Proposição de melhorias do fluxo de encomendas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos por meio da gestão de processos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/18094 |
Resumo: | A presente pesquisa enfoca o fluxo do serviço de remessa de encomenda expressa, SEDEX, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos sob a perspectiva da gestão de processos. Um conjunto de proposições de melhorias do fluxo é apresentado após a análise dos dados coletados sob a perspectiva da Pesquisa Participante, estratégia que permite maior riqueza na coleta dos dados ampliando a compreensão do contexto pesquisado. Partindo do levantamento das entradas, processamentos e saídas do processo de tratamento analisaram-se, com base na gestão por processos e nos princípios do fluxo da ECT o encadeamento das atividades integrantes, bem como a forma pela qual o trabalho se desenvolve. Por fim são apresentadas proposições para reorganização do processo visando contribuir para a melhoria da prestação do serviço aos clientes. |
id |
UFRGS-2_cd499da7d66ab21aa10107bdeefbc3aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18094 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pompermayer, Thiago Sant'AnnaGoulart, Sueli2010-01-06T04:15:58Z2008http://hdl.handle.net/10183/18094000685848A presente pesquisa enfoca o fluxo do serviço de remessa de encomenda expressa, SEDEX, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos sob a perspectiva da gestão de processos. Um conjunto de proposições de melhorias do fluxo é apresentado após a análise dos dados coletados sob a perspectiva da Pesquisa Participante, estratégia que permite maior riqueza na coleta dos dados ampliando a compreensão do contexto pesquisado. Partindo do levantamento das entradas, processamentos e saídas do processo de tratamento analisaram-se, com base na gestão por processos e nos princípios do fluxo da ECT o encadeamento das atividades integrantes, bem como a forma pela qual o trabalho se desenvolve. Por fim são apresentadas proposições para reorganização do processo visando contribuir para a melhoria da prestação do serviço aos clientes.This monograph is focused to present an analysis of a workflow in a express mail service, SEDEX, inside a department at the Brazilian post office (ECT). This analysis is realized under the perspective of a process management. A number of proposals for improvement inside the workflow is presented using participant research, a kind of strategy that allows more richness in collecting data, expanding the context comprehension of all process under study. With a survey on the inflow, processing and outflow of treatment process, the sequence in all activities has been analyzed, on the basis of process management and the principles of the workflow of ECT, as well as the form in which the work is developed. Finally, proposals for the process reorganization are presented in order to contribute as an alternative to improve customer satisfaction.application/pdfporEmpresa Brasileira de Correios e Telégrafos.Gestão de processosSistemas de informaçãoManagement processesProduction processWorkflowInputsOutputsOrdersSynchronismProposição de melhorias do fluxo de encomendas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos por meio da gestão de processosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2008Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000685848.pdf000685848.pdfTexto completoapplication/pdf679227http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18094/1/000685848.pdf1307685a90f2835f55fb8117e6624608MD51TEXT000685848.pdf.txt000685848.pdf.txtExtracted Texttext/plain185709http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18094/2/000685848.pdf.txt8e5e2eae5fece217f445fc021660f1d0MD52THUMBNAIL000685848.pdf.jpg000685848.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18094/3/000685848.pdf.jpge4562a0a8d34bff909818c4aa644f664MD5310183/180942018-10-15 08:23:11.783oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18094Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:23:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposição de melhorias do fluxo de encomendas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos por meio da gestão de processos |
title |
Proposição de melhorias do fluxo de encomendas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos por meio da gestão de processos |
spellingShingle |
Proposição de melhorias do fluxo de encomendas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos por meio da gestão de processos Pompermayer, Thiago Sant'Anna Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Gestão de processos Sistemas de informação Management processes Production process Workflow Inputs Outputs Orders Synchronism |
title_short |
Proposição de melhorias do fluxo de encomendas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos por meio da gestão de processos |
title_full |
Proposição de melhorias do fluxo de encomendas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos por meio da gestão de processos |
title_fullStr |
Proposição de melhorias do fluxo de encomendas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos por meio da gestão de processos |
title_full_unstemmed |
Proposição de melhorias do fluxo de encomendas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos por meio da gestão de processos |
title_sort |
Proposição de melhorias do fluxo de encomendas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos por meio da gestão de processos |
author |
Pompermayer, Thiago Sant'Anna |
author_facet |
Pompermayer, Thiago Sant'Anna |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pompermayer, Thiago Sant'Anna |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Goulart, Sueli |
contributor_str_mv |
Goulart, Sueli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Gestão de processos Sistemas de informação |
topic |
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Gestão de processos Sistemas de informação Management processes Production process Workflow Inputs Outputs Orders Synchronism |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Management processes Production process Workflow Inputs Outputs Orders Synchronism |
description |
A presente pesquisa enfoca o fluxo do serviço de remessa de encomenda expressa, SEDEX, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos sob a perspectiva da gestão de processos. Um conjunto de proposições de melhorias do fluxo é apresentado após a análise dos dados coletados sob a perspectiva da Pesquisa Participante, estratégia que permite maior riqueza na coleta dos dados ampliando a compreensão do contexto pesquisado. Partindo do levantamento das entradas, processamentos e saídas do processo de tratamento analisaram-se, com base na gestão por processos e nos princípios do fluxo da ECT o encadeamento das atividades integrantes, bem como a forma pela qual o trabalho se desenvolve. Por fim são apresentadas proposições para reorganização do processo visando contribuir para a melhoria da prestação do serviço aos clientes. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-01-06T04:15:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/18094 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000685848 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/18094 |
identifier_str_mv |
000685848 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18094/1/000685848.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18094/2/000685848.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18094/3/000685848.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1307685a90f2835f55fb8117e6624608 8e5e2eae5fece217f445fc021660f1d0 e4562a0a8d34bff909818c4aa644f664 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224388765286400 |