Deficiência Intelectual : uma análise das possibilidades e limitações no dia a dia em escola regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gracioli, Jaqueline Dias
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/165898
Resumo: A presente pesquisa está situada na área da inclusão escolar, com ênfase na deficiência intelectual. O objetivo deste trabalho consiste em analisar as possibilidades e as limitações no trabalho com o aluno deficiente intelectual em sala de aula de escola regular. Configura-se em uma investigação de caráter qualitativo, do tipo estudo de caso. A pesquisa foi feita com um sujeito deficiente intelectual, estudante da rede pública municipal de Gravataí, durante o segundo semestre de 2016 e o primeiro semestre de 2017. Os instrumentos utilizados foram o Diário de Campo, em que eram registradas as atividades realizadas com o sujeito, bem como as anotações sobre a realização destas atividades, e também as observações feitas diariamente do sujeito inserido no ambiente educacional. As análises apresentadas nesta pesquisa são descritas conforme o tempo de trabalho com o sujeito e os avanços perceptíveis posteriores às intervenções pedagógicas feitas diariamente. Desta forma, algumas possibilidades no trabalho com o aluno deficiente intelectual em escola regular ganharam destaque nas análises desta pesquisa, como a importância de um trabalho efetivo e práticas pedagógicas diferenciadas, a influência do vínculo afetivo com o aluno em seus avanços cognitivos, bem como a postura e o olhar do professor em relação ao seu aluno deficiente intelectual. Também se destacaram algumas limitações no trabalho com o aluno deficiente intelectual, como a limitação de profissionais na área da inclusão em escola regular, bem como o desconhecimento do professor em relação ao seu aluno e a deficiência que o mesmo possui.
id UFRGS-2_cdff4352353de49b0112e21f26b36031
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165898
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gracioli, Jaqueline DiasDorneles, Beatriz Vargas2017-08-30T02:33:42Z2017http://hdl.handle.net/10183/165898001046226A presente pesquisa está situada na área da inclusão escolar, com ênfase na deficiência intelectual. O objetivo deste trabalho consiste em analisar as possibilidades e as limitações no trabalho com o aluno deficiente intelectual em sala de aula de escola regular. Configura-se em uma investigação de caráter qualitativo, do tipo estudo de caso. A pesquisa foi feita com um sujeito deficiente intelectual, estudante da rede pública municipal de Gravataí, durante o segundo semestre de 2016 e o primeiro semestre de 2017. Os instrumentos utilizados foram o Diário de Campo, em que eram registradas as atividades realizadas com o sujeito, bem como as anotações sobre a realização destas atividades, e também as observações feitas diariamente do sujeito inserido no ambiente educacional. As análises apresentadas nesta pesquisa são descritas conforme o tempo de trabalho com o sujeito e os avanços perceptíveis posteriores às intervenções pedagógicas feitas diariamente. Desta forma, algumas possibilidades no trabalho com o aluno deficiente intelectual em escola regular ganharam destaque nas análises desta pesquisa, como a importância de um trabalho efetivo e práticas pedagógicas diferenciadas, a influência do vínculo afetivo com o aluno em seus avanços cognitivos, bem como a postura e o olhar do professor em relação ao seu aluno deficiente intelectual. Também se destacaram algumas limitações no trabalho com o aluno deficiente intelectual, como a limitação de profissionais na área da inclusão em escola regular, bem como o desconhecimento do professor em relação ao seu aluno e a deficiência que o mesmo possui.application/pdfporDeficiência intelectualInclusão escolarDeficiência Intelectual : uma análise das possibilidades e limitações no dia a dia em escola regularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001046226.pdf001046226.pdfTexto completoapplication/pdf488505http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165898/1/001046226.pdf9d145a474907e0f6926bf30a102f67aaMD51TEXT001046226.pdf.txt001046226.pdf.txtExtracted Texttext/plain78177http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165898/2/001046226.pdf.txtd327a003b6a6db86bce16147534996acMD52THUMBNAIL001046226.pdf.jpg001046226.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1101http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165898/3/001046226.pdf.jpg6833a9056d72868270114169ce38b21fMD5310183/1658982018-10-23 08:41:06.914oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165898Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:41:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Deficiência Intelectual : uma análise das possibilidades e limitações no dia a dia em escola regular
title Deficiência Intelectual : uma análise das possibilidades e limitações no dia a dia em escola regular
spellingShingle Deficiência Intelectual : uma análise das possibilidades e limitações no dia a dia em escola regular
Gracioli, Jaqueline Dias
Deficiência intelectual
Inclusão escolar
title_short Deficiência Intelectual : uma análise das possibilidades e limitações no dia a dia em escola regular
title_full Deficiência Intelectual : uma análise das possibilidades e limitações no dia a dia em escola regular
title_fullStr Deficiência Intelectual : uma análise das possibilidades e limitações no dia a dia em escola regular
title_full_unstemmed Deficiência Intelectual : uma análise das possibilidades e limitações no dia a dia em escola regular
title_sort Deficiência Intelectual : uma análise das possibilidades e limitações no dia a dia em escola regular
author Gracioli, Jaqueline Dias
author_facet Gracioli, Jaqueline Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gracioli, Jaqueline Dias
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dorneles, Beatriz Vargas
contributor_str_mv Dorneles, Beatriz Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência intelectual
Inclusão escolar
topic Deficiência intelectual
Inclusão escolar
description A presente pesquisa está situada na área da inclusão escolar, com ênfase na deficiência intelectual. O objetivo deste trabalho consiste em analisar as possibilidades e as limitações no trabalho com o aluno deficiente intelectual em sala de aula de escola regular. Configura-se em uma investigação de caráter qualitativo, do tipo estudo de caso. A pesquisa foi feita com um sujeito deficiente intelectual, estudante da rede pública municipal de Gravataí, durante o segundo semestre de 2016 e o primeiro semestre de 2017. Os instrumentos utilizados foram o Diário de Campo, em que eram registradas as atividades realizadas com o sujeito, bem como as anotações sobre a realização destas atividades, e também as observações feitas diariamente do sujeito inserido no ambiente educacional. As análises apresentadas nesta pesquisa são descritas conforme o tempo de trabalho com o sujeito e os avanços perceptíveis posteriores às intervenções pedagógicas feitas diariamente. Desta forma, algumas possibilidades no trabalho com o aluno deficiente intelectual em escola regular ganharam destaque nas análises desta pesquisa, como a importância de um trabalho efetivo e práticas pedagógicas diferenciadas, a influência do vínculo afetivo com o aluno em seus avanços cognitivos, bem como a postura e o olhar do professor em relação ao seu aluno deficiente intelectual. Também se destacaram algumas limitações no trabalho com o aluno deficiente intelectual, como a limitação de profissionais na área da inclusão em escola regular, bem como o desconhecimento do professor em relação ao seu aluno e a deficiência que o mesmo possui.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-30T02:33:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/165898
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001046226
url http://hdl.handle.net/10183/165898
identifier_str_mv 001046226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165898/1/001046226.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165898/2/001046226.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165898/3/001046226.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9d145a474907e0f6926bf30a102f67aa
d327a003b6a6db86bce16147534996ac
6833a9056d72868270114169ce38b21f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224535457923072