Relações públicas e digital influencers : estratégias/ações de relações públicas utilizadas por influenciadores digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nique, Amanda Sachs
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200440
Resumo: Este trabalho tem como problemática identificar de que forma as atividades de relações públicas estão presentes na atuação profissional de um digital influencer e como o conhecimento dessa área pode beneficiá-lo em estratégias mais assertivas. O tema foi escolhido devido ao interesse pessoal da autora, que trabalha como influenciadora digital, e percebeu que seus conhecimentos na área foram importantes no início de sua carreira. O objetivo geral desta monografia é identificar quais as estratégias e ações de relações públicas utilizadas por estes profissionais. Nesse contexto, serão analisadas as ações comunicacionais realizadas por essas personas e discutidas as atividades e estratégias de relações públicas implícitas. Os procedimentos metodológicos adotados foram: aplicação de um questionário online e análise de conteúdo das respostas a partir de Bardin (2016). Os resultados obtidos pela pesquisa demonstram que o conhecimento técnico de relações públicas se mostra de grande utilidade na rotina de influenciadores digitais que desejam se comunicar melhor e fidelizar seu público, além de estabelecer parcerias mais alinhadas, visto que para alcançar essas metas é necessário: planejamento; entender os públicos para produzir conteúdo específico e fazer a manutenção da sua imagem como influenciador; negociação (parcerias e concessões); estudo de mercado; saber gerenciar conflitos e analisar dados constantemente; e todas essas atividades estão muito presentes na práxis de relações públicas.
id UFRGS-2_cd93c55199ea8a577fb48ba4d6905dfa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200440
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nique, Amanda SachsCarvalho, Helenice2019-10-10T03:50:27Z2019http://hdl.handle.net/10183/200440001101675Este trabalho tem como problemática identificar de que forma as atividades de relações públicas estão presentes na atuação profissional de um digital influencer e como o conhecimento dessa área pode beneficiá-lo em estratégias mais assertivas. O tema foi escolhido devido ao interesse pessoal da autora, que trabalha como influenciadora digital, e percebeu que seus conhecimentos na área foram importantes no início de sua carreira. O objetivo geral desta monografia é identificar quais as estratégias e ações de relações públicas utilizadas por estes profissionais. Nesse contexto, serão analisadas as ações comunicacionais realizadas por essas personas e discutidas as atividades e estratégias de relações públicas implícitas. Os procedimentos metodológicos adotados foram: aplicação de um questionário online e análise de conteúdo das respostas a partir de Bardin (2016). Os resultados obtidos pela pesquisa demonstram que o conhecimento técnico de relações públicas se mostra de grande utilidade na rotina de influenciadores digitais que desejam se comunicar melhor e fidelizar seu público, além de estabelecer parcerias mais alinhadas, visto que para alcançar essas metas é necessário: planejamento; entender os públicos para produzir conteúdo específico e fazer a manutenção da sua imagem como influenciador; negociação (parcerias e concessões); estudo de mercado; saber gerenciar conflitos e analisar dados constantemente; e todas essas atividades estão muito presentes na práxis de relações públicas.This study aims to identify how public relations activities are present in professional digital influencers routines and how knowledge about this area can improve digital influencers strategies. The subject was chosen due to the author's personal interest, which works as a digital influencer, and realized that her knowledge in the area was important at the beginning of her career. The general objective of this monograph is to identify the strategies and actions of public relations used by these professionals. In this context, the study analyzes communication acts done by these “personas”, arguing about the implicit role of public relations in these acts. The methodologies adopted were: a research with survey and the analysis of content by Bardin (2016). The results showed techniques about public relation which are useful for digital influencers routines since it improves their ability of communication and makes the public motivated to do a loyal and suitable partnership. These techniques involve: comprehension about who are the target public, self image management, ability to handle conflicts, the act of negotiating and getting new partnership, data analysis and market research.application/pdfporInfluenciador