremaneira para o processo de educação ambiental e valorização da natureza. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-26T03:39:22Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/266276 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1517-1256 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000932501 |
identifier_str_mv |
1517-1256 000932501 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/266276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista eletrônica do mestrado em educação ambiental. Rio Grande, RS. Vol. 31, n. 1 (jan./jun. 2014), p. 41-59 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266276/2/000932501.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266276/1/000932501.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8e3bacc09c3f5ce749adb17af3f01c0f 54c2d76e35a4691e3637c0d0558d07f3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447842205990912 |