Deficiência Intelectual : uma análise das possibilidades e limitações no dia a dia em escola regular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/165898 |
Resumo: | A presente pesquisa está situada na área da inclusão escolar, com ênfase na deficiência intelectual. O objetivo deste trabalho consiste em analisar as possibilidades e as limitações no trabalho com o aluno deficiente intelectual em sala de aula de escola regular. Configura-se em uma investigação de caráter qualitativo, do tipo estudo de caso. A pesquisa foi feita com um sujeito deficiente intelectual, estudante da rede pública municipal de Gravataí, durante o segundo semestre de 2016 e o primeiro semestre de 2017. Os instrumentos utilizados foram o Diário de Campo, em que eram registradas as atividades realizadas com o sujeito, bem como as anotações sobre a realização destas atividades, e também as observações feitas diariamente do sujeito inserido no ambiente educacional. As análises apresentadas nesta pesquisa são descritas conforme o tempo de trabalho com o sujeito e os avanços perceptíveis posteriores às intervenções pedagógicas feitas diariamente. Desta forma, algumas possibilidades no trabalho com o aluno deficiente intelectual em escola regular ganharam destaque nas análises desta pesquisa, como a importância de um trabalho efetivo e práticas pedagógicas diferenciadas, a influência do vínculo afetivo com o aluno em seus avanços cognitivos, bem como a postura e o olhar do professor em relação ao seu aluno deficiente intelectual. Também se destacaram algumas limitações no trabalho com o aluno deficiente intelectual, como a limitação de profissionais na área da inclusão em escola regular, bem como o desconhecimento do professor em relação ao seu aluno e a deficiência que o mesmo possui. |
id |
UFRGS-2_cdff4352353de49b0112e21f26b36031 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165898 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gracioli, Jaqueline DiasDorneles, Beatriz Vargas2017-08-30T02:33:42Z2017http://hdl.handle.net/10183/165898001046226A presente pesquisa está situada na área da inclusão escolar, com ênfase na deficiência intelectual. O objetivo deste trabalho consiste em analisar as possibilidades e as limitações no trabalho com o aluno deficiente intelectual em sala de aula de escola regular. Configura-se em uma investigação de caráter qualitativo, do tipo estudo de caso. A pesquisa foi feita com um sujeito deficiente intelectual, estudante da rede pública municipal de Gravataí, durante o segundo semestre de 2016 e o primeiro semestre de 2017. Os instrumentos utilizados foram o Diário de Campo, em que eram registradas as atividades realizadas com o sujeito, bem como as anotações sobre a realização destas atividades, e também as observações feitas diariamente do sujeito inserido no ambiente educacional. As análises apresentadas nesta pesquisa são descritas conforme o tempo de trabalho com o sujeito e os avanços perceptíveis posteriores às intervenções pedagógicas feitas diariamente. Desta forma, algumas possibilidades no trabalho com o aluno deficiente intelectual em escola regular ganharam destaque nas análises desta pesquisa, como a importância de um trabalho efetivo e práticas pedagógicas diferenciadas, a influência do vínculo afetivo com o aluno em seus avanços cognitivos, bem como a postura e o olhar do professor em relação ao seu aluno deficiente intelectual. Também se destacaram algumas limitações no trabalho com o aluno deficiente intelectual, como a limitação de profissionais na área da inclusão em escola regular, bem como o desconhecimento do professor em relação ao seu aluno e a deficiência que o mesmo possui.application/pdfporDeficiência intelectualInclusão escolarDeficiência Intelectual : uma análise das possibilidades e limitações no dia a dia em escola regularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001046226.pdf001046226.pdfTexto completoapplication/pdf488505http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165898/1/001046226.pdf9d145a474907e0f6926bf30a102f67aaMD51TEXT001046226.pdf.txt001046226.pdf.txtExtracted Texttext/plain78177http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165898/2/001046226.pdf.txtd327a003b6a6db86bce16147534996acMD52THUMBNAIL001046226.pdf.jpg001046226.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1101http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165898/3/001046226.pdf.jpg6833a9056d72868270114169ce38b21fMD5310183/1658982018-10-23 08:41:06.914oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165898Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:41:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Deficiência Intelectual : uma análise das possibilidades e limitações no dia a dia em escola regular |
title |
Deficiência Intelectual : uma análise das possibilidades e limitações no dia a dia em escola regular |
spellingShingle |
Deficiência Intelectual : uma análise das possibilidades e limitações no dia a dia em escola regular Gracioli, Jaqueline Dias Deficiência intelectual Inclusão escolar |
title_short |
Deficiência Intelectual : uma análise das possibilidades e limitações no dia a dia em escola regular |
title_full |
Deficiência Intelectual : uma análise das possibilidades e limitações no dia a dia em escola regular |
title_fullStr |
Deficiência Intelectual : uma análise das possibilidades e limitações no dia a dia em escola regular |
title_full_unstemmed |
Deficiência Intelectual : uma análise das possibilidades e limitações no dia a dia em escola regular |
title_sort |
Deficiência Intelectual : uma análise das possibilidades e limitações no dia a dia em escola regular |
author |
Gracioli, Jaqueline Dias |
author_facet |
Gracioli, Jaqueline Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gracioli, Jaqueline Dias |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dorneles, Beatriz Vargas |
contributor_str_mv |
Dorneles, Beatriz Vargas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência intelectual Inclusão escolar |
topic |
Deficiência intelectual Inclusão escolar |
description |
A presente pesquisa está situada na área da inclusão escolar, com ênfase na deficiência intelectual. O objetivo deste trabalho consiste em analisar as possibilidades e as limitações no trabalho com o aluno deficiente intelectual em sala de aula de escola regular. Configura-se em uma investigação de caráter qualitativo, do tipo estudo de caso. A pesquisa foi feita com um sujeito deficiente intelectual, estudante da rede pública municipal de Gravataí, durante o segundo semestre de 2016 e o primeiro semestre de 2017. Os instrumentos utilizados foram o Diário de Campo, em que eram registradas as atividades realizadas com o sujeito, bem como as anotações sobre a realização destas atividades, e também as observações feitas diariamente do sujeito inserido no ambiente educacional. As análises apresentadas nesta pesquisa são descritas conforme o tempo de trabalho com o sujeito e os avanços perceptíveis posteriores às intervenções pedagógicas feitas diariamente. Desta forma, algumas possibilidades no trabalho com o aluno deficiente intelectual em escola regular ganharam destaque nas análises desta pesquisa, como a importância de um trabalho efetivo e práticas pedagógicas diferenciadas, a influência do vínculo afetivo com o aluno em seus avanços cognitivos, bem como a postura e o olhar do professor em relação ao seu aluno deficiente intelectual. Também se destacaram algumas limitações no trabalho com o aluno deficiente intelectual, como a limitação de profissionais na área da inclusão em escola regular, bem como o desconhecimento do professor em relação ao seu aluno e a deficiência que o mesmo possui. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-30T02:33:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/165898 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001046226 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/165898 |
identifier_str_mv |
001046226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165898/1/001046226.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165898/2/001046226.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165898/3/001046226.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9d145a474907e0f6926bf30a102f67aa d327a003b6a6db86bce16147534996ac 6833a9056d72868270114169ce38b21f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447201152761856 |