digitalRedes sociaisInstagram (Site)Digital communicationPublic relations strategiesDigital influencersNetworkInstagramRelações públicas e digital influencers : estratégias/ações de relações públicas utilizadas por influenciadores digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001101675.pdf.txt001101675.pdf.txtExtracted Texttext/plain150351http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200440/2/001101675.pdf.txt0e834eb29b4749e4bdb1262e0978d0eaMD52ORIGINAL001101675.pdfTexto completoapplication/pdf6172792http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200440/1/001101675.pdf133d7a11cdb53a75fa0fd29d6cb62e4aMD5110183/2004402019-10-11 03:55:50.708066oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200440Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-11T06:55:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relações públicas e digital influencers : estratégias/ações de relações públicas utilizadas por influenciadores digitais
title Relações públicas e digital influencers : estratégias/ações de relações públicas utilizadas por influenciadores digitais
spellingShingle Relações públicas e digital influencers : estratégias/ações de relações públicas utilizadas por influenciadores digitais
Nique, Amanda Sachs
Influenciador digital
Redes sociais
Instagram (Site)
Digital communication
Public relations strategies
Digital influencers
Network
Instagram
title_short Relações públicas e digital influencers : estratégias/ações de relações públicas utilizadas por influenciadores digitais
title_full Relações públicas e digital influencers : estratégias/ações de relações públicas utilizadas por influenciadores digitais
title_fullStr Relações públicas e digital influencers : estratégias/ações de relações públicas utilizadas por influenciadores digitais
title_full_unstemmed Relações públicas e digital influencers : estratégias/ações de relações públicas utilizadas por influenciadores digitais
title_sort Relações públicas e digital influencers : estratégias/ações de relações públicas utilizadas por influenciadores digitais
author Nique, Amanda Sachs
author_facet Nique, Amanda Sachs
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nique, Amanda Sachs
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Helenice
contributor_str_mv Carvalho, Helenice
dc.subject.por.fl_str_mv Influenciador digital
Redes sociais
Instagram (Site)
topic Influenciador digital
Redes sociais
Instagram (Site)
Digital communication
Public relations strategies
Digital influencers
Network
Instagram
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital communication
Public relations strategies
Digital influencers
Network
Instagram
description Este trabalho tem como problemática identificar de que forma as atividades de relações públicas estão presentes na atuação profissional de um digital influencer e como o conhecimento dessa área pode beneficiá-lo em estratégias mais assertivas. O tema foi escolhido devido ao interesse pessoal da autora, que trabalha como influenciadora digital, e percebeu que seus conhecimentos na área foram importantes no início de sua carreira. O objetivo geral desta monografia é identificar quais as estratégias e ações de relações públicas utilizadas por estes profissionais. Nesse contexto, serão analisadas as ações comunicacionais realizadas por essas personas e discutidas as atividades e estratégias de relações públicas implícitas. Os procedimentos metodológicos adotados foram: aplicação de um questionário online e análise de conteúdo das respostas a partir de Bardin (2016). Os resultados obtidos pela pesquisa demonstram que o conhecimento técnico de relações públicas se mostra de grande utilidade na rotina de influenciadores digitais que desejam se comunicar melhor e fidelizar seu público, além de estabelecer parcerias mais alinhadas, visto que para alcançar essas metas é necessário: planejamento; entender os públicos para produzir conteúdo específico e fazer a manutenção da sua imagem como influenciador; negociação (parcerias e concessões); estudo de mercado; saber gerenciar conflitos e analisar dados constantemente; e todas essas atividades estão muito presentes na práxis de relações públicas.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-10T03:50:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200440
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001101675
url http://hdl.handle.net/10183/200440
identifier_str_mv 001101675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200440/2/001101675.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200440/1/001101675.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0e834eb29b4749e4bdb1262e0978d0ea
133d7a11cdb53a75fa0fd29d6cb62e4a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224584857387008