O uso de coleções didático-entomológicas na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Miguel Grübel
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/251570
Resumo: A dependência dos Livros Didáticos e a falta de recursos pedagógicos no ensino de Ciências da Natureza em escolas da Educação Básica vêm demonstrando a necessidade de desenvolver materiais didáticos mais criativos e instigantes, como as coleções didático-entomológicas. Tais coleções são consideradas recursos de baixo custo, com alto potencial de motivação e atração para as aulas. Além disso, as coleções permitem aos alunos perceber a enorme variedade de cores, formas e tamanhos dos insetos, características que, muitas vezes, são despercebidas pelas pessoas. Objetivou-se mapear possíveis coleções didático-entomológicas em escolas públicas com Ensino Médio regular na sua organização, assim como estabelecer relações a partir das percepções dos(as) professores(as) sobre a utilização desse instrumento nas aulas de Biologia. Porém, com menos de 3% de participação da amostra final, não foi possível realizar essa análise de forma satisfatória. Ainda assim, percebeu-se que alguns professores apresentam certas dificuldades em atrair seus estudantes para áreas não humanas. Sendo esta uma das principais funções de uma coleção didático-entomológica, foi proposto aos professores a criação de um museu escolar, que pode ser simplesmente um armário, para abrigar uma coleção a ser montada. Para isso, apresentou-se a alternativa de construir e manter uma coleção didática de insetos utilizando materiais de baixo custo. A inclusão desse instrumento em uma sequência didática é um grande diferencial para os(as) professores(as) de Biologia, em suas aulas, possibilitando um maior aprendizado dos seus alunos, o que vem sendo demonstrado em diversos trabalhos.
id UFRGS-2_cd3073e9425c4320694b3521dd49810d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251570
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Azevedo, Miguel GrübelCampos, Luiz AlexandreJunqueira, Heloisa2022-11-18T04:55:45Z2022http://hdl.handle.net/10183/251570001152898A dependência dos Livros Didáticos e a falta de recursos pedagógicos no ensino de Ciências da Natureza em escolas da Educação Básica vêm demonstrando a necessidade de desenvolver materiais didáticos mais criativos e instigantes, como as coleções didático-entomológicas. Tais coleções são consideradas recursos de baixo custo, com alto potencial de motivação e atração para as aulas. Além disso, as coleções permitem aos alunos perceber a enorme variedade de cores, formas e tamanhos dos insetos, características que, muitas vezes, são despercebidas pelas pessoas. Objetivou-se mapear possíveis coleções didático-entomológicas em escolas públicas com Ensino Médio regular na sua organização, assim como estabelecer relações a partir das percepções dos(as) professores(as) sobre a utilização desse instrumento nas aulas de Biologia. Porém, com menos de 3% de participação da amostra final, não foi possível realizar essa análise de forma satisfatória. Ainda assim, percebeu-se que alguns professores apresentam certas dificuldades em atrair seus estudantes para áreas não humanas. Sendo esta uma das principais funções de uma coleção didático-entomológica, foi proposto aos professores a criação de um museu escolar, que pode ser simplesmente um armário, para abrigar uma coleção a ser montada. Para isso, apresentou-se a alternativa de construir e manter uma coleção didática de insetos utilizando materiais de baixo custo. A inclusão desse instrumento em uma sequência didática é um grande diferencial para os(as) professores(as) de Biologia, em suas aulas, possibilitando um maior aprendizado dos seus alunos, o que vem sendo demonstrado em diversos trabalhos.The dependence on textbooks and the lack of pedagogical resources in teaching Natural Sciences in Basic Education schools have demonstrated the need to develop more creative and thought-provoking teaching materials, such as didactic-entomological collections. Such collections are considered low-cost resources with a high potential for more motivating and attractive classes. In addition, the collections allow students to perceive the enormous variety of colors, shapes, and sizes of insects, characteristics that people often overlook. The objective of this study was to map possible didactic-entomological collections in public high schools, as well as to establish relationships based on the teachers' perceptions about the use of this instrument in Biology classes. However, with less than 3% participation in the final sample, it was not possible to perform this analysis satisfactorily. Even so, it was noticed that some teachers