Carmelo Bene e as Instituições Culturais Italianas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petruzzi, Carlo Alberto
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Nunes, Silvia Balestreri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262341
Resumo: O artigo trata de um artista muito original, Carmelo Bene, que desenvolveu por mais de quarenta anos uma profícua carreira nas artes da cena e em outras artes correlatas, e sua relação com as instituições culturais de seu país, a Itália da segunda metade do século XX. Em pesquisas realizadas sobre diferentes aspectos da vida artística de Bene, frequentemente apareceram tematizadas diretamente ou através de relatos de pessoas que lhe eram próximas, ao mesmo tempo seus conflitos e suas demandas aos poderes constituídos em instituições vinculadas ao Estado e ao mercado das artes italianos. Demonstra-se que tais relações foram ao mesmo tempo muito imbrica-das e ambíguas, pois, na mesma medida em que desdenhava do funcionamento dessas instituições, Bene expressava o desejo de receber seu suporte, principalmente financeiro, para poder dar vazão a seus impulsos criativos.
id UFRGS-2_cda4b35d013dd6532e151002b464ee75
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262341
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Petruzzi, Carlo AlbertoNunes, Silvia Balestreri2023-07-19T03:38:56Z20231519-275Xhttp://hdl.handle.net/10183/262341001170085O artigo trata de um artista muito original, Carmelo Bene, que desenvolveu por mais de quarenta anos uma profícua carreira nas artes da cena e em outras artes correlatas, e sua relação com as instituições culturais de seu país, a Itália da segunda metade do século XX. Em pesquisas realizadas sobre diferentes aspectos da vida artística de Bene, frequentemente apareceram tematizadas diretamente ou através de relatos de pessoas que lhe eram próximas, ao mesmo tempo seus conflitos e suas demandas aos poderes constituídos em instituições vinculadas ao Estado e ao mercado das artes italianos. Demonstra-se que tais relações foram ao mesmo tempo muito imbrica-das e ambíguas, pois, na mesma medida em que desdenhava do funcionamento dessas instituições, Bene expressava o desejo de receber seu suporte, principalmente financeiro, para poder dar vazão a seus impulsos criativos.One of the most interesting artistic figures of the Italian 20th century, Carmelo Bene created works across various disciplines (theater, cinema, literature, theory, radio and TV) for over 40 years. The article discusses Bene’s tormented relationship with Italian cultural institutions through an analysis of different aspects of his artistic and personal life. This was at the same time very imbricated and ambiguous, since, while openly disdaining cooperation with go-vernmental institutions, throughout his entire career Bene seeked both their financial and public support in order to give expression to his creative impulses.application/pdfporCena. V. 23, n. 40 (mai./ago. 2023), p. 1-10Bene, Carmelo, 1937-2002Teatro italianoVanguarda (Teatro)Cinema italianoCarmelo BeneItalian theaterAvantgarde theaterItalian cinemaRAICarmelo Bene e as Instituições Culturais ItalianasCarmelo Bene and the Italian Cultural Institutions info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001170085.pdf.txt001170085.pdf.txtExtracted Texttext/plain45162http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262341/2/001170085.pdf.txtc602b60d29c1878d06dafdcb0cf34a7fMD52ORIGINAL001170085.pdfTexto completoapplication/pdf350261http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262341/1/001170085.pdf92875d6bb81565aa8527914b85794092MD5110183/2623412024-05-25 06:49:15.341677oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262341Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-25T09:49:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Carmelo Bene e as Instituições Culturais Italianas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Carmelo Bene and the Italian Cultural Institutions
title Carmelo Bene e as Instituições Culturais Italianas
spellingShingle Carmelo Bene e as Instituições Culturais Italianas
Petruzzi, Carlo Alberto
Bene, Carmelo, 1937-2002
Teatro italiano
Vanguarda (Teatro)
Cinema italiano
Carmelo Bene
Italian theater
Avantgarde theater
Italian cinema
RAI
title_short Carmelo Bene e as Instituições Culturais Italianas
title_full Carmelo Bene e as Instituições Culturais Italianas
title_fullStr Carmelo Bene e as Instituições Culturais Italianas
title_full_unstemmed Carmelo Bene e as Instituições Culturais Italianas
title_sort Carmelo Bene e as Instituições Culturais Italianas
author Petruzzi, Carlo Alberto
author_facet Petruzzi, Carlo Alberto
Nunes, Silvia Balestreri
author_role author
author2 Nunes, Silvia Balestreri
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Petruzzi, Carlo Alberto
Nunes, Silvia Balestreri
dc.subject.por.fl_str_mv Bene, Carmelo, 1937-2002
Teatro italiano
Vanguarda (Teatro)
Cinema italiano
topic Bene, Carmelo, 1937-2002
Teatro italiano
Vanguarda (Teatro)
Cinema italiano
Carmelo Bene
Italian theater
Avantgarde theater
Italian cinema
RAI
dc.subject.eng.fl_str_mv Carmelo Bene
Italian theater
Avantgarde theater
Italian cinema
RAI
description O artigo trata de um artista muito original, Carmelo Bene, que desenvolveu por mais de quarenta anos uma profícua carreira nas artes da cena e em outras artes correlatas, e sua relação com as instituições culturais de seu país, a Itália da segunda metade do século XX. Em pesquisas realizadas sobre diferentes aspectos da vida artística de Bene, frequentemente apareceram tematizadas diretamente ou através de relatos de pessoas que lhe eram próximas, ao mesmo tempo seus conflitos e suas demandas aos poderes constituídos em instituições vinculadas ao Estado e ao mercado das artes italianos. Demonstra-se que tais relações foram ao mesmo tempo muito imbrica-das e ambíguas, pois, na mesma medida em que desdenhava do funcionamento dessas instituições, Bene expressava o desejo de receber seu suporte, principalmente financeiro, para poder dar vazão a seus impulsos criativos.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-19T03:38:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262341
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1519-275X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001170085
identifier_str_mv 1519-275X
001170085
url http://hdl.handle.net/10183/262341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cena. V. 23, n. 40 (mai./ago. 2023), p. 1-10
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262341/2/001170085.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262341/1/001170085.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c602b60d29c1878d06dafdcb0cf34a7f
92875d6bb81565aa8527914b85794092
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225092166844416