Constituição da docência na educação infantil : uma perspectiva fundamentada nas relações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/139597 |
Resumo: | Os escritos do presente trabalho de conclusão de curso tratam de uma investigação de cunho qualitativo que busca a partir de uma revisão bibliográfica com aproximações ensaísticas e (auto)biográficas (na medida em que procura-se desenvolver a reflexão considerando as experiências vividas no ambiente pedagógico, principalmente durante a prática de Estágio), analisar minha constituição docente enquanto educador de crianças bem pequenas. Para tanto, descrevo inicialmente algumas vivencias e o que levou-me a optar pela presente problemática da constituição docente. Utilizo algumas imagens, conforme Manguel (2001), que contribuem para narrar momentos/histórias de outra maneira, atribuindo significados visuais para algumas reflexões. Ponderando sobre minha prática de estágio, os diálogos teóricos a respeito e aproximações com as crianças constatei que um ambiente propício para as aprendizagens infantis e que instiga para que o seu desenvolvimento seja fecundo está fundado em relações que envolvem o respeito, o cuidado e a afetividade para construir um ambiente agradável. Da mesma forma, percebi o quanto uma escuta sensível, um olhar atento e um envolvimento em diálogo com as crianças fez com que eu conhecesse mais aos gostos, às vontades, as peculiaridades de cada criança e compreendesse o quanto cada uma é única e incomparável. Desse modo, acredito em uma pedagogia menos impessoal possível. Que constitua situações de aprendizagens significativas desde o âmbito intelectual, físico, emocional para as crianças, mas também interpele significativamente aquele que atua como educador. |
id |
UFRGS-2_b052753953c590311e13731e9b31c5f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139597 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Geri, Thomas LesterBarbosa, Maria Carmen Silveira2016-04-26T02:08:02Z2015http://hdl.handle.net/10183/139597000990541Os escritos do presente trabalho de conclusão de curso tratam de uma investigação de cunho qualitativo que busca a partir de uma revisão bibliográfica com aproximações ensaísticas e (auto)biográficas (na medida em que procura-se desenvolver a reflexão considerando as experiências vividas no ambiente pedagógico, principalmente durante a prática de Estágio), analisar minha constituição docente enquanto educador de crianças bem pequenas. Para tanto, descrevo inicialmente algumas vivencias e o que levou-me a optar pela presente problemática da constituição docente. Utilizo algumas imagens, conforme Manguel (2001), que contribuem para narrar momentos/histórias de outra maneira, atribuindo significados visuais para algumas reflexões. Ponderando sobre minha prática de estágio, os diálogos teóricos a respeito e aproximações com as crianças constatei que um ambiente propício para as aprendizagens infantis e que instiga para que o seu desenvolvimento seja fecundo está fundado em relações que envolvem o respeito, o cuidado e a afetividade para construir um ambiente agradável. Da mesma forma, percebi o quanto uma escuta sensível, um olhar atento e um envolvimento em diálogo com as crianças fez com que eu conhecesse mais aos gostos, às vontades, as peculiaridades de cada criança e compreendesse o quanto cada uma é única e incomparável. Desse modo, acredito em uma pedagogia menos impessoal possível. Que constitua situações de aprendizagens significativas desde o âmbito intelectual, físico, emocional para as crianças, mas também interpele significativamente aquele que atua como educador.application/pdfporEducação infantilFormação docenteConstituição da docência na educação infantil : uma perspectiva fundamentada nas relaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990541.pdf000990541.pdfTexto completoapplication/pdf926404http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139597/1/000990541.pdf82194b5b2edd0cca04d292cfe84dd12dMD51TEXT000990541.pdf.txt000990541.pdf.txtExtracted Texttext/plain75503http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139597/2/000990541.pdf.txt5a3e077d83da68b986167ae2dfc19f8cMD52THUMBNAIL000990541.pdf.jpg000990541.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg983http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139597/3/000990541.pdf.jpg9ca55d9a24fbacb37067391ef965b071MD5310183/1395972018-10-25 09:14:47.613oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139597Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:14:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Constituição da docência na educação infantil : uma perspectiva fundamentada nas relações |
title |
Constituição da docência na educação infantil : uma perspectiva fundamentada nas relações |
spellingShingle |
Constituição da docência na educação infantil : uma perspectiva fundamentada nas relações Geri, Thomas Lester Educação infantil Formação docente |
title_short |
Constituição da docência na educação infantil : uma perspectiva fundamentada nas relações |
title_full |
Constituição da docência na educação infantil : uma perspectiva fundamentada nas relações |
title_fullStr |
Constituição da docência na educação infantil : uma perspectiva fundamentada nas relações |
title_full_unstemmed |
Constituição da docência na educação infantil : uma perspectiva fundamentada nas relações |
title_sort |
Constituição da docência na educação infantil : uma perspectiva fundamentada nas relações |
author |
Geri, Thomas Lester |
author_facet |
Geri, Thomas Lester |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Geri, Thomas Lester |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barbosa, Maria Carmen Silveira |
contributor_str_mv |
Barbosa, Maria Carmen Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Formação docente |
topic |
Educação infantil Formação docente |
description |
Os escritos do presente trabalho de conclusão de curso tratam de uma investigação de cunho qualitativo que busca a partir de uma revisão bibliográfica com aproximações ensaísticas e (auto)biográficas (na medida em que procura-se desenvolver a reflexão considerando as experiências vividas no ambiente pedagógico, principalmente durante a prática de Estágio), analisar minha constituição docente enquanto educador de crianças bem pequenas. Para tanto, descrevo inicialmente algumas vivencias e o que levou-me a optar pela presente problemática da constituição docente. Utilizo algumas imagens, conforme Manguel (2001), que contribuem para narrar momentos/histórias de outra maneira, atribuindo significados visuais para algumas reflexões. Ponderando sobre minha prática de estágio, os diálogos teóricos a respeito e aproximações com as crianças constatei que um ambiente propício para as aprendizagens infantis e que instiga para que o seu desenvolvimento seja fecundo está fundado em relações que envolvem o respeito, o cuidado e a afetividade para construir um ambiente agradável. Da mesma forma, percebi o quanto uma escuta sensível, um olhar atento e um envolvimento em diálogo com as crianças fez com que eu conhecesse mais aos gostos, às vontades, as peculiaridades de cada criança e compreendesse o quanto cada uma é única e incomparável. Desse modo, acredito em uma pedagogia menos impessoal possível. Que constitua situações de aprendizagens significativas desde o âmbito intelectual, físico, emocional para as crianças, mas também interpele significativamente aquele que atua como educador. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-26T02:08:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/139597 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000990541 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/139597 |
identifier_str_mv |
000990541 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139597/1/000990541.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139597/2/000990541.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139597/3/000990541.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
82194b5b2edd0cca04d292cfe84dd12d 5a3e077d83da68b986167ae2dfc19f8c 9ca55d9a24fbacb37067391ef965b071 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447171058630656 |