have some difficulties in attracting their students to non-human areas. Since this is one of the main functions of a didactic-entomological collection, it is proposed to teachers the creation of a school museum, which can be a closet, to house a collection to be assembled. The alternative of building and maintaining a didactic collection of insects using low-cost materials is presented for this. Including this instrument in a didactic sequence is an excellent differential for Biology teachers in their classes, enabling more significant learning for their students, which has been demonstrated in several works.application/pdfporEnsino de ciênciasRecursos didáticosEntomologiaO uso de coleções didático-entomológicas na Educação Básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001152898.pdf.txt001152898.pdf.txtExtracted Texttext/plain72266http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251570/2/001152898.pdf.txt4e127770f5fdc45d3ec0d22c2c8526a6MD52ORIGINAL001152898.pdfTexto completoapplication/pdf705599http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251570/1/001152898.pdf55166bc73370f451cf04e82938db498bMD5110183/2515702022-11-19 05:59:17.843323oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251570Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-19T07:59:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de coleções didático-entomológicas na Educação Básica
title O uso de coleções didático-entomológicas na Educação Básica
spellingShingle O uso de coleções didático-entomológicas na Educação Básica
Azevedo, Miguel Grübel
Ensino de ciências
Recursos didáticos
Entomologia
title_short O uso de coleções didático-entomológicas na Educação Básica
title_full O uso de coleções didático-entomológicas na Educação Básica
title_fullStr O uso de coleções didático-entomológicas na Educação Básica
title_full_unstemmed O uso de coleções didático-entomológicas na Educação Básica
title_sort O uso de coleções didático-entomológicas na Educação Básica
author Azevedo, Miguel Grübel
author_facet Azevedo, Miguel Grübel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Miguel Grübel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, Luiz Alexandre
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Junqueira, Heloisa
contributor_str_mv Campos, Luiz Alexandre
Junqueira, Heloisa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Recursos didáticos
Entomologia
topic Ensino de ciências
Recursos didáticos
Entomologia
description A dependência dos Livros Didáticos e a falta de recursos pedagógicos no ensino de Ciências da Natureza em escolas da Educação Básica vêm demonstrando a necessidade de desenvolver materiais didáticos mais criativos e instigantes, como as coleções didático-entomológicas. Tais coleções são consideradas recursos de baixo custo, com alto potencial de motivação e atração para as aulas. Além disso, as coleções permitem aos alunos perceber a enorme variedade de cores, formas e tamanhos dos insetos, características que, muitas vezes, são despercebidas pelas pessoas. Objetivou-se mapear possíveis coleções didático-entomológicas em escolas públicas com Ensino Médio regular na sua organização, assim como estabelecer relações a partir das percepções dos(as) professores(as) sobre a utilização desse instrumento nas aulas de Biologia. Porém, com menos de 3% de participação da amostra final, não foi possível realizar essa análise de forma satisfatória. Ainda assim, percebeu-se que alguns professores apresentam certas dificuldades em atrair seus estudantes para áreas não humanas. Sendo esta uma das principais funções de uma coleção didático-entomológica, foi proposto aos professores a criação de um museu escolar, que pode ser simplesmente um armário, para abrigar uma coleção a ser montada. Para isso, apresentou-se a alternativa de construir e manter uma coleção didática de insetos utilizando materiais de baixo custo. A inclusão desse instrumento em uma sequência didática é um grande diferencial para os(as) professores(as) de Biologia, em suas aulas, possibilitando um maior aprendizado dos seus alunos, o que vem sendo demonstrado em diversos trabalhos.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-18T04:55:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/251570
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001152898
url http://hdl.handle.net/10183/251570
identifier_str_mv 001152898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251570/2/001152898.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251570/1/001152898.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4e127770f5fdc45d3ec0d22c2c8526a6
55166bc73370f451cf04e82938db498b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224644295917568