Constituição da docência na educação infantil : uma perspectiva fundamentada nas relações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Geri, Thomas Lester
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/139597
Resumo: Os escritos do presente trabalho de conclusão de curso tratam de uma investigação de cunho qualitativo que busca a partir de uma revisão bibliográfica com aproximações ensaísticas e (auto)biográficas (na medida em que procura-se desenvolver a reflexão considerando as experiências vividas no ambiente pedagógico, principalmente durante a prática de Estágio), analisar minha constituição docente enquanto educador de crianças bem pequenas. Para tanto, descrevo inicialmente algumas vivencias e o que levou-me a optar pela presente problemática da constituição docente. Utilizo algumas imagens, conforme Manguel (2001), que contribuem para narrar momentos/histórias de outra maneira, atribuindo significados visuais para algumas reflexões. Ponderando sobre minha prática de estágio, os diálogos teóricos a respeito e aproximações com as crianças constatei que um ambiente propício para as aprendizagens infantis e que instiga para que o seu desenvolvimento seja fecundo está fundado em relações que envolvem o respeito, o cuidado e a afetividade para construir um ambiente agradável. Da mesma forma, percebi o quanto uma escuta sensível, um olhar atento e um envolvimento em diálogo com as crianças fez com que eu conhecesse mais aos gostos, às vontades, as peculiaridades de cada criança e compreendesse o quanto cada uma é única e incomparável. Desse modo, acredito em uma pedagogia menos impessoal possível. Que constitua situações de aprendizagens significativas desde o âmbito intelectual, físico, emocional para as crianças, mas também interpele significativamente aquele que atua como educador.
id UFRGS-2_b052753953c590311e13731e9b31c5f1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139597
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Geri, Thomas LesterBarbosa, Maria Carmen Silveira2016-04-26T02:08:02Z2015http://hdl.handle.net/10183/139597000990541Os escritos do presente trabalho de conclusão de curso tratam de uma investigação de cunho qualitativo que busca a partir de uma revisão bibliográfica com aproximações ensaísticas e (auto)biográficas (na medida em que procura-se desenvolver a reflexão considerando as experiências vividas no ambiente pedagógico, principalmente durante a prática de Estágio), analisar minha constituição docente enquanto educador de crianças bem pequenas. Para tanto, descrevo inicialmente algumas vivencias e o que levou-me a optar pela presente problemática da constituição docente. Utilizo algumas imagens, conforme Manguel (2001), que contribuem para narrar momentos/histórias de outra maneira, atribuindo significados visuais para algumas reflexões. Ponderando sobre minha prática de estágio, os diálogos teóricos a respeito e aproximações com as crianças constatei que um ambiente propício para as aprendizagens infantis e que instiga para que o seu desenvolvimento seja fecundo está fundado em relações que envolvem o respeito, o cuidado e a afetividade para construir um ambiente agradável. Da mesma forma, percebi o quanto uma escuta sensível, um olhar atento e um envolvimento em diálogo com as crianças fez com que eu conhecesse mais aos gostos, às vontades, as peculiaridades de cada criança e compreendesse o quanto cada uma é única e incomparável. Desse modo, acredito em uma pedagogia menos impessoal possível. Que constitua situações de aprendizagens significativas desde o âmbito intelectual, físico, emocional para as crianças, mas também interpele significativamente aquele que atua como educador.application/pdfporEducação infantilFormação docenteConstituição da docência na educação infantil : uma perspectiva fundamentada nas relaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990541.pdf000990541.pdfTexto completoapplication/pdf926404http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139597/1/000990541.pdf82194b5b2edd0cca04d292cfe84dd12dMD51TEXT000990541.pdf.txt000990541.pdf.txtExtracted Texttext/plain75503http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139597/2/000990541.pdf.txt5a3e077d83da68b986167ae2dfc19f8cMD52THUMBNAIL000990541.pdf.jpg000990541.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg983http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139597/3/000990541.pdf.jpg9ca55d9a24fbacb37067391ef965b071MD5310183/1395972018-10-25 09:14:47.613oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139597Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:14:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Constituição da docência na educação infantil : uma perspectiva fundamentada nas relações
title Constituição da docência na educação infantil : uma perspectiva fundamentada nas relações
spellingShingle Constituição da docência na educação infantil : uma perspectiva fundamentada nas relações
Geri, Thomas Lester
Educação infantil
Formação docente
title_short Constituição da docência na educação infantil : uma perspectiva fundamentada nas relações
title_full Constituição da docência na educação infantil : uma perspectiva fundamentada nas relações
title_fullStr Constituição da docência na educação infantil : uma perspectiva fundamentada nas relações
title_full_unstemmed Constituição da docência na educação infantil : uma perspectiva fundamentada nas relações
title_sort Constituição da docência na educação infantil : uma perspectiva fundamentada nas relações
author Geri, Thomas Lester
author_facet Geri, Thomas Lester
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Geri, Thomas Lester
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa, Maria Carmen Silveira
contributor_str_mv Barbosa, Maria Carmen Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Formação docente
topic Educação infantil
Formação docente
description Os escritos do presente trabalho de conclusão de curso tratam de uma investigação de cunho qualitativo que busca a partir de uma revisão bibliográfica com aproximações ensaísticas e (auto)biográficas (na medida em que procura-se desenvolver a reflexão considerando as experiências vividas no ambiente pedagógico, principalmente durante a prática de Estágio), analisar minha constituição docente enquanto educador de crianças bem pequenas. Para tanto, descrevo inicialmente algumas vivencias e o que levou-me a optar pela presente problemática da constituição docente. Utilizo algumas imagens, conforme Manguel (2001), que contribuem para narrar momentos/histórias de outra maneira, atribuindo significados visuais para algumas reflexões. Ponderando sobre minha prática de estágio, os diálogos teóricos a respeito e aproximações com as crianças constatei que um ambiente propício para as aprendizagens infantis e que instiga para que o seu desenvolvimento seja fecundo está fundado em relações que envolvem o respeito, o cuidado e a afetividade para construir um ambiente agradável. Da mesma forma, percebi o quanto uma escuta sensível, um olhar atento e um envolvimento em diálogo com as crianças fez com que eu conhecesse mais aos gostos, às vontades, as peculiaridades de cada criança e compreendesse o quanto cada uma é única e incomparável. Desse modo, acredito em uma pedagogia menos impessoal possível. Que constitua situações de aprendizagens significativas desde o âmbito intelectual, físico, emocional para as crianças, mas também interpele significativamente aquele que atua como educador.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-26T02:08:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/139597
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000990541
url http://hdl.handle.net/10183/139597
identifier_str_mv 000990541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139597/1/000990541.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139597/2/000990541.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139597/3/000990541.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 82194b5b2edd0cca04d292cfe84dd12d
5a3e077d83da68b986167ae2dfc19f8c
9ca55d9a24fbacb37067391ef965b071
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447171058630656