O uso de coleções didático-entomológicas na Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/251570 |
Resumo: | A dependência dos Livros Didáticos e a falta de recursos pedagógicos no ensino de Ciências da Natureza em escolas da Educação Básica vêm demonstrando a necessidade de desenvolver materiais didáticos mais criativos e instigantes, como as coleções didático-entomológicas. Tais coleções são consideradas recursos de baixo custo, com alto potencial de motivação e atração para as aulas. Além disso, as coleções permitem aos alunos perceber a enorme variedade de cores, formas e tamanhos dos insetos, características que, muitas vezes, são despercebidas pelas pessoas. Objetivou-se mapear possíveis coleções didático-entomológicas em escolas públicas com Ensino Médio regular na sua organização, assim como estabelecer relações a partir das percepções dos(as) professores(as) sobre a utilização desse instrumento nas aulas de Biologia. Porém, com menos de 3% de participação da amostra final, não foi possível realizar essa análise de forma satisfatória. Ainda assim, percebeu-se que alguns professores apresentam certas dificuldades em atrair seus estudantes para áreas não humanas. Sendo esta uma das principais funções de uma coleção didático-entomológica, foi proposto aos professores a criação de um museu escolar, que pode ser simplesmente um armário, para abrigar uma coleção a ser montada. Para isso, apresentou-se a alternativa de construir e manter uma coleção didática de insetos utilizando materiais de baixo custo. A inclusão desse instrumento em uma sequência didática é um grande diferencial para os(as) professores(as) de Biologia, em suas aulas, possibilitando um maior aprendizado dos seus alunos, o que vem sendo demonstrado em diversos trabalhos. |
id |
UFRGS-2_cd3073e9425c4320694b3521dd49810d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251570 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Azevedo, Miguel GrübelCampos, Luiz AlexandreJunqueira, Heloisa2022-11-18T04:55:45Z2022http://hdl.handle.net/10183/251570001152898A dependência dos Livros Didáticos e a falta de recursos pedagógicos no ensino de Ciências da Natureza em escolas da Educação Básica vêm demonstrando a necessidade de desenvolver materiais didáticos mais criativos e instigantes, como as coleções didático-entomológicas. Tais coleções são consideradas recursos de baixo custo, com alto potencial de motivação e atração para as aulas. Além disso, as coleções permitem aos alunos perceber a enorme variedade de cores, formas e tamanhos dos insetos, características que, muitas vezes, são despercebidas pelas pessoas. Objetivou-se mapear possíveis coleções didático-entomológicas em escolas públicas com Ensino Médio regular na sua organização, assim como estabelecer relações a partir das percepções dos(as) professores(as) sobre a utilização desse instrumento nas aulas de Biologia. Porém, com menos de 3% de participação da amostra final, não foi possível realizar essa análise de forma satisfatória. Ainda assim, percebeu-se que alguns professores apresentam certas dificuldades em atrair seus estudantes para áreas não humanas. Sendo esta uma das principais funções de uma coleção didático-entomológica, foi proposto aos professores a criação de um museu escolar, que pode ser simplesmente um armário, para abrigar uma coleção a ser montada. Para isso, apresentou-se a alternativa de construir e manter uma coleção didática de insetos utilizando materiais de baixo custo. A inclusão desse instrumento em uma sequência didática é um grande diferencial para os(as) professores(as) de Biologia, em suas aulas, possibilitando um maior aprendizado dos seus alunos, o que vem sendo demonstrado em diversos trabalhos.The dependence on textbooks and the lack of pedagogical resources in teaching Natural Sciences in Basic Education schools have demonstrated the need to develop more creative and thought-provoking teaching materials, such as didactic-entomological collections. Such collections are considered low-cost resources with a high potential for more motivating and attractive classes. In addition, the collections allow students to perceive the enormous variety of colors, shapes, and sizes of insects, characteristics that people often overlook. The objective of this study was to map possible didactic-entomological collections in public high schools, as well as to establish relationships based on the teachers' perceptions about the use of this instrument in Biology classes. However, with less than 3% participation in the final sample, it was not possible to perform this analysis satisfactorily. Even so, it was noticed that some teachers have some difficulties in attracting their students to non-human areas. Since