Quadrinhos e ensino : a utilização da HQ V de vingança na aula de história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/206625 |
Resumo: | Este trabalho visa abordar a relação entre histórias em quadrinhos e ensino de história através do uso da graphic novel V de Vingança, com a qual proponho uma sequência didática para se tratar de fascismo(s) em sala de aula. Para dar base ao estudo, serão contextualizados o histórico das HQs, seu estabelecimento e processo de legitimação cultural, e vida e obra de Alan Moore, um dos principais representantes do meio e autor do quadrinho selecionado. Ademais, procura-se apresentar a relação entre quadrinhos, ensino e história no Brasil, e os principais preceitos da linguagem gráfico-sequencial. |
id |
UFRGS-2_cd1458117281bcf34b1e0dbe25cf97e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206625 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Felipe Machado Anacleto dosBrandalise, Carla2020-03-11T04:17:08Z2019http://hdl.handle.net/10183/206625001113171Este trabalho visa abordar a relação entre histórias em quadrinhos e ensino de história através do uso da graphic novel V de Vingança, com a qual proponho uma sequência didática para se tratar de fascismo(s) em sala de aula. Para dar base ao estudo, serão contextualizados o histórico das HQs, seu estabelecimento e processo de legitimação cultural, e vida e obra de Alan Moore, um dos principais representantes do meio e autor do quadrinho selecionado. Ademais, procura-se apresentar a relação entre quadrinhos, ensino e história no Brasil, e os principais preceitos da linguagem gráfico-sequencial.This work aims to approach the relationship between comics and history teaching through the use of the graphic novel V for Vendetta, with which I propose a didactic sequence to address fascism(s) in the classroom.. To support the study Will be contextualized the history of comics, their establishment and cultural legitimation process, and Alan Moore’s life and work, one of the main representatives of the medium and author of the selected comic. In addition, we seek to present the relationship between comics, teaching and history in Brazil, and the main precepts of the sequential graphic narratives.application/pdfporMoore, Alan, 1953-Histórias em quadrinhosEnsino de históriaComicsHistory teachingV for VendettaQuadrinhos e ensino : a utilização da HQ V de vingança na aula de históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2019História: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113171.pdf.txt001113171.pdf.txtExtracted Texttext/plain124316http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206625/2/001113171.pdf.txt510d48d8c18a9a9a5cfb7a13397a4b56MD52ORIGINAL001113171.pdfTexto completoapplication/pdf1708995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206625/1/001113171.pdf982eea8012d82eb686f20f0679fff695MD5110183/2066252022-08-06 04:50:02.474334oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206625Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:50:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Quadrinhos e ensino : a utilização da HQ V de vingança na aula de história |
title |
Quadrinhos e ensino : a utilização da HQ V de vingança na aula de história |
spellingShingle |
Quadrinhos e ensino : a utilização da HQ V de vingança na aula de história Santos, Felipe Machado Anacleto dos Moore, Alan, 1953- Histórias em quadrinhos Ensino de história Comics History teaching V for Vendetta |
title_short |
Quadrinhos e ensino : a utilização da HQ V de vingança na aula de história |
title_full |
Quadrinhos e ensino : a utilização da HQ V de vingança na aula de história |
title_fullStr |
Quadrinhos e ensino : a utilização da HQ V de vingança na aula de história |
title_full_unstemmed |
Quadrinhos e ensino : a utilização da HQ V de vingança na aula de história |
title_sort |
Quadrinhos e ensino : a utilização da HQ V de vingança na aula de história |
author |
Santos, Felipe Machado Anacleto dos |
author_facet |
Santos, Felipe Machado Anacleto dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Felipe Machado Anacleto dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brandalise, Carla |
contributor_str_mv |
Brandalise, Carla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Moore, Alan, 1953- Histórias em quadrinhos Ensino de história |
topic |
Moore, Alan, 1953- Histórias em quadrinhos Ensino de história Comics History teaching V for Vendetta |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Comics History teaching V for Vendetta |
description |
Este trabalho visa abordar a relação entre histórias em quadrinhos e ensino de história através do uso da graphic novel V de Vingança, com a qual proponho uma sequência didática para se tratar de fascismo(s) em sala de aula. Para dar base ao estudo, serão contextualizados o histórico das HQs, seu estabelecimento e processo de legitimação cultural, e vida e obra de Alan Moore, um dos principais representantes do meio e autor do quadrinho selecionado. Ademais, procura-se apresentar a relação entre quadrinhos, ensino e história no Brasil, e os principais preceitos da linguagem gráfico-sequencial. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-11T04:17:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/206625 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001113171 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/206625 |
identifier_str_mv |
001113171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206625/2/001113171.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206625/1/001113171.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
510d48d8c18a9a9a5cfb7a13397a4b56 982eea8012d82eb686f20f0679fff695 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447263590219776 |