A escrita como ferramenta da formação clínica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/170343 |
Resumo: | A escuta analítica é acompanhada de forma recorrente pelo exercício da escrita. Do encontro entre analista e paciente resultam relatos, estudos de caso e registros em prontuários. Este trabalho de conclusão parte do pressuposto de que a escrita da clínica produz seus efeitos sobre quem se põe a escrever e pode transformar a vivência a qual está remetida. É nessa perspectiva que nos perguntamos se a escrita pode servir, para além de relatos e descrições que enlaçam teoria e prática, como ferramenta da formação clínica, no sentido de conferir um novo lugar também ao aluno que se coloca a escrever acerca das suas primeiras oportunidades de escuta. A hipótese deste trabalho é a de que a escrita pode servir como ferramenta de formação clínica e, a partir disso, foram produzidos dois ensaios: o primeiro faz uma breve reflexão acerca da escrita da clínica como experiência e o segundo trata do ensaio como uma possibilidade de estilo literário com potencial para dar forma à escrita da clínica. Um terceiro capítulo apresenta algumas experimentações textuais produzidas no contexto das primeiras escutas oportunizadas pelos estágios obrigatórios do curso de graduação em Psicologia na UFRGS. |
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Ezequiel, Verônica da SilvaWeinmann, Amadeu de Oliveira2017-11-17T02:31:14Z2015http://hdl.handle.net/10183/170343001050880A escuta analítica é acompanhada de forma recorrente pelo exercício da escrita. Do encontro entre analista e paciente resultam relatos, estudos de caso e registros em prontuários. Este trabalho de conclusão parte do pressuposto de que a escrita da clínica produz seus efeitos sobre quem se põe a escrever e pode transformar a vivência a qual está remetida. É nessa perspectiva que nos perguntamos se a escrita pode servir, para além de relatos e descrições que enlaçam teoria e prática, como ferramenta da formação clínica, no sentido de conferir um novo lugar também ao aluno que se coloca a escrever acerca das suas primeiras oportunidades de escuta. A hipótese deste trabalho é a de que a escrita pode servir como ferramenta de formação clínica e, a partir disso, foram produzidos dois ensaios: o primeiro faz uma breve reflexão acerca da escrita da clínica como experiência e o segundo trata do ensaio como uma possibilidade de estilo literário com potencial para dar forma à escrita da clínica. Um terceiro capítulo apresenta algumas experimentações textuais produzidas no contexto das primeiras escutas oportunizadas pelos estágios obrigatórios do curso de graduação em Psicologia na UFRGS.The analytical listening is accompanied by writing exercise on a regular basis From the encounter between analyst and patient results reports, case studies, and medical records. This work assumes that the clinic writing produces its effect on who writes and can change the experience which is forwarded. It is in this perspective that we wonder whether writing can serve, in addition to reports and descriptions that connect theory and practice, as a tool of clinical training, in order to give a new place also to the student who writes about their first opportunities of listening. The hypothesis of this work is that writing can serve as clinical training tool and, from there, were produced two essays: the first is a brief reflection on the writing as clinical experience and the second consider the essay as a literary style with the potential to shape the writing of the clinic. A third chapter presents some narratives produced in the context of the first experiences offered by graduation course of Psychology at UFRGS.application/pdfporEscritaEnsaioNarrativaPsychoanalysisWritingEssayNarrativesA escrita como ferramenta da formação clínicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2015Psicologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001050880.pdf001050880.pdfTexto completoapplication/pdf497944http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170343/1/001050880.pdf3f5f7ecabda0daeca89a42e19bc1f102MD51TEXT001050880.pdf.txt001050880.pdf.txtExtracted Texttext/plain70594http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170343/2/001050880.pdf.txt630c74ef1beca45b794d5c8e2a4807c3MD5210183/1703432017-11-18 02:35:41.426505oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170343Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-11-18T04:35:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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