this is one of the main functions of a didactic-entomological collection, it is proposed to teachers the creation of a school museum, which can be a closet, to house a collection to be assembled. The alternative of building and maintaining a didactic collection of insects using low-cost materials is presented for this. Including this instrument in a didactic sequence is an excellent differential for Biology teachers in their classes, enabling more significant learning for their students, which has been demonstrated in several works.application/pdfporEnsino de ciênciasRecursos didáticosEntomologiaO uso de coleções didático-entomológicas na Educação Básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001152898.pdf.txt001152898.pdf.txtExtracted Texttext/plain72266http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251570/2/001152898.pdf.txt4e127770f5fdc45d3ec0d22c2c8526a6MD52ORIGINAL001152898.pdfTexto completoapplication/pdf705599http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251570/1/001152898.pdf55166bc73370f451cf04e82938db498bMD5110183/2515702022-11-19 05:59:17.843323oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251570Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-19T07:59:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso de coleções didático-entomológicas na Educação Básica |
title |
O uso de coleções didático-entomológicas na Educação Básica |
spellingShingle |
O uso de coleções didático-entomológicas na Educação Básica Azevedo, Miguel Grübel Ensino de ciências Recursos didáticos Entomologia |
title_short |
O uso de coleções didático-entomológicas na Educação Básica |
title_full |
O uso de coleções didático-entomológicas na Educação Básica |
title_fullStr |
O uso de coleções didático-entomológicas na Educação Básica |
title_full_unstemmed |
O uso de coleções didático-entomológicas na Educação Básica |
title_sort |
O uso de coleções didático-entomológicas na Educação Básica |
author |
Azevedo, Miguel Grübel |
author_facet |
Azevedo, Miguel Grübel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Miguel Grübel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Campos, Luiz Alexandre |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Junqueira, Heloisa |
contributor_str_mv |
Campos, Luiz Alexandre Junqueira, Heloisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Recursos didáticos Entomologia |
topic |
Ensino de ciências Recursos didáticos Entomologia |
description |
A dependência dos Livros Didáticos e a falta de recursos pedagógicos no ensino de Ciências da Natureza em escolas da Educação Básica vêm demonstrando a necessidade de desenvolver materiais didáticos mais criativos e instigantes, como as coleções didático-entomológicas. Tais coleções são consideradas recursos de baixo custo, com alto potencial de motivação e atração para as aulas. Além disso, as coleções permitem aos alunos perceber a enorme variedade de cores, formas e tamanhos dos insetos, características que, muitas vezes, são despercebidas pelas pessoas. Objetivou-se mapear possíveis coleções didático-entomológicas em escolas públicas com Ensino Médio regular na sua organização, assim como estabelecer relações a partir das percepções dos(as) professores(as) sobre a utilização desse instrumento nas aulas de Biologia. Porém, com menos de 3% de participação da amostra final, não foi possível realizar essa análise de forma satisfatória. Ainda assim, percebeu-se que alguns professores apresentam certas dificuldades em atrair seus estudantes para áreas não humanas. Sendo esta uma das principais funções de uma coleção didático-entomológica, foi proposto aos professores a criação de um museu escolar, que pode ser simplesmente um armário, para abrigar uma coleção a ser montada. Para isso, apresentou-se a alternativa de construir e manter uma coleção didática de insetos utilizando materiais de baixo custo. A inclusão desse instrumento em uma sequência didática é um grande diferencial para os(as) professores(as) de Biologia, em suas aulas, possibilitando um maior aprendizado dos seus alunos, o que vem sendo demonstrado em diversos trabalhos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-18T04:55:45Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/251570 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001152898 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/251570 |
identifier_str_mv |
001152898 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251570/2/001152898.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251570/1/001152898.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4e127770f5fdc45d3ec0d22c2c8526a6 55166bc73370f451cf04e82938db498b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224644295917568 |