Contemplação e afecção : o sentido da experiência sensível e da produção de sentido em espectadores de dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bazacas, Manoela Freitas Valle
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193981
Resumo: A presente monografia trata sobre o sentido de experiência no espectador de dança como participante ativo na fruição da cena. Pretende-se investigar analítico-interpretativamente a ligação entre a recepção estética do espetáculo e a vida emocional ativa do espectador e como essa relação se traduz em uma noção de imagens mentais internas, que produzem uma memória afetiva, sensível e de sentimentos gerando produção de sentido e significações de ordem subjetiva e narrativa. O processo de produção da investigação dialoga com dois conceitos principais: o sentido da experiência sensível e o espectador ativo. Esses dois conceitos centrais do trabalho guiam a análise dos relatos de espectadores que contribuíram com relatos de suas experiências de contemplação e afecção em espetáculos de dança.
id UFRGS-2_cd14da2c19da4a442b168c1cc6e5c04c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193981
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bazacas, Manoela Freitas ValleNoronha, Márcio Pizarro2019-05-08T02:34:50Z2018http://hdl.handle.net/10183/193981001091597A presente monografia trata sobre o sentido de experiência no espectador de dança como participante ativo na fruição da cena. Pretende-se investigar analítico-interpretativamente a ligação entre a recepção estética do espetáculo e a vida emocional ativa do espectador e como essa relação se traduz em uma noção de imagens mentais internas, que produzem uma memória afetiva, sensível e de sentimentos gerando produção de sentido e significações de ordem subjetiva e narrativa. O processo de produção da investigação dialoga com dois conceitos principais: o sentido da experiência sensível e o espectador ativo. Esses dois conceitos centrais do trabalho guiam a análise dos relatos de espectadores que contribuíram com relatos de suas experiências de contemplação e afecção em espetáculos de dança.La presente monografía trata sobre el sentido de la experiencia del espectador de danza como participante activo en la fruición de la escena. El objetivo es investigar analítica-interpretativamente la relación entre la recepción estética del espectáculo y la vida emocional activa del espectador y cómo esta relación se traduce en una noción de imágenes mentales internas que producen una memorias afectivas, sensibles y de sentimientos y generan sentidos y significaciones de orden subjetivo y narrativo. El proceso de producción de la investigación dialoga con dos conceptos principales: el sentido de la experiencia sensible y el espectador activo. Estos dos conceptos centrales en el trabajo conducen el análisis de los relatos de espectadores que contribuyeron con sus experiencias de contemplación y afección de espectáculos de danza.application/pdfporDançaEspectadorEspetáculoDanzaEspectadorProducción de sentidosRepresentación artísticaContemplação e afecção : o sentido da experiência sensível e da produção de sentido em espectadores de dançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2018Dança: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001091597.pdf.txt001091597.pdf.txtExtracted Texttext/plain103745http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193981/2/001091597.pdf.txt6187141e983b1ce2bfeab59657a9e3ccMD52ORIGINAL001091597.pdfTexto completoapplication/pdf941026http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193981/1/001091597.pdf355695165e581fc3ac2e85bd43495c08MD5110183/1939812019-10-23 03:51:57.523761oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193981Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-23T06:51:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contemplação e afecção : o sentido da experiência sensível e da produção de sentido em espectadores de dança
title Contemplação e afecção : o sentido da experiência sensível e da produção de sentido em espectadores de dança
spellingShingle Contemplação e afecção : o sentido da experiência sensível e da produção de sentido em espectadores de dança
Bazacas, Manoela Freitas Valle
Dança
Espectador
Espetáculo
Danza
Espectador
Producción de sentidos
Representación artística
title_short Contemplação e afecção : o sentido da experiência sensível e da produção de sentido em espectadores de dança
title_full Contemplação e afecção : o sentido da experiência sensível e da produção de sentido em espectadores de dança
title_fullStr Contemplação e afecção : o sentido da experiência sensível e da produção de sentido em espectadores de dança
title_full_unstemmed Contemplação e afecção : o sentido da experiência sensível e da produção de sentido em espectadores de dança
title_sort Contemplação e afecção : o sentido da experiência sensível e da produção de sentido em espectadores de dança
author Bazacas, Manoela Freitas Valle
author_facet Bazacas, Manoela Freitas Valle
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bazacas, Manoela Freitas Valle
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Noronha, Márcio Pizarro
contributor_str_mv Noronha, Márcio Pizarro
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Espectador
Espetáculo
topic Dança
Espectador
Espetáculo
Danza
Espectador
Producción de sentidos
Representación artística
dc.subject.spa.fl_str_mv Danza
Espectador
Producción de sentidos
Representación artística
description A presente monografia trata sobre o sentido de experiência no espectador de dança como participante ativo na fruição da cena. Pretende-se investigar analítico-interpretativamente a ligação entre a recepção estética do espetáculo e a vida emocional ativa do espectador e como essa relação se traduz em uma noção de imagens mentais internas, que produzem uma memória afetiva, sensível e de sentimentos gerando produção de sentido e significações de ordem subjetiva e narrativa. O processo de produção da investigação dialoga com dois conceitos principais: o sentido da experiência sensível e o espectador ativo. Esses dois conceitos centrais do trabalho guiam a análise dos relatos de espectadores que contribuíram com relatos de suas experiências de contemplação e afecção em espetáculos de dança.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-08T02:34:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/193981
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001091597
url http://hdl.handle.net/10183/193981
identifier_str_mv 001091597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193981/2/001091597.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193981/1/001091597.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6187141e983b1ce2bfeab59657a9e3cc
355695165e581fc3ac2e85bd43495c08
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224573